Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
Clarinda Carmen Moura
VERDADE “NUA E CRUA” ! NÃO HÁ NENHUMA MENTIRA OU EXAGERO NAS DESCRIÇÕES. ALIÁS ,CADA TURISTA BRASILEIRO DEVERIA RECEBER UMA CÓPIA PARA SE PREVENIR ! OS OUTROS PAÍSES TAMBÉM DEVERIAM DIVULGAR ESSA LISTA PARA PROTEGER SEUS CIDADÃOS !
ANA vilas boas
Engraçado, nao é o que vemos nas ruas do Rio, cheias de turistas franceses e de vários lugares, felizes e curtindo muito a cidade. Quando os brasileiros pararem de divulgar apenas os problemas do pais, talvez consigamos apagar esta impressão. Alguns lugares piores que o Brasil fazem isso, divulgam suas belezas e não suas mazelas ……
carlos
Com certeza isso tudo é verdade…é um dos países mais perigosos do mundo…toda hora na tv assaltos, assassinatos, tráfico de drogas e principalmente políticos safados…e a lei não muda, senadores, deputados não veem que o código penal é atrasado e nem estão aí….
gustavo
Muito mais facil ser furtado na Europa do que ocorrrer qualquer doa fatos acima. O problema no Brasil é a violencia dos crimes…
ninfa sampronha barreiros
Passei cinco dias em Barcelona e fui roubada dentro de uma loja, fui perseguida por um tarado dentro de um ônibus e na Alfandega fui assediada por um policial. Fora a venda de alguns produtos do tipo gato por lebre, lei do Gerson, internacionalmente conhecida. É minha culpa ser brasileira… Não, em qualquer lugar do mundo pode acontecer isso e muito mais coisa que não sai nos jornais. Ah…não tinha esse alerta sobre essa cidade, mas achei-a linda.
Elaine
É pura realidade! Moro na zona sul do RJ e nos últimos 8 meses aumentou drasticamente o número de assaltantes de rua. Cada vez mais ouço das pessoas do meu circulo relatando que foram assaltadas na rua, praia, metro, no Centro.. Algumas coisas eu não faço mais .. Fui a praia em Ipanema um domingo desses de verão levando um casal de amigos fora do RJ e ficamos 20 minutos pois fiquei com medo de sofrer alguma violência. Eu já sofri golpes/assaltos em cidades da Europa, e acho que isso existe em qualquer cidade grande, a diferença que no Brasil você pode morrer ou sair ferido. Uma pena …
Edilson
Engracado. Moro na Inglaterra, e o turista daqui acha otimo ir pra Thailand e nao reclama, visto que la seja talvez pior que o Brasil. Isso e recalque de um monte de brasileiro que saio e nao teve coragem de fazer nada pra mudar o país.
Kalínca Lima
Infelizmente, verdade total, e pode ser que falte cuidados à serem tomados, ainda… e isso causa medo aos turistas e mais ainda, em nós que aqui vivemos! Já estive em Paris por três vezes, existem cuidados à serem tomados, mas não chega à 5% dos que devemos tomar por aqui… Quando conhecemos outros países, a revolta de viver em um país totalmente inseguro, perigoso e sem leis que protejam os seus cidadãos, aflora e a indignação nos invade… sinceramente temo o que pode vir pela frente, portanto, turistas ,tomem o máximo cuidado mesmo, em nos visitar!
Paulo
Gostaria de colocar um comentário detonando o site por comentários falsos e totalmente irreais. Mas o fato é de tudo que ai foi citado, poucas coisas tiveram um pouco de exagero, a grande maioria é a pura verdade, e os turistas sejam eles estrangeiros ou nacionais, são alvos preferenciais, por estarem menos alertas aos perigos cotidianos pelos quais passam os Brasileiros. Enquanto isso, a classe política e jurídica nada fazem para diminuir essa violência.
Jéssica
Sinceramente, quando cheguei em Madrid me disseram inúmeras coisas semelhantes, quando eu ia pra Buenos Aires então… disseram isso e um pouco mais. Sem contar que na última vez que estive em Paris a cidade estava num clima de tensão, que, pelo que li, ainda existe, em função dos batedores de carteira… Esse texto apenas procura prevenir da violência, que existe, mas não é exclusividade..