A prática de cultivar ervas perfumadas é corrente entre amigos franceses e os que não possuem casa no campo ou na praia plantam em jardineiras nos balcões e janelas dos apartamentos.
De tempos em tempos atravesso Paris e fico horas na Truffault à procura de saquinhos de sementes de mâche, deliciosa crua na salada.
Ou de estragão, que dá uma nota especial ao frango cozido.
Tenho sempre aneth que coloco na clássica receita do salmão, mas que fica delicioso também na carne moída.
A rúcula, eu gosto da pequenina, a menor de todas. Você semeia um ano, depois ela vira praga. Nasce em todos os lugares.
As alcaparras, você colhe no pé que é pequenino. Precisa colher os botões logo que aparecem, senão mais tarde eles tem sementes. A escolha de tipos diferentes para cada erva e de ervas exóticas é grande. Todos os anos escolho um manjericão novo, uma erva desconhecida utilizada na cozinha asiática, uma nova flor comestível.
Truffaut – 85 quai de la Gare 75013 Paris – metrô Quai de la Gare. Aberto todos os dias, mesmo nos feriados, das 10.00h às 20.00h.
Para verem o catálogo e a infinidade de plantas e sementes, cliquem aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
76 Comentários
Beth
Jane´
É fácil. Depois que vc fritar o allho e a cebola, coloca um ramo de alecrim antes de colocar o arroz. Minha avó colocava uma folha de louro…
jane curiosa
Arroz com alecrim?Eu adorei a idéia.Tem algum modo especial para fazê-lo?
conexaoparis
Jane
Minha receita.
Não frito o alho ( alô Beth ). Afogo o arroz, depois de dourado coloco água, alecrim, sal e alho inteiro somente para perfumar.
Aprendi com franceses a não fritar o alho.
Beth
Sanchez
Eu não sabia de nada disso, risos.
Já trouxe sementes da Suiça, bulbos de flores da Suécia, bonsais de New York e estão todos vivinhos e saudáveis. Meu pé de louro do Fauchon é que deu algum problema, mais cômico do que trágico…
Risos e abs.
ANTONIO CARLOS SANCHEZ
BETH
Desculpe ter grafado seu nome errado.
Um abraço especial para vc.
SANCHEZ
ANTONIO CARLOS SANCHEZ
Pessoal
Eu também adoro as plantas aromaticas e gosto muito de usa-las
na cosinha, mas como agrônomo tenho obrigação de alertá-los do perigo que representa trazer material vegetal nas nossas viagens. Isso porque sem querer podemos estar introduzindo junto com esse material, novas pragas e doenças que não existem no Brasil e com isso causar prejuízos incalculáveis à agricultura e à natureza de forma geral, pois que aqui essas pragas não tem inimigos naturais para controlá-las. Sementes são um pouco mais seguras mas mesmo assim tem riscos.Plantas vivas ou bulbos ( viu Bete !!!!!!) são muito mais perigosos. Por isso amigos, prefiram comprar as sementes aqui mesmo no Brasil que será melhor para todos.
Lindo post Lina!!!
abcs a todos
SANCHEZ
Suely
Obrigada Eymard,achei…
Minha avó preparava assim com cravos e canela,ficava uma delícia,só faltava a hortelã,vou experimentar amanhã mesmo,hummmm.
Eymard
Suely, no post Pratos típicos franceses: pêras e chocolate
Suely
Eymard,estou tentando encontrar aonde voce postou a receita da água pra cozinhar as pêras e não estou encontrando…adoro pêras !
Bia
Adorei o post. Da próxima vez, tentarei trazer algumas sementes…
Obrigada pelas informações.
Eymard
Obrigado, Jane. Bom saber q vc provou e aprovou temperar a água para cozinhar a pêra.