Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
roberto melo
Vamos retaliar: ninguém vai mais comer aqueles queijos que o mofo deu e com cheiro de chulé. Eles sentirão, no bolso, a dimensão negativa do nosso boicote…
Bruna Corty
Acho que as recomendações estão exageradas. No meu ponto de vista a maioria dos franceses nem vêem esse site do governo.
Trabalho como arquiteta em Búzios, Rio de Janeiro e aqui sempre vejo turistas franceses. Além deles temos as famílias de franceses que investem na cidade comprando terrenos e construindo lindas casas em bairros nobres como a Ferradura e que ficam ansiosas com as férias anuais no Brasil!
Dani
Existe uma grande diferença em ser um turista brasileiro e um turista francês. Acredito sim que por razões óbvias de segurança, os europeus devem ser alertados fortemente de todos os riscos ao visitarem o Brasil. A cultura do francês, do alemão e dos europeus em geral é baseada na confiança. No Brasil, ao contrário, somos educados com base na desconfiança. Não é uma questão de ser ou não “esperto” o bastante para reconhecer o que é perigoso. É pura e simplesmente uma questão de confiança. Franceses, em geral, não têm motivo para desconfiar de alguém que senta ao seu lado no metrô. Porém, se alguém encosta em mim no ônibus, imediatamente verifico meus pertences para me certificar de que não fui roubada. Provavelmente, nenhum francês que dirige na madrugada, tem a precaução de checar o cruzamento, mesmo com o semáforo verde, antes de avançar com seu carro. Ele confia que os motoristas respeitam as regras de trânsito. Eu não arrisco nunca a passar no sinal verde de madrugada sem ter certeza de que o outro motorista me viu. Eu não confio no outro. Sou que sou neurótica ou medrosa demais? Acho que não, eu apenas sobrevivo no Brasil. Por isso e por todo o resto que já foi mencionado, acredito que o Ministério está certíssimo ao fazer estas recomendações.
jorge fortunato
O acaso vai me proteger enquanto andar distraído… quem lê fica com medo, claro. Sou guia de turismo no Rio e apenas recomendo atenção. E o conselho é válido para todos os lugares do mundo. Em Paris os pickpockets estão prontos e já. Os vi em ação. O site alerta, mas os estrangeiros vem, alguns querem voltar e outros querem morar. A propósito.
Charle
Está pior q a descrição acima!!!
Ricardo Bartolomeu de Queiroz Costa
Tudo o que está escrito e totalmente verdadeiro. Eu não entendo o que os estrangeiros vem fazer aqui no Brasil, com tantos lugares lindos, seguros e com relação custo x benefícios excelentes, vir para cá é um risco muito sério. Já algum tempo que não faço mais turismo no Brasil. Viajar para mim só exterior e mesmo assim muito pesquisado. Locais como o Brasil na América do Sul, são vários. Segurança para mim é tudo.
Maria Elorza Barzaghi
Alguém tem dúvida que estamos em estado de guerra civil? Viver no Brasil de hoje nas grandes cidades está perigoso,temos que nos proteger de tudo,estar o tempo todo em estado de alerta,tomar cuidado para sair e entrar em casa,uma simples ida ao banco é uma aventura,ir para o litoral só rezando. E o pior de tudo,não vejo perspectiva de melhora e sim ao contrário.Já pensou durante a Copa?
Renata Capute
Eu não iria a nenhum país com essa “propaganda”: acho mesmo que ele não devem vir, então. Ontem recebi um trecho transcrito de uma matéria de revista esportiva francesa descascando com o país. Infelizmente, a maioria descrita é verdade. Mas, esse é o meu país. Saio pra correr pela manhã, saio para me divertir na Lapa e volto pra casa de manhã, a Cinelândia faz parte do meu dia a dia e cá estou. Cest La vie…
Agostinho Iarito Sato
Infelizmente, o Brasil, em matéria de segurança, é bem pior do que consta nesta página. Aliás, tem pessoas no Brasil que só faltam criar uma medalha de honra ao mérito para os criminosos. Especialmente, se forem menores de idade. Brasil acorda! A segurança pública é muito precária!
Geralda
Francês, não venha ao Brasil: vc corre sério risco
de se apaixonar por este maravilhoso país e pelos alegres e simpáticos brasileiros. Daí fica complicado abandonar esses amores e voltar à França.