Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
ana adipietro
Eu não viria mesmo!!Tudo o que foi descrito é verdade, o nosso país infelizmente está fora de controle! Fora que aqui além de tudo isto, tem o perigo no trânsito, ninguém respeita nenhuma faixa de segurança…Imagina o turista ser atropelado na faixa de pedestre que ninguém para!!!Temos que ser patriotas sim mas não cegos! Agora diante do caos não dá nem prá ser patriota…
Patricia Araujo
Sim, acredito que infelizmente as informações são verdadeiras e acredito mesmo que isso deve ser avisado ao turista. Moro em SP e vivo na pele o medo de transitar pela cidade. Já fui assaltada, todos os meus amigos também e já tive conhecidos que morreram por causa da violência. Sempre recebo amigos estrangeiros, e a metade deles sofreu alguma violência estando no Brasil. Um amigo alemão consegui se livrar do assalto e uma amiga canadense chegou a ser sequestrada em troca de R$ 500,00. Se o Brasil não quer ter essa imagem no exterior que trate dignamente os brasileiros e desenvolva-se de fato. Violência existe em todo mundo sim, mas a barbare no Brasil está absurda. Chegamos ao ponto de ver bandidos queimando pessoas! E depois quer que se fale o que daqui?
Andrea Vieira
Se fosse só para os desavisados… não está nada bom , nem mesmo para nós!
Patricia Cavalcanti
TUDO A MAIS PURA VERDADE!
Faz muito bem o governo frances alertar seu povo!
Tenho pena desses turistas desavisados que estão vindo agora para a Copa ! Se eu pudesse eu gritaria o mais alto possivel para que nenhum turista de nenhum país viesse para essa Copa ( que vai ser um desastre) ! Pode escrever isso!
Tenho vergonha de ter nascido nesse país ! Se eu pudesse ja tinha ido embora daqui ha muito tempo com minha familia! Mas fazer o q?????
Para mim o Brasil nao tem mais jeito ! Eu desisti!
Tânia Sciacco
Eu, com certeza, não visitaria um país com estas descrições. Pra que arriscar tanto com tantos destinos maravilhosos no mundo?! Nós que morarmos aqui, temos uma rotina de vida e parece que não é tão violento, mas acho que é sim, basta ver os jornais, as notícias de todos os dias e perceber pra onde está caminhando nosso Brasil: para o caos completo!
Casturina bochi
Muito sensacionalismo e exagero,qualquer pessoa com mínimo de cuidado e em qualquer lugar não acontecerá nada .
Pedro
O grande mal do Brasil é o brasileiro, em geral preconceituoso com ele mesmo e sempre disposto a falar mal do país que tem. Nao dá pra negar que existe um alto nível de violência urbana, mas eu desafio outros grandes centros urbanos que nao tenham problemas similares.
Cheila
Oiii gente, mas eu moro em São Paulo e é verdade>Eu não vou a praia a tempos porque realmento verdade somos assaltados em pelo dia, a sequestro, tudo de ruim.Você chama a polícia, ela não faz nada.Outro dia as onze da manhã de Domingo tinha assaltantes nos farois da cidade bem perto da polícia ou seja os bandidos não tem medo de nada.Aqui se clona tudo, documentos são clonados , meu marido esta passando por isso, então estou falando por experiência propria.Rio de Janeiro nossa quando alguém da minha família tem que ir para lá todos ficam angustiados>E eu sou carioca.A última vez que fui para lá sofri na pela uma persiguição de bandidos.Enfim é verdade mesmo aqui estamos em guerra, nós não podemos reagir,não podemos ter armas, só os bandidos, se alguém tem sua casa invadida e atira e mata o bandido e preso.Porque não deu oportunidade do bandido se defender.Tá tudo errado.Não faço turismo no pais ,mais, por insegurança.Eu não aconselho ninguém a vir para o Brasil.Eu gosto de andar pelas ruas de dia, já fui assaltada varias vezes, e eu moro em lugar que as pessoas se diz segura.No interior as pessoas estão aterrorizadas,pois é eu sinto na pele.Desculpe o meu desabafo mas passo por isso todos os dias, então eu sei!
Vanessa Fernandes
Eu considero certíssimo dar essas orientações. Esconder a realidade só pra receber mais turistas? isso seria de uma canalhice tremenda. E esconder como, né?! Considero essa lista de conselhos um despertamento pro turista, um “saculejo”. Sabe aquele ditado: costume de casa, vai a praça? pois é… pra quem vive uma sensação de segurança, como se tem na França, se não vier consciente do q vai encontrar aqui, pode ser vítima de qualquer uma dessas situações. Claro que o (pré) conceito sobre o lugar ou qualquer coisa vem da ignorância (falta de conhecimento e desinformação) sobre o objeto em questão. Quem se aventura em viajar tem que fazer uma pesquisa antes, e agradeço o CP por me alertar sobre os furtos no metrô, os africanos em Montmartre, sobre o golpe do bilhete infantil, sobre ser empurrado na frente do metrô… Tô aqui tentando imaginar do que eu deveria ser avisada se fosse uma turista em Natal… o Heitor Salvador falou sobre a sinalização, e eu alerto para não sair muito cedo de casa pra caminhar em praias afastadas. É maravilhoso uma caminhada às 7 da manhã, mas infelizmente não é seguro; O calçadão de Ponta Negra não é seguro a noite, principalmente próximo ao morro do careca; NÃO ENTRE NO MAR NA PRAIA DE BÚZIOS ***PELO AMOR DE DEUS*** lá é tão perigoso q as pessoas morrem com água no tornozelo; cuidado com a lagoa de Arituba. Muito bonita, mas traiçoeira.
Carlos Fernandes
Sou Frances moro no estado de São Paulo a sete anos, e amo o Brasil. .Violencia urbana existe no mundo inteiro. Logico que aqui no Brasil temos que fazer muita atenção, mas nada impede de viver normalemente. A França no ano passado reçeveu 75 milhões de turistas e o Brasil 36 vezes maior , só 5 milhões, me pergunto, porque????