A prática de cultivar ervas perfumadas é corrente entre amigos franceses e os que não possuem casa no campo ou na praia plantam em jardineiras nos balcões e janelas dos apartamentos.
De tempos em tempos atravesso Paris e fico horas na Truffault à procura de saquinhos de sementes de mâche, deliciosa crua na salada.
Ou de estragão, que dá uma nota especial ao frango cozido.
Tenho sempre aneth que coloco na clássica receita do salmão, mas que fica delicioso também na carne moída.
A rúcula, eu gosto da pequenina, a menor de todas. Você semeia um ano, depois ela vira praga. Nasce em todos os lugares.
As alcaparras, você colhe no pé que é pequenino. Precisa colher os botões logo que aparecem, senão mais tarde eles tem sementes. A escolha de tipos diferentes para cada erva e de ervas exóticas é grande. Todos os anos escolho um manjericão novo, uma erva desconhecida utilizada na cozinha asiática, uma nova flor comestível.
Truffaut – 85 quai de la Gare 75013 Paris – metrô Quai de la Gare. Aberto todos os dias, mesmo nos feriados, das 10.00h às 20.00h.
Para verem o catálogo e a infinidade de plantas e sementes, cliquem aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
76 Comentários
Jane
Jane Curiosa
Que amor,Xará, a história do seu gatinho…lavanda tem um cheiro especial…tbém adoro.
Mariana
E as hervinhas para o chá entao? Tem coisa melhor que uma “infusion de verveine citronnée” colhida no jardim? Eu adoro… e tenho que plantar de novo todo ano porque a coitadinha aqui no leste congela…
Quando penso que em Ribeirao, minha cidade, sempre tivemos jardim e nunca nada mais que uma erva cidreira… nem sequer uma salsinha… aqui na primavera saio plantando de tudo!
jane curiosa
Mas Beth,conta aí a história do pé de louro,vai!
Agora vou pesquisar sôbre alcaparras.Curiosíssima.
jane curiosa
Eu amo tudo isso.E em meu jardim plantei alecrim,melissa,capim limão,hortelã e manjericão.
Já tive lavanda,que acabou morrendo,não sem antes ter florido tanto que eu tinha maçadas delas espalhadas pela casa.
Tenho um gato que ao sair de dentro de casa pela manhã,ia direto
até ela e a cheirava de um jeito tão lindo,erguendo a fussa e levantando as flores,que eu imaginava que se ele tivesse mão a seguraria como um bouquet.Sem contar a delícia que era cheirá-lo,pois passava às vêzes tardes inteiras deitado sob ela .
Viviane Santana
Tenho dois caqueiros de erva-cidreira na varanda do meu apartamento elas estão enormes, faço chá a vontade.
Beth
Lina
Sério? Eu não sabia disso, risos.
Eu sempre trago sementes da Europa, encomenda das minhas tias velhinhas…
Beth
Madá
O mache precisa de um clima mais frio, vc encontra nos bons mercados paulistas A Helena tem sementes!
Lenna
Sempre tenho em minhas sacadas plantadas ervas aromáticas para temperar os pratos que faço: manjericão, manjerona, tomilho, menta, salsa, etc…Já é uma questão de hábito.O perfume é uma delícia!!!
Madá
Lina, que post bonito e inspirador.
Eu também mantenho minha sálvia e majericão em vasinhos na varanda, mas são muito sensíveis.
Não consigo achar maches aqui no Rio, uma pena. O mais perto são corações de alface …
Beatriz C
Já anotei o endereço da loja. Trarei pra minha sobrinha que mora em Teresópolis. Em apartamento é muito difícil cultivar as pequenas hortas. Há a vizinha q diz que quer o espaço comum da área pras plantas dela, e o sol brinca com a gente: no verão bate numa janela, no inverno só depois das 2 da tarde… Acredito que qdº se dispõe de uma bela varanda é mais fácil. Mas sonho com um jardinzinho de cidreira, tomilho, um pezinho de louro…
Aqui no Brasil, as varandas abertas, que ventilavam o s apartamentos, embelezavam as fachadas foram todas fechadas pelas horrendas janelas de friso de alumínio. Em Paris, não se abre mão de um balcon. Que charme ele te! E dá pra cobrir de gerânios, endros…