Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
Alice
Extremamente exageradas… Estive em Paris ano passado, quase fui atacada, nos Champs Elysées por uma pedinte, fiquei com medo de andar nas ruas, as estações de trem guardadas por militares. Fora as tentativas de golpes a turistas, metrôs abarrotados de gente e sujos etc.
Londres à noite assusta…
Em todos os países devemos tomar precauções.
Se fosse como o texto diz, por que, pergunto, há tantos franceses instalados e fazendo fortuna no Brasil?
Aurea Costa
Faltou citar Fortaleza. Na mesma manha em que fui abordada por dois assaltantes (um deles armado com um revolver) ao estacionar o carro em frente a casa da minha irma, o filho dela chegou dizendo que estava em uma loja quando entraram uns assaltantes e fizeram uma “limpeza” em todos. Coincidência? Ou está virando rotina? Concordo com o texto pois tudo infelizmente é verdade.
José Queirós
Que esperar de um país que é comandado por uma ex guerrilheira (assaltante de banco), apoiada por uma partido que tem seus principais dirigentes preso por corrupção, etc. etc.
Sophia
É, realmente é igual você ter sua carteira batida e ser estuprada e espancada dentro de uma van, Carol e Bruna. Igualzinho.
Valentina
Tudo é a realidade nessa cartilha do governo francês, que parece zelar bastante pela integridade física de seus cidadãos. Infelizmente para o Brasil!
É a terra do crime sob todas as formas!
Heitor Salvador
Pela quantidade de franceses viajantes pelo mundo parece que eles não estão preocupados com as recomendações dadas, certamente estão acostumados com os exageros dos “países desenvolvidos”. Mas não podemos desconsiderar os exageros, que pode sim intimidar uma pessoa a não viajar para determinado lugar, principalmente quando o acesso a informação e a língua se torna uma barreira. Imagina não falar português e usar transporte público em Natal?
Entretanto, é perceptível a falta de informação por parte do “Ministère des Affaires Étrangères”, pois não andar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias é uma mentira, são os horários que mais as pessoas caminham tornando a praia até mais segura, isso em vários lugares do mundo. Há avisos em inglês nas praias do Recife alertando o risco de ataques de tubarão, mas o banho é sem riscos nas piscinas naturais se seguir as recomendações. Outra coisa é que quase todos os grandes pontos turísticos no Brasil são bem policiados, se compararmos com outras áreas das cidades, especialmente no Rio de janeiro.
Sabemos que cautela devemos ter em todos os lugares do mundo. Andei no metrô de Paris tarde da noite e sentimos inseguros, sendo diversas vezes abordados por pedintes. Um dos dias que cheguei ainda de tarde no hotel, na região da Bastilha, quase fui impedido passar na rua porque na frente do hotel tinha mais de 20 policias e umas 10 viaturas em uma mega operação, com várias pessoas encostadas na parede recebendo o famoso “baculejo”. Vi bêbado tentar quebrar uma maquina de vender bilhetes de ônibus em Londres para pegar dinheiro e ser abordado por policiais. Em Praga fomos desaconselhados a pegar taxi na rua e usar casas de câmbio não confiáveis. Fomos alertados frequentemente pelos funcionários do metrô de Barcelona para termos cuidado com “carteiristas”.
Para finalizar, nunca tive meu cartão clonado no Brasil, mas tentaram clonar ele depois que usei em Paris e Londres em 2012. O Banco do Brasil cancelou meu cartão e quando fui ao banco para saber o que tinha acontecido o gerente de minha conta mostrou que tentaram usar o cartão diversas vezes para compras na Inglaterra e França.
Sophia
Infelizmente… é verdade. Com exceção do “nunca caminhar de manhã cedo…”, que achei um pouco exagerado, o restante está pautado em fatos e estatísticas. Triste.
Renata Oliveira
Triste realidade. Estive em várias cidades no interior da França e os moradores fazem muitas perguntas sobre o Brasil, demonstram uma curiosidade e percebi que não tem a menor idéia do que passamos por aqui. É uma pena todas essas informações começarem a aparecer pela França, e os franceses perderem o desejo de conhecer nosso país. Infelizmente é tudo verdade e com a copa essas coisas começam a pipocar lá fora.
Josinete Pereira
Muito exagerada, cuidado temos que ter em qualquer lugar onde somos considerados turistas, fui a Paris e fui abordada 3 vezes, tive minha carteira roubada e fui pois acharam normal e não tinham nada a fazer, em Paris nos roubam que nem sentimos são realmente muitos finos até no ataque, mais nem por isso deixarei de voltar com toda e insegurança e toda total falta de educação que somos recebidos, poucos nos dão atenção , quanto que no Brasil não somos bastantes calorosos e anfitriã.
Luiz
Aqui matam e fazem com uma violência enorme. Não entendo porque os brasileiros se sentem ofendidos. Acordem, somos governados pela Dilma. No rio, pelo Cabral e Paes. Os países europeus tem um nivel de vida muito superior ao nosso. Falar que Paris, Lisboa, Barcelona, Berlim são violentas é apenas por inveja. Sou brasileiro mas não sou cego. Os políticos daqui são uma vergonha. Pagamos tudo mais caro e recebemos menos. Eu moraria na Europa se pudesse.