Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
vera
não é exagero, estive em Paris, e em vários países da Europa, fui roubada em Paris, no metro, fui roubada e não assaltada com arma em punho como é aqui no Brasil, os bandidos pronto p atirar, se vc piscar o olho, moro em Santos-SP e tenho mto medo de subir ou descer a Anchieta, sim ,colocam pedras grandes no meio da estrada p/vc parar e te ASSALTAR, morreu um canadense, e paulistano(estava em 2 carros com toda a família) q pararam,e não reagiram, sem falar nas vans no Rio de janeiro q. um casal moços dCanada, pegaram com varias pessoas dentro e no meio do caminho madaram tds descerem e estruparam a moça canadense na frente do namorado, foi mais de 4 homens, e a portuguesa que levou um tiro em Brasilia-DF, eles os turistas não estão preparados para visitar o Brasil, pq esperto, ” não andar com joias, nem mesmo aliança de casamento, e todo o resto que o brasileiro já está tão acostumado que acaba achando tudo natural, mas não é, vale acrescentar que tb tem os menores de idade que são os piores, atiram e matam por nada.
Ana Carolina
O Brasil é um país maravilhoso. Mas que realmente há um grande índice de violência, principalmente as citadas a cima, há. Os franceses exageraram sim, mas tem um fundo imenso de verdade em grande parte do que foi citado.
Sophie
Oi todos. Eu sou francesa e morei no Brasil. O sitio tal vez esta exagerado, mais vocês tem que pensar que os franceses que vão no Brasil, não são brasileiros, e não falem português : isso quer dizer que são umas vitimas ótima para os ladroes! Os franceses tem que cuidar mais do que os brasileiros nas ruas porque estão em território desconhecido. Isso acontece igual em Paris : os ladroes sabem diferenciar os Brasileiros, os Chineses dos franceses, e por isso os problemas acontecem mais aos turistas do que aos franceses. Eu também diría “cuidado” aos brasileiros que vem em França 😉
Ademais quando eu estava no Brasil, muitos franceses fiquaram asaltos … entao isso nao é so mentiras !!
cristina carvalho
curioso é que conheço franceses, holandeses, belgas, ingleses, americanos,…gente do mundo todo que quando vem passar dias aqui, não quer mais voltar pra sua terra. Por que será?
Priscila
Mas, se aqui no Brasil, o governo lançasse uma uma cartilha nos advertindo sobre como estão as coisas na Europa, certamente, não iríamos lá. A falta de segurança é global. E a polícia faz “vista grossa”, sobretudo em Paris. Eu não uso em Paris a mesma bolsa que uso aqui; não ando com dinheiro na carteira, como ando aqui; não mantenho documentos e nem cartão de crédito na carteira, como faço aqui; preciso esconder dinheiro em diversas partes do corpo e não preciso fazer isso aqui. Então será que o problema é só o Brasil? Sim, temos problemas. Mas, hoje em dia todo lugar do mundo tem!
Paris está abarrotada de imigrantes romenos e ciganos e muitos deles usam como meio de vida, o furto. Em 2012 algumas pessoas que estavam comigo em Paris foram roubadas, na nossa cara, dentro do metrô e ninguém fez nada. E todo mundo viu que estávamos sendo assaltados. Os pickpockest tiraram as carteiras das bolsas de duas pessoas que estavam comigo e devolveram as carteiras na maior cara de pau. Fomos procurar por ajuda na estação de metrô, no hotel em que estávamos, mas todos disseram as mesmas coisas: “Não adianta dar queixa à polícia! Ainda bem que devolveram as carteiras!”. Contamos para todo mundo que trabalhava no hotel e todos disseram para tomarmos cuidado, para evitarmos algumas rotas, para não deixarmos celulares nas mesas dos cafés, para não usarmos bolsas grandes e por aí vai a lista de cuidados…Pois, eles mesmos que moram em Paris também já foram vítimas desses delitos. Não vamos longe: a National Geographic tem uma série chamada “Capitais do Delito” onde um jornalista britânico é lesado por esses golpes aos turistas para que não sejamos lesados. E ele já mostrou várias cidades da Europa. Então é totalmente ilusório achar que lá é o céu e o inferno é aqui. Depois desse episódio do furto acabei fazendo uma pesquisa sobre e conversei com algumas pessoas que moram em Paris. E constatei o quanto fui inocente em achar que “o negócio não era bem assim”. Uma das coisas que fiquei mais assustada foi o relato de um amigo de uma amiga que teve a sua mala de viagem arrancada das mãos em plena rua e o outro foi uma mãe que passeava com o seu bebê no carrinho e algumas pessoas chegaram perto dela e começaram a enfiar as mãos nos bolsos da roupa da moça para pegar dinheiro. Um horror! Não assistimos os noticiários franceses do mesmo jeito que eles não assistem os nossos. A única diferença é que o governo deles faz questão de fazer um alerta público. Então, já que o nosso governo não faz coisa alguma neste sentido, acredito que blogs sobre viagem e afins são um canal ideal para alertar as pessoas, como já vi vários depoimentos sobre a falta de segurança aqui mesmo no Conexão Paris.
Marcia
Exagero nenhum! Jamais poria os pés no Brasil, se fosse estrangeira, ainda mais lendo estas advertências. Tantas praias paradisíacas pelo mundo afora, sem necessidade de vir correr risco aqui!
eduardo
Paris tem tanto batedor de carteira e golpista quanto o Rio…
Lourdinha Borges
Não acho exagero, porém a advertência não deve ser só pra europeu aqui, nós lá também.
Em Paris fomos extorquidos pelo taxista, achei até que estávamos no Rio de Janeiro a uns tempos atrás e em Roma tivemos o cartão clonado.
Estamos iguais.
Carla Lima
Oi Adriana, concordo com você… não estou fechando os olhos para os problemas do Brasil.. isto seria estupidez. no entanto, penso que os avisos poderiam ter sido dados de uma maneira um pouco menos agressiva. Acho que o tom não foi cortez. Quem frequenta Paris, já viu manifestaçoes muito violentas nas ruas, tensão social entre os habitantes e os chamados “franceses da colonia”, quebra quebra e armas de fogo…. não se engane… o perigo está em todos os centros urbanos…
Suely
Nós brasileiros nos acostumamos com essa situação de caos que se instalou no país, não estamos tranquilos em lugar algum, e nem falaram dos assaltos nos restaurantes, lugares fechados que deveriam ser seguros, andamos nas ruas, nos shoppings e dentro dos carros sempre em alerta, perigo constante. E mais como os turistas vão se locomover, o metrô lotado e com poucas linhas, faltam onibus e taxis que cobram fortunas…Brasileiros lembrem-se desse caos na hora de colocar o voto na urna…