Depoimento de T.C.R.
Aos vinte e seis anos desembarquei em Paris com uma inscrição na universidade Pantheon-Assas (antiga Sorbonne) para fazer um mestrado em Direito Internacional Público.
Por que Paris? Porque além de ser o berço dos direitos humanos, Paris é, a meu ver, a cidade mais bonita do mundo em termos de “beleza construída” e deixo para o Rio de Janeiro o troféu de “beleza natural”. Sem falar que as universidades francesas proporcionam cursos de mestrado e doutorado onde o custo/beneficio é espetacular: além da universidade Panthéon-Assas ser hoje considerada a melhor universidade francesa na área de direito internacional, ressalto que o custo da inscrição anual não passa de 400 euros, o que da direito a todos os benefícios da faculdade como por exemplo acesso às bibliotecas, restaurantes universitários, salas de esporte, internet e inclusive seguro saúde! Estas as principais razões, mas potencializadas pelo desejo de ter uma experiência fora do Brasil, falar francês e explorar uma das melhores gastronomias do mundo.
Eu possuía o principal, ou seja, a inscrição na universidade que me dava direito de obter a carte de séjour para morar em Paris. Mas era só. Não falava francês e não tinha vindo com bolsa de estudos como a maioria dos meus amigos.
Retrospectivamente vejo que foi um grande desafio. Fazer um mestrado já não é fácil, e fazê-lo em outra língua que não dominamos só nos faz sentir ainda mais impotentes. Hoje, após 6 anos, não sei se eu teria energia o suficiente para repetir a experiência. Mas foi essa vivência que me formou e me conduziu na situação atual.
Nós éramos algumas amigas e já chegamos aqui com um pequeno apartamento alugado, o que facilitou as primeiras barreiras. A melhor solução no começo é esta: dividir apartamento com amigos. O problema de Paris é que a oferta de apartamentos bons e bem localizados é pequena, além de serem caros e antigos. Mais tarde tive que admitir que não restam muitas opções e que o melhor jeito de encontrar um bom apto ou quarto para alugar é passando mesmo pelas agencias ou sites como por exemplo www.apartager.com, www.seloger.com. Essas agências pedem uma taxa extra absurda que corresponde a um mês (ou dependendo até dois) do preço do aluguel além de um fiador francês, caução e o primeiro mês de aluguel. Isso significa que é preciso antecipar uma boa soma para o primeiro mês de aluguel.
O mestrado solicitava um grau de francês que eu ainda não possuía. Eu estava inscrita num curso de língua francesa mas não evoluía tão rápido quanto o necessário. Descobri que a melhor maneira de progredir seria se eu integrasse o francês 100% no meu cotidiano se possível juntando o útil ao agradável. Como? Trabalhando nos cafés perto da faculdade só para entender melhor o sotaque, ou nos salões como intérprete para evoluir o francês, inglês, espanhol e até aprender um pouco de italiano, tentando ser vendedora de sorvetes no Roland Garros para ter acesso às finais mais inacessíveis, apresentando marcas em alguns pontos de venda para matar a saudade do pão de queijo e até fazendo um pouco de babysitting para poder ser corrigida pelas crianças que, aliás, são as únicas que têm coragem de o fazer. Sem esquecer, é claro, que o melhor professor pode também ser o seu próprio namorado francês!
A maioria dessas aventuras eu encontrei em sites como www.anpe.fr, http://www.yoopala.com (mais específico para babysitting), em anúncios pregados em frente à escola americana de Paris ou apenas distribuindo currículos perto da faculdade.
Além disso, eu freqüentava a Igreja Saint-Germain-de-Prés, onde eles disponibilizam uma grande sala e um grupo de velhinhos franceses que gentilmente praticam o francês com estudantes estrangeiros. Sempre que podia, ia bater papo gratuitamente com esses parisienses extremamente dedicados. Eu era a única brasileira, todos ou outros estudantes eram americanos.
No final de dois anos entrei em outra fase, muito mais agradável e ligada à minha área profissional. Após o mestrado, o meu próximo desafio seria um doutorado na área de direito internacional dos direitos humanos, sem possuir entretanto um tema definido. Comecei então a fazer estágios com o objetivo de ver os direitos humanos e humanitários sob todos os ângulos possíveis: ONU (Estagio em Genebra pela missão do Brasil), ONG (Caritas Internationalis em Paris), escritórios de advocacia especializados em direito internacional dos refugiados e outros. A maioria desses estágios foram possíveis graças à rede de estudantes da minha universidade.
