Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
Sidnei RODRIGUES Junior
O Ministère des Affaires Étrangères informa mesmo os turistas estrangeiros em viajem para a França, através de suas embaixadas e consulados nos países de origem, sobre os problemas de segurança que eles podem encontrar na França.
O caso do “lembrete” aos turistas chinêses visitando Paris em 2013 é um caso desses.
Ano passado houve mesmo o rapto de um grupo de chinêses por ocasião do roubo do micro-ônibus que eles alugavam, no pé mesmo da Torre Eiffel.
Joe
Infelizmente não há uma só inverdade nisso tudo, ou os governantes incompetentes fazem alguma coisa, como investir em educação, ou sempre seremos esse país de somente belas praias.
Felipe
É a pura realidade. Infelizmente moramos em um país com péssimos políticos. Paris é maravilhosa. Vou todos os anos e nunca passei por nenhum momento de perigo. Quem mora em SP, RJ, MG etc…e diz que tem medo de Paris está mentindo para aparecer.
Renata Souza
Exagerada a publicação. Fui para Paris em 2012 e tive medo de andar em alguns lugares, aliás alguns foram até desaconselhados que fossêmos. Em todo lugar tem assalto, mortes. Temos que tomar cuidado em qualquer lugar que vamos. Em paris vi muito policial armado nas ruas, vi um homem sendo preso, e tinham umas falsas mudas dando golpe perto do Louvre, até sai correndo e gritando pela police, pois elas me ameassaram.
Está mais que na hora do Brasil também colocar dados de países como a França, Estados Unidos, porque não venha me dizer que é tudo uma maravilha e nada acontece por lá.
Sidnei RODRIGUES Junior
A lista de conselhos sobre a segurança para os turistas que viajam para os EUA, no site do Ministère des Affaires Étrangères, é tão quilométrica quanto a do Brasil.
Isso é normal e nenhum francês nunca deixou de ir fazer turismo, mesmo em país em guerra, por causa de um dos deveres do ministério das relações exteriores que é o de informar, o mais sinceramente possível, todo e qualquer cidadão francês.
Na ficha da Alemanha está mesmo escrito para tomar cuidado com agressões racistas.
A ficha do Brasil até que é isenta de todo catastrofismo como a ficha de muitos países, ditos emergentes, da África, da Ásia, do Continente Américano e mesmo da Europa.
Maria Estet
Tudo isso é verdade, sabemos disso , infelizmente caminhamos em passos lentos para resolver a violência no Brasil que implica em além do combate a violência previna-la com educação para todos com foco na pacificação .
Ricardo
Acho que as recomendações são válidas, mas a dose está evidentemente exagerada. 50% dos assaltos a mão armada só em Copacabana? Cartões regularmente clonados? Bebidas batizadas na maioria dos bares? Ou eu vivo em outro Brasil, ou preciso assistir mais TV aberta.
MônicaSA
Verdade e não exagero. Moro no Rio de Janeiro, Leblon, e vejo coisas que não gostaria de assistir.
Renato Maia
Infelizmente tudo é verdade. Superamos a marca de 50mil homicídios por ano e a taxa média de mortes violentas de 25/100mil. Temos as seguintes taxas homicídios/100mil por cidades – ano de 2010: Recife 58, Curitiba e Salvador 56, Manaus 47, Fortaleza 46, Cuiabá 40, Porto Alegre 37, Belo Horizonte 35, Brasília 34, Natal 32, Rio de Janeiro 24 e São Paulo 13, felizmente Maceió está fora da Copa pois é a campeã com 110 mortos /100mil.
Jefferson
A propósito: é claro que existe violência em Paris, como contam os casos de BATEDORES DE CARTEIRA nos comentários. Mas tem uma diferença BRUTAL aí: eles metem a mão no bolso e tiram (ou tentam tirar) o que tiver lá. Aqui no Brasil, é descarado: apontam a arma pra você e dizem que se não entregar as coisas, vão morrer. Aí eu pergunto? É melhor ter a carteira furtada ou ser assaltado por alguém que provavelmente tá drogado e não tem absolutamente nada a perder ao apertar o gatilho? O assalto aqui não é uma experiência de estresse por perder o dinheiro e os documentos simplesmente. É um trauma psicológico.