Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
Adriana
Hoje pela manha o Bom Dia Brasil mencionou o que foi publicado pelo Ministerio das Relacoes Exteriores da Franca. Mas, o que tudo indica os franceses nao estao lendo o que diz o site. Pelo o que eu sei a maioria dos turistas franceses que virao a Copa do Mundo tem como destino Ribeirao Preto. CT da Franca no Brasil. Proximo a cidade de Ribeirao Preto existe um número consideravel de empresas francesas. Fora isso, Porto Alegre. Cerca de 34 mil franceses estao indo ao Brasil para Copa. Estive em Recife recentemente. Muito longe de estar na situacao descrita pelo M.R. E. da Franca. Essa realidade pertence a San Pedro do Sula em Honduras, Caracas na Venezuela, Acapulco no Mexico, Ciudad Juarez e Cali na Colombia. Ate mesmo, Detroit, New Orleans São cidades mais perigosas do que Recife. Andei tranquila nos pontos turisticos, de dia e de noite, vi policiamento em todas as partes. Quanto a tubaroes, tem avisos, avisos e mais avisos sobre isso na orla. E muitos desobedecem. Porem, e possivel, se banhar nas piscinao naturais sem o menor risco. Porem, o Brasil faz o mesmo no seu site com relacao a Franca. Principalmente, depois do aumento de assaltos com arma de fogo ter aumentado em Paris e Marselhe. Fora os crimes cometidos pelas gangues em Marselhe. Nao e a toa que temos a obrigacao de fazer o mesmo alertando os turistas brasileiros na Franca.
Taty
É incrível que ainda temos os defensores do Brasil. Acho admirável, mas de que adianta tapar o sol com a peneira? É tudo verdade o q disseram. Moro em São Paulo , já fui assaltada n vezes. Conheço muitas histórias de pessoas próximas a mim que já sofreram violência pesada (sequestro relâmpago, baleados em saída de banco, etc) . Em Paris, andava sozinha tarde da noite, em um bairro cheio de imigrantes, morria de medo mas nada me aconteceu. Em Marselha presenciei uma cena que não vejo no Brasil infelizmente: um grupo de jovens imigrantes começaram a querer fazer uma pequena “bagunça ” na rua (nada que se compare ao que fazem os moradores da nossa cracolândia) e imediatamente vários policiais intervieram e levaram os jovens. Aqui está tudo abandonado às moscas. salve se quem puder.
Carlos Roque
Tudo que foi dito como prevenção á quem vem ao
Brasil,infelizmente é a pura verdade,e acrescente-
se que faltam muitos conselhos,ainda,como alerta.
Brasil,país muito bonito,povo agradavel,mas muito
perigoso para turistas incautos.Uma pena,mas atu-
almente está assim!
Ju
Achei o texto bem razoável, apesar de triste, para brasileiros. São crimes e golpes conhecidos por aqui, melhor que os turistas estrangeiros saibam. Já li várias advertências, sobre países diversos, e sempre gostei de fazer minhas escolhas sabendo da realidade dos países que visito.
Dillemba
Se o sonho da minha vida fosse conhecer esse país, iria sim. Choca ler esse artigo, mas infelizmente é verdade. Chegamos na estação de RER musée d’Orsay por volta da meia-noite na volta de Versailles. Nesse horário a estação está quase deserta, chega a dar um frio no estômago. Dali até o hotel foi uma caminhada de aprox. 1km. Meu marido andava com máquina fotográfica pendurada no pescoço, não há como escondê-la, mas não passamos por absolutamente nenhuma situação de stress, ninguém suspeito ao redor. No Brasil deveríamos ficar felizes se fôssemos “apenas” assaltados. Só acho que o artigo dá a impressão que TODOS serão assaltados, extorquidos, drogados, atacados por tubarões, além de terem seus cartões clonados.
Mauricio Christovao
As pessoas estão tendo reações emocionais a um problema prático: A segurança pessoal. Os estrangeiros não podem ter uma opinião a respeito disso? Tentaram me dar o “golpe do anel” 5(cinco!!!) vezes numa manhã chuvosa, no trajeto a pé entre a Place de La Concorde e o Musée D’Orsay. Vou deixar de ir a Paris por isso? Não!!! Só tomarei mais cuidado ainda.