Após todos esses estágios, apresentei meu CV à uma grande empresa internacional e fui contratada como advogada encarregada do respeito dos direitos humanos em toda a cadeia de produção e o tema do doutorado passou a ser “Responsabilidade social corporativa e direitos humanos”.
Pronto. À partir desse momento estava pronta para esquecer o mau humor dos meus antigos chefes quando trabalhava em restaurantes, as crianças francesas arrogantes e as mães histéricas por ter ensinado os seus filhos quanto ao uso do fio dental, as tendinites do pulso após dias servindo sorvetes.
À partir desse momento descobri uma outra Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
115 Comentários
Gabriela
Adorei o depoimento da Tatiana. Mostra a verdadeira realidade que enfrentamos quando vamos morar fora… e os obstáculos sendo vencidos, parabéns!
zeluiz
Putz, que bela história! Parabéns pela determinação em atingir os seus objetivos.
jane Curiosa
Conexão Paris
Às vêzes a gente pensa que o que é bom pode continuar sempre como está.
Ledo engano. A prova está aqui mesmo neste post.Uma história de vida,com percalços e atitudes vencedoras,trazidos até nós,leitores privilegiados do Conexão Paris,que, se sempre foi um ótimo blog,está se tornando melhor ainda a cada dia.
Sutis mudanças,sensibilidade à flor da pele(ou será à flor da tela?pode existir isso?),está mais abrangente e rico em conteúdo humano e informativo.
Leitora assídua que me tornei,estou aproveitando o máximo.Começo pelo post do dia,e a medida que o tempo permite,vou lendo post a post de cada comentarista.E eles costumam ser preciosos.
Ah!,esses comentaristas…
Anoto suas experiências de viagens ,com carinho, e as guardo para posterior uso próprio.
Às vêzes me flagro rindo alto,lembrando por dias a fio de determinados coments.
Mas não só.O melhor mesmo é o que cada um expressa,em termos de prazer,esperança,conhecimento e principalmente o compartilhamento de emoções que ultrapassa até mesmo o fato de sermos ou não anônimos entre nós.
Então é isso,e nem vou me acanhar em repetir:
CP,o que sempre foi bom está cada dia melhor.
conexaoparis
Jane Curiosa
Obrigada. Agradeço também sua presença constante. Você já faz parte dos pitaqueiros.
jane Curiosa
Tatiana/TCR
Admiro a sua ousadia,seu empenho e força de vontade.
Patrícia Campos Lima
Parabéns prima divina!!! Que lindo seu depoimento, de uma riqueza infinita, em todos os sentidos! Com sua coragem, força e ousadia enfrentou todas as barreiras e hoje você é vencedora! Parabéns querida, você merece o melhor! Quando não perdemos o foco, a meta e o objetivo somados à essa coragem ninguém nos segura, com certeza! E “vamu que vamu”!!! Um beijo grande com saudades “baianeiras”!!!
Dorinha Libanio
TCR: esta vida de estrangeira realmente é para poucos, pois é uma minoria que tem coragem de desbravar mares e quebrar barreiras. É um exercício de paciência e persistência! Choque cultural é real! Parabéns pelas conquistas! Te amo, Doris
Kaka
Querida Tatiana ou TCR como preferir..
Adorei o depoimento e posso resumir em uma palavra:
CORAGEM!!
Gostaria de ter coragem tb para grandes desfios…
Parabéns!! Abração
aparecida aragão marques tenorio
Tati, a vitoriosa! Que delicadeza de texto, fluente, agradável, curto e com conteúdo maravilhoso. Parabéns à sua família em primeiro lugar por tê-la feito vencedora e a você por ter a certeza de que conseguiria vencer e conseguiu. Todos aqui em casa ficaram encantados. Beijão TIDA.
vera maria
Muito bonito seu depoimento, merci!
vera
Xande Rocha
Querida Tati,
A História tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem. Eles venceram porque se recusaram a se tornarem desencorajados por suas derrotas. Assim, o covarde nunca tenta, o fracassado deixa de lado e o vencedor nunca desiste.
VC É VITORIOSA !!! Parabensss… Mto orgulho de vc !
Te Amo !
Bjos,
Xande xX