Publicamos alguns conselhos sobre segurança na Champs Élysées.
A questão sobre segurança na Champs Élysées é bem localizada. Basta ficar atento.
No início do ano, a mídia francesa noticiou um tiroteio na Champs Élysées com três feridos. Em maio de 2016, tínhamos tido outro, também com feridos.
O ponto não pode ser classificado como perigoso. Sobretudo se o compararmos com pontos perigosos no Brasil. Mas achamos necessário publicar alguns precisões sobre o ambiente em torno da Champs Élysées. Principalmente na região próxima da rua Ponthieu.
A rue Ponthieu
Basta andarmos domingo de tarde no entorno da Champs Élysées para percebermos figuras estranhas nesta área. O pessoal que conhece a região sabe que a rua Ponthieu é perigosa das 23h até 7h da manhã. Ela concentra inúmeros bares e boates. E o número de brigas, ataques, tiroteios se multiplicam. De acordo com os últimos índices de violência, o oitavo distrito de Paris é um dos mais violentos. Exatamente por causa dos “pontos quentes” da Champs Élysées.
A rue Ponthieu é paralela à avenida Champs Élysées, à direita de quem sobe. Ela começa na Jean Mermoz e termina na rue de Berri. É esta a área problemática. As raras pessoas que residem por aí, ou as numerosas que trabalham, sabem que a Champs Élysées não atrai somente os turistas. Ela atrai também o meio do banditismo. E isto, há anos. O fenômeno não é recente. Vários grupos violentos fizeram da Champs Élysées o endereço de seus escritórios ou saídas noturnas.
Tudo começou com os bandidos corsos que dominavam o bairro. Depois chegaram os manouches, os ciganos. Mais tarde, os bandidos originários da África do Norte. E, agora, novas gerações de caïds a frequentam. Todos possuem o mesmo desejo: brilhar na avenida mais famosa de Paris. E tarde da noite, após consumo de álcool, as ruas ficam agitadas.
Para lutar contra a insegurança, a Polícia de Paris autorizou às boates do bairro o uso de pórticos com detector de metais. Pelo visto a medida não foi eficaz.
Os turistas podem passear pela avenida durante o dia sem nenhum problema. O mesmo para aqueles que jantam em um dos (raros) bons restaurantes do bairro. Mas nós achamos melhor vocês não frequentarem bares e boates por aí.
Claro que a sugestão acima não se aplica aos dois cabarés: Le Lido e Crazy Horse.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
Consuelo
Olá querida Conexão, como vai? Fiquei surpresa ao ler este artigo pois fiquei próprio na Rue Ponthieu no início deste ano em um lindíssimo apartamento que está no meu Consueloblog e não vi perigo algum. Tem vários negócios e restaurantes ótimos por perto além do metro. Nunca me senti ameaçada, nem quando estava sozinha. Peguei metro e voltei ao apt quando já estava escuro. Com isto, não quero negar o que vc está dizendo, só explicar que não foi, de maneira alguma, a minha experiência.
Sem dúvida tem que se usar cautela em Paris, como em várias cidades grandes, especialmente contra os batedores de carteiras e bolsas.
Mas Paris é maravilhosa, como vc nos mostra todos os dias por aqui!
bjs
c
Lina
Cara Consuelo.
Colo aqui a resposta ao comentário de Mari Campos. Somente quem mora há anos na cidade percebe detalhes que passam escondidos aos turistas e blogueiros de passagem. Antes de publicarmos uma informação, conferimos a veracidade, conferimos os dados, pesquisamos, entrevistamos. Pensamos muito antes de publicar este artigo. Os fatos relatados foram publicados em todos os jornais franceses. Quando publicamos um artigo o objetivo central é informar nossos leitores. Mesmo que a informação incomode parceiros, ela será publicada. Faz parte da política do Conexão Paris a transparência e a honestidade. Se minha filha me perguntasse se ela deveria alugar um apartamento na rua Ponthieu, responderia que Paris é grande e com outros pontos mais tranquilos à noite. Fico contente que tenha gostado da sua estadia na rue Ponthieu. E acho que deveria renovar a experiência. Sobretudo agora que está sabendo que ela não é tão tranquila quanto parece.
Bjs.
L
Mari Campos
Entendo super o alerta, mas nunca tinha ouvido sobre a área ser “perigosa”. No verão passado fiquei alguns dias num apartamento alugado justamente na rue du Ponthieu e nao notei nenhuma movimentação estranha. Não frequentei os bares e restaurantes da região, mas estava viajando sozinha e entrei e saí sozinha do prédio varias vezes ao dia, dia e noite, durante o período. Tem várias áreas de Paris que eu evito frequentar à noite, sobretudo quando estou sozinha na cidade; mas, pessoalmente, nao consideraria a área perigosa, não.
Lina
Minha cara Mari Campos. Somente quem mora há anos na cidade percebe detalhes que passam escondidos aos turistas e blogueiros de passagem. Antes de publicarmos uma informação, conferimos a veracidade, conferimos os dados, pesquisamos, entrevistamos. Pensamos muito antes de publicar este artigo. Os fatos relatados foram publicados em todos os jornais franceses. Quando publicamos um artigo o objetivo central é informar nossos leitores. Mesmo que a informação incomode parceiros, ela será publicada. Faz parte da política do Conexão Paris a transparência e a honestidade. Se minha filha me perguntasse se ela deveria alugar um apartamento na rua Ponthieu, responderia que Paris é grande e com outros pontos mais tranquilos à noite. Fico contente que tenha gostado da sua estadia na rue Ponthieu. E acho que deveria renovar a experiência. Sobretudo agora que está sabendo que ela não é tão tranquila quanto parece.