Em duas ocasiões os simpáticos garçons(em Paris e em Aix-en-Provence) iam se esquecendo de me devolver o cartão de crédito na hora de pagar a conta. Esquecimento?
Pra cima de “moi”, merrrmão?
Trabalho no Centro do Rio e já vi de tudo!!!
ricardo s
Conheço uns 20 países e nunca vi nada igual ao Brasil em matéria de violência. Porém, confesso que acabei furtado em Turim. E pior, dentro da empresa/consultoria em que trabalhava. E se não bastasse isso, nada foi feito de efetivo. Foi aí que eu percebi o que é ser um estrangeiro de um país do 3 mundo(mesmo com dupla cidadania) morando e trabalhando na Europa: ser tratado com arrogância e desdém. Em relação ao Brasil, tirando minha cidade, Rio de janeiro, que é violenta (embora nunca tenha sido assaltado vi muita coisa) só me senti extremamente inseguro em Salvador (cidade que me provoca o mesmo sentimento que tenho ao Rio: amor e ódio). Em 2 dias escapei de 3 assaltos. Já em Belém ou Recife me senti em casa, basta “não dar bobeira” ou circular pelas periferias. Quanto a Fortaleza, a segurança piorou nos últimos anos, infelizmente porque a cidade é linda. Agora, a coisa que mais sinto tristeza no meu país é a agressividade das pessoas, a falta de gentileza e do respeito ao próximo, sem falar na malandragem do querer ser esperto e do deboche. Mas, ainda assim sou brasileiro e como escreveu Pessoa “O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia. “
Cleide Garcia
Realmente o texto choca, mas se pararmos para prestar atenção ao noticiário e as pessoas a nossa volta principalmente nas grandes cidades tudo que foi dito e a mais pura verdade. Tenho vontade de morar fora do pais, não tenho e condições financeira e o que fazer com os familiares? Deixá-los aqui? Então vamos levando e torcendo para nós livrarmos de alguma maldade a que estamos expostos todos os dias.
Allysson
Tenho quase 20 anos de experiência na área de segurança pública no país.
Jovem ainda, tive chance de deixar o país, meus pais diziam que eu estava na faculdade, estava bem encaminhado, etc. Me arrependo de não ter ido embora quando pude. E era jovem.
Esse tempo todo me ensinou uma coisa: esse não é um país sério.
Perdi muitos amigos que tombaram cumprindo o dever. Nunca vi uma entidade de defesa dos direitos humanos no enterro de nenhum deles.
Esse é o país da, me perdoem o termo, sacanagem, aqui vale tudo, o crime compensa, somos um povo hipócrita, ignorante e corrupto por natureza. Os políticos são um reflexo do nosso povo.
Estou contando os dias para minha aposentadoria, no dia seguinte deixo o país, para nunca mais pisar aqui. Já providenciei minha permanência fora daqui.
Eu simplesmente ODEIO esse país de M…
Os alertas franceses são verdadeiros.
Me perdoem o desabafo…
Como o “Capitão Nascimento” eu não vejo nenhuma saída, a única é o aeroporto, com uma passagem só de ida, e pretendo fazer como Carlota Joaquina, jogar o sapato fora na porta do avião, para não levar nem poeira dessa M… de país…
Jacqueline
Quando se vê na Europa pessoas sacando dinheiro em caixa-eletrônica colocada na rua e sem qualquer aparato, vigia, porta giratória, segurança alguma, aí se acredita estar em outro mundo mesmo. E vi isso às 23 h numa esquina do 10º à beira de Montmartre. E andei por lá quase na madrugada, com câmera na mão, tentando achar um táxi (que isso, sim, é difícil lá). Aqui fui assaltada com revólver mirando minha cabeça. Por três vezes levaram todos meus documentos e uma das vezes dentro de um hospital. Bem que eu gostaria que o Brasil fosse o paraíso. Mas isso só depois que uma segunda praga do Egito exterminasse todos os bandidos.