Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
Geraldo Magela
Comparar a violência de Paris com a violência no Brasil é uma grande besteira. Paris é o paraíso quando comparada às cidades do Brasil. Lá o que ocorre, na grande maioria, em alguns lugares e em certos horários é o furto. Por aqui temos furtos, sequestros, roubos seguidos de morte, cidades sitiadas para roubo de caixas eletrônicos, um número imenso de homicìdios e muito mais.
Adriano
Exagero sensacionalista e mentiroso, provavelmente redigido por algum apavorado que lê demais veja, globo e folha de São Paulo. Bobagem total em pelo menos 50% das assertivas, senão mais. Se a matéria de fato é francesa, chega a ser uma calúnia. O melhor é que eles não venham mesmo, e nos deixem em paz com nossos problemas. Mas eles vêm mesmo assim, né? Então aqui não deve ser tão ruim assim… 😛
Paulo R. Filomeno
Não há nenhuma mentira no texto. Pode ser exagero? Sem dúvida, uma vez que o texto não está acompanhado de qualquer estatística e nós mesmos sabemos que “não é bem assim”. Mas o que um Governo deve fazer para cuidar de seus cidadãos que pretendem ir ao exterior? Isso mesmo que o Ministério dos Assuntos Estrangeiros da França faz. Aí ninguém pode dizer que não foi avisado. Se o cara quer fazer turismo, ele faz uma busca em outros lugares e de repente vê (por exemplo) que as Ilhas Maurício são muito mais tranquilas do que o Brasil. Ele quer é 10 a 15 dias pra ficar de papo pro ar em frente uma praia e depois volta pra casa. Eu faria a mesma coisa. Porém, tem estrangeiros vivendo bem aqui? Sim, tem, assim como tem brasileiros que sabem conviver e se virar com tudo isso.
Miriam gomes rzatki
Acho tudo verdade e com relação ao Rio de Janeiro eu gostaria de conhecer mas tenho medo sa violência
Sergio
E o pior de tudo: É AINDA PIOR!
Tais
Por mais desagradável que seja ver falar tudo isso do Brasil, não é nenhuma mentira. A cidade que eu moro (Natal), cidade sede da copa do mundo, e apenas a 4 mais violenta do país. Em termos mundias, fica entra as 20.
Ana
Bom dia! Infelizmente essa é a realidade da maioria das cidades brasileiras, alguns alertas tem o seu percentual de exagero, entretanto violência urbana não é exclusividade do Brasil. Tenho ido a europa nos ultimos anos anualmente e pude perceber que violência existe por lá sim, numa proporçao menor que no Brasil, MAS EXISTE!! Nós temos indices de assassinatos piores que muitas guerras mundo afora, mas lá também não é o paraiso que eles querem divulgar.Já fui vitima de batedores de carteira em Praga e assediada por jovens bem vestidos e mal intencionados nas proximidades do Sacre Coeur. Independente do pais que você visita atençao nunca é demais, assim como eles europeus, também somos vitimas de golpes locais mundo afora. Só falta nossa diplomacia usar o principio da reciprocidade e fazer uma listinha dos golpes aplicados a turistas em Paris, Praga e Barcelona por exmplo! Ai ficara claro que eles também tem a sua violência!!
Gisele
Se eu fosse europeia jamais viria visitar o Brasil. Moro aqui porque ainda não tive como ir embora mas estou me preparando pra ir! O Brasil está péssimo e com os políticos que temos, a tendência é piorar! Infelizmente!
raquel duarte
É a mais pura verdade. Não tem compressas de águas quentes aos comentários acimas. É vergonhoso e morro de vergonha quando viajo de dizer que sou brasileira. Não tenho orgulho nenhum da minha nação. Quem quiser me criticar, sinta-se à vontade, minha opinião não mudará. Coisas desagradáveis acontecem em todo lugar mas no brasil…
Sueli
Não se pode comparar a criminalidade com Paris e Brasil. Em Paris eles roubam se você se distrair, cai no golpe do anel ou mesmo querer assinar as listas que as meninas que não são francesas te oferecem, estive três vezes em Paris e não tive nenhum problema com isso, já estava preparada para esses golpes, infelizmente aqui no Brasil é muito diferente, aqui eles tem armas, te matam sem motivos e a malandragem é muito grande, começando por nossos governantes. Portanto não indicaria o Brasil para turistas que não tem a menor ideia do que é criminalidade.
Sinceramente, me sinto muito mais segura em Paris do que no Brasil.