Luciana Rocha
Queridos, é sério esse artigo? Para qual planeta vocês mudaram? Que artigo mais sem fundamento! Tô passada em ver esse artigo nesse blog que acompanho a tanto tempo! Mudaram os funcionários e colocaram pessoas vindas de Miami? Porque esse terror todo que vocês relatam só se vê nos meios brasileiros cafonas por lá. Quem lê esse artigo acha que Paris está em plena guerra civil! Hellooooo!!!!! Gangues? Tiros? Ahahaha! Eu morei 15 anos no oitavo distrito e me choca vocês dizerem que este é o mais violento! Ahahah! Gente, nem sei o que dizer! Precisamos então pedir para as grandes grifes e órgãos diplomáticos fugirem agora desse bairro de tao perigoso! Quando vocês dizem “raros” restaurantes se referem à ausência de um Quick, Macdonalds, KFC? Porque eu conheço no mínimo 5 ótimos restaurantes somente nessa região! Falo dos que frequento, ta! A região é bem movimentada, lógico! No mundo inteiro os pontos turísticos são agitados. O que mais me choca é brasileiro, de Sao Paulo como eu, comentar que Paris está insegura! Gente, vocês pararam a medicação ou o que? Aqui as pessoas matam por conta de um anel, um celular, uma bolsa! Quando vocês ouviram dizer que isso aconteceu em Paris? Eu sempre andava por ali, a qualquer horário do dia, sem me preocupar que seria assassinada! Claro que tem os homens babacas e bêbados que sempre aparecem fazendo gracinha, mas isso você atravessa a rua e tchau, né! Entre eles sai porrada mesmo, tudo bêbado e babaca, da nisso! Venham pra Vila Olimpia, bairro nobre de São Paulo pra ver se não é pior! Vá ao Rio em um bairro chique pra ver o que acontece. Minha amiga foi roubada e espancada dentro de um restaurante no Leblon! Então simplesmente parem de propagar esse terror só pra se sentirem úteis e super conhecedores da capital francesa! Os batedores de carteira estão até na Suécia, queridos, isso não é um privilégio francês! Obvio que ja ouvi falar de algumas brigas na região, batedores de carteira em bando, etc! Mas o dia que vocês me disserem que alguém foi morto por reagir a um assalto (ou não até), que uma garota foi estuprada por 11 homens, ou que arrancaram o braço de alguém e jogaram no rio, conversamos de igual pra igual! Agora, please, menos, queridos! Bemmmmm menos, tá! Bisous!
Rodrigo Lavalle
Luciana, o artigo foi escrito pela Lina Hauteville, criadora do blog, e discute notícias que saíram na mídia parisiense sobre o fato ocorrido. O nosso blog não cria terrorismo sobre Paris. Nós sempre procuramos orientar os nossos leitores e turistas sobre a real situação da segurança em Paris pois sabemos que a mídia tradicional no Brasil foca somente no apocalipse.
Lina
Luciana Rocha
Somente um pequeno detalhe, não é o Conexão Paris que diz que o 8ème distrito (por causa da rue Ponthieu) é um dos mais perigosos de Paris. É a Prefeitura de Polícia de Paris.
marcy
Parabéns C.P pelo alerta. Sempre atualizado.
Luciana lira
Paris já não é a mesma faz muito tempo …já vi verdadeiros arrastões em Montmartre …morei por anos na região 16 arrd , um pouco mais tranquilo , mais não menos perigoso .Tem seis meses que voltei e me sinto segura em São Paulo e não quero voltar a enfrentar os vandalismo do metro e a eterna sensação de medo terrorista.
Ládea
Então eu dei sorte! Já visitei Paris três vezes e em nenhuma delas presenciei qualquer tipo de violência.O que me chamou a atenção foi o policiamento ostensivo. Andei bem tarde da noite por ruas desertas, voltava ao hotel a pé e ainda me sentia segura. Bons tempos!
Sammya Cury
Não concordo quando vocês vocês escrevem que dia podemos andar tranquilamente pela Champs, ao contrário, na área do entorno do arco do triunfo e na área do metro e dentro do metro Franklin Roosevelt tem muitos pickpocktes os famosos bate carteira, eu mesma já fui furtada lá duas vezes por esses ciganos, eles ficam na área do arco do triunfo com o truque do abaixo assinado e quando a pessoa para pra saber o que é vem outro e rouba, já no metro Franklin Roosevelt são os furtos de carteira e telefone celular…..
Paris temos que tomar cuidado em todos os lugares pois os pick pocktes (menores infratores) estão por toda a cidade e principalmente no entorno dos monumentos! Fiquem Alerta!
Luís
Parabéns pela matéria. Acho interessante fazer uma matéria sobre a ação dos pickpockets nos metrôs, que, apesar de não serem violentos, podem gerar transtornos na viagem. Quase fomos vítimas de um.
Rodrigo Lavalle
Luís, obrigado pela sugestão. Nós temos um extenso artigo sobre as questões de segurança em Paris, clique aqui para ler.
Eduardo Pimenta
Às vezes não é nem um bairro…é uma rua, um local específico…
Eduardo Pimenta
Muito interessante este artigo, pois as pessoas viajam achando que é só glamour…
Vcs poderiam fazer um artigo só falando dos pontos violentos, principalmente de pontos como este, muito próximo de um dos principais pontos turísticos de Paris. E só quem mora no local sabe onde e a que hora se pode andar em determinados lugares.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, obrigado pela sugestão. Nós temos um extenso artigo sobre as questões de segurança em Paris, clique aqui para ler.