Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
Jose Aprigio
Quanta bobagem! Claro que temos problemas, mas até parece que Paris não tem uma periferia violenta, que não é a capital mundial dos batedores de carteiras, celulares e bolsas, no metrô, nos restaurantes e bares, no meio da rua, dos golpes 171 de ciganos. Deixemos de ter complexo de vira-latas e achar que os outros são sempre melhores que nós. Tínhamos é de reagir duramente contra conselhos desse tipo.
Carlos
Que maravilhoso país! Povo hospitaleiro por natureza, infelizmente vivemos numa insegurança total, as vezes me causa desespero, em perceber que não temos mais a tranquilidade d’outrora em poder sair e voltar com segurança, isto não acontece somente nas grande metrópolis, mas nas pequenas cidades também. Pago meus impostos, mas já fui roubado com ameaça de morte e tive um veículo furtado. Pequeno exemplo.
Ana Júlia
É simples, não venham encher o nosso saco. Andando na Av. Paulista, vejo pessoas de muitos países conhecidos, vcs vêem p cá pq querem. Que eu saiba em todos os lugares do mundo tem gente q não presta, vcs falam do Brasil mas sentam no próprio rabo. Atirar pedras é tão fácil, não é?? Eu sou Brasileira, trabalho, pago meus impostos, crio meus filhos em boas escolas, passo valores, sou educadora, artista plástica, e sou muito melhor do que muitos de vcs q só sabem encher o nosso saco, por favor, não venham p cá. Obrigada!
Cristiano
Quero deixar meu testemunho : Moro em Sao Paulo, viajo ao Rio sempre que posso. Nunca fui assaltado ou agredido aqui. Quando visitei Paris em 2012 fui assaltado e desrespeitado.
Mauryn
O recado é dad0 pra turista não vir com a expectativa que nosso país é o Jardim do Éden, é pra ficar esperto. A realidade é dura, mas a violência, drogas, etc. não é questão exclusiva do Brasil. Vou pra França a 1a vez agora em março e garanto que não é um país apenas de macarons, Lafayette, mon amour e oh la la.
Ana Júlia
É simples, não venham p o nosso país! Pelo q eu saiba, em todos os lugares do mundo tem gente q não presta. Atirar pedras é fácil! Vcs falam do país alheio e sentam no próprio rabo. Vcs tendo tanta informação, não nos dêem o desprazer de nos visitarem, porque aqui, de tão ruim q esta cheio D estrangeiros aqui.
Pedro
É muito real tudo que foi citado. A probabilidade de que aconteça é muito alto. A segurança pública no Brasil é ineficiente.
Elisio
Infelizmente vivemos num país de M….! Esse país que exalta a malandragem, a corrupção, a impunidade é uma vergonha para qualquer cidadão honrado que ainda vive por aqui. Também devido à nossa colonização, que foi uma colonização exploratória, o brasileiro parece ter o DNA da corrupção, da lei de Gerson no sangue. Aqui todo mundo parece só querer se dar bem. Nosso povinho, semianalfabeto em sua maioria, segue o mal exemplo dessa corja de políticos que nos governam. Aliás já repararam como nosso povinho além de ignorante é infantil? Só pensam em cerveja e carnaval, cerveja e futebol. Que cabecinha. E nossos políticos que são ladrões mas não são burros, se aproveitam dessa ignorância toda para permanecerem no governo. Aqui não tem saneamento básico, não temos estradas, nossas ruas são esburacadas, calçadas remendadas, não temos escolas decentes e nem hospitais. Mas a corja do poder vai construir e reformar estádios para essa porcaria de Copa do Mundo. Só aqui mesmo. Torço de todo coração para que o Brasil não ganhe essa copa, pois isso seria mais um anestésico para nosso povinho e um grande trunfo para o atual governo. Sou brasileiro e me envergonho desse país, dos nosso políticos e do nosso povinho com sangue de barata nas veias. Que o último apague as luzes.
Larissa Tonoli
Em parte , alguma coisas são verdade. Mas não é da forma exagerada descrita acima. Clonagem de cartão em bares do rio é mentira, táxi de rua é perigoso: mentira também.
Eu não sei quem escreveu isso, mas não deve ter sido alguém que mora aqui a muito tempo. O maior problema do Brasil é a corrupção , muito conhecida na Europa também.
As “dicas” que ele fornece devem ser utilizadas em qualquer lugar do mundo. Quando você é turista é automático, em qualquer lugar do mundo, chamar mais atenção.
Não estou dizendo que o Brasil é um pais de primeiro mundo, sem violência. Moro aqui e sei bem como é. A pessoa que escreveu isso se baseou em coisas que “falam por ai”. Eu fui a Paris uma vez, poderia dizer que é lindo e também poderia falar mal de muita coisa. Fui assediada por um funcionário do metro quando fui pedir informação, vi assaltos em Montmartre, nem por isso Paris é um lugar de tarados e ladroes.
Cuidado com as “dicas”
Elaine
Triste realidade. Nós que vivemos aqui estamos expostos a isso e muito mais. Claro que é desagradável ler isso que falam sobre nosso País só que é a mais pura verdade. Boa sorte para nós brasileiros e turistas de onde quer que sejam.