Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
Thifanny
Engraçado que estive em Setembro de 2014 em Paris e ouvi diversas recomendações sobre crimes, inclusive fui quase vítima de um crime muito grave que nunca passei nem próximo de ocorrer no meu país. Seu blog é perfeito para dar dicas, mas está esquecendo do principal: SEGURANÇA.
Paris definitivamente não é a mesma, fui “sequestrada” por um taxista na saída do Moulin Rouge, e havia um carro com 2 homens seguindo o meu taxi, e o taxista se comunicando com eles o tempo todo, se eu não sou esperta e me ligo o que estava acontecendo não consigo imaginar como eu estaria, ou onde eu estaria agora. Fiz o maior escândalo do mundo para o taxista parar o carro e pra minha SORTE havia uma blitz policial na frente, foi pelo UNICO motivo que o taxista não “vendeu” eu e minha amiga para esses caras.
Fora vários golpes de taxistas que dão a volta ao mundo para te deixar no destino (assim como citam do Brasil, os franceses estão sabendo copiar bem).
Conversando com moradores, ouvi barbaridades crimes contra turistas que estão ocorrendo com frequência em Paris, principalmente crimes sexuais – busquem no google caso recente de policias em Abril de 2014 que estupraram turista. Então antes de realizar esse post, comece também a pesquisar os crimes, os assaltos frequentes e que você não consegue andar em paz na rua, inclusive na charmosa Champs Elysees de tanto mendigo pedindo dinheiro.
Rodrigo Lavalle
Thifanny, obrigado pelo seu alerta.
Abraços.
Ricardo Dellai
A Ruth Escobar é esfaqueada na França – Paris então lá é melhor que o Brasil tá bom. kkkk
A atriz e empresária de teatro Ruth Escobar, 60, foi esfaqueada em Paris, na noite de sexta-feira. A empresária foi internada a princípio no setor de terapia intensiva da ala de cirurgia do aparelho digestivo do Hospital Laennec, mas não corre risco de vida.
“Foi um susto muito grande, mas já passou. Agora só estou sentindo muita dor” disse sábado, no setor de recuperação. Ela não chegou a ser operada.
Escobar tinha ido ao teatro e voltava para o hotel de 1Ábbaye Saint Germain, onde está hospedada, quando três homens tentaram assaltá-la, por volta das 23h30.
A empresária tentou correr para o hotel, mas foi agarrada pelos assaltantes, que procuravam levar sua bolsa. Levou três facadas no lado direito do abdômen. A faca chegou ao rim.
Escobar gritou por ajuda e os assaltantes fugiram. Perdia muito sangue quando foi atendida por hóspedes e funcionários do hotel.
Um carro dos bombeiros a levou para o hospital. Escobar foi acompanhada pelo ministro da embaixada brasileira Mauro Vieira.
Rodrigo Lavalle
Ricardo, que memória boa! Esse fato aconteceu há quase 20 anos.
Abraços.
Verônica Valentin
Sou carioca, tenho 46 anos e fui assaltada duas vezes na vida, uma em Milão e outra em Paris. Infelizmente o governo brasileiro esqueceu de me avisar dos perigos do 1º mundo, rs.
Mesmo tendo sido roubada adorei Milão e toda a Itália, o mesmo não posso dizer de Paris.
maria de lourdes
A principio pode chocar mas é a pura verdade!
melhor prevenir do que remediar isso vale para o Brasil e qualquer pais do mundo .Nós brasileiros infelizmente não temos muito do que nos orgulhar quando falamos de segurança.
Muito pelo contrário eu que moro aqui tomo todos esse cuidados já tive 4 carros roubados a mão armada.
O turistas desavisados são presas fáceis .
TEM QUE AVISAR SIM !!!
Eduardo
No site da embaixada italiana em SP tem um aviso na página principal, muito parecido com esse, não acho preconceituoso, não da pra varrer a nossa sujeira pra debaixo do tapete (sem esquecer que todos os países tem problemas, mas não é esse o caso) …
Odilor
Apesar de todos os problemas ainda bem que temos um Renan Calheiros, um José Sarney, um Collor, um Lula, uma Dilma, um José Dirceu, um Michel Temer, aí quem mais… É tanta gente boa neste País!
Luiz de Santis Filho
Não vi nenhum exagero nas recomendações da embaixada francesa. Nós vivemos essa dura realidade. Não temos segurança pública mesmo. Eu já fui vítima de trote de sequestro e conheço muita gente que já teve cartão clonado, casas roubadas e os moradores torturados. Eu pergunto; Você visitaria a Venezuela?…visitaria Serra Leoa?…visitaria o Afeganistão?….não há salvo-conduto em nenhum desses países. Abraços
fabiola kipgen taranto lima
infelizmente nos acostumamos a viver nessa realidade violenta em todo o canto, temos nos precavido sim, andamos com os vidros do carro fechados, moramos em prédios vigiados e com câmeras e cercas elétricas, não voltamos pra casa de madrugada com medo. Vivemos um período crítico e nos acomodamos e acostumamos com ele, mas meus amigos eles que nos veem de fora estão vendo e prevenindo a pura realidade. fazer o que? vamos sofrer com isso?
Simone
Resumindo a minha opinião: o Brasil está uma zona, os grandes eventos serão um fracasso por causa de tanta desorganização e não aconselho ninguém em sã consciência a vir para cá. Moro no Rio e não vejo pacificação nenhuma nas favelas, a violência corre solta, a polícia não resolve. Como disse, uma zona. Isso é revoltante pq pagamos altos impostos para NADA. Fora, a falta de educação do povo brasileiro que tenta passar essa imagem de simpático, alegre, etc, mas no fundo não é nada disso. É mal educado mesmo, principalmente no trânsito e os pedestres não ficam atrás. Está certo que todo lugar do mundo tem problemas, mas isso que eu vejo aqui é absurdamente absurdo para um país que deseja chegar a um nível X de desenvolvimento. Será que um dia chegaremos lá??