Se eu fosse francesa e lesse esta página do Ministère des Affaires Étrangères nunca poria os pés no Brasil:
Além dos conselhos normais e tradicionais como discrição e cuidados com bolsas, o site avisa aos turistas franceses desejosos de conhecerem o Brasil:
. grande vigilância nas estradas ligando São Paulo e as cidades do litoral. Os motoristas são regularmente atacados.
. grande vigilância no Rio de Janeiro, sobretudo em Copacabana onde estão concentrados 50% dos casos de agressão com armas.
. não andar de carro à noite fora das áreas urbanas.
. nunca pegar táxi na rua, somente andar de radio táxi.
. cuidado com o golpe de extorsão via telefone celular, nunca divulgar informação pessoal por telefone. Se for vítima deste golpe, entre em contato imediato com a polícia e forneça as informações necessárias.
. cuidado nos bares, discotecas e restaurantes com a droga chamada scopolamine que, misturada à uma bebida ou inalada, causa perda da vontade, da consciência e da memória.
. nunca reagir em caso de agressão.
. não frequentar as zonas da fronteira como Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Estas áreas estão classificadas como perigo máximo.
Brasília :
. cuidado com os raptos destinados a forçar a vítima a retirar dinheiro nos caixas automáticos. Eles podem acontecer durante o dia ou a noite, mesmo nos bairros mais protegidos e residenciais da cidade. Para não ser atacado não estacione em lugares mal iluminados, entre e saia do carro rapidamente sem perda de tempo, prefira os estacionamentos com manobrista, evite os caixas automáticos à noite.
. evite a periferia de Brasília.
Rio de Janeiro :
. muito cuidado com o uso dos cartões de crédito que são regularmente clonados quando o turista retira dinheiro nos caixas eletrônicos;
. mesmo se o turista retirar dinheiro em caixas instalados em agências bancárias é necessário redobrar a atenção no momento de digitar a senha;
. quase todos os pontos turísticos do Rio devem ser frequentados com precaução, sobretudo o Parque da Tijuca, os bairros Santa Teresa, Lapa e Cinelândia;
. muito cuidado nos arredores da estação rodoviária do Rio. Área mal frequentada e o turista se expõe a golpes;
. nunca ir ao Corcovado sozinho, somente em grupo acompanhado;
. nunca caminhar de manhã cedo ou após o pôr do sol nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo;
. evitar os traslados noturnos entre Barra da Tijuca e o resto da cidade.
Recife, Salvador, Alagoas :
. visto o aumento de turistas drogados, preste muita atenção no seu copo.
. cuidado com os tubarões nas praias de Recife chamadas Pina, Boa Viagem, Piedade e Candeias.
São Paulo:
. não frequente ou tenha muito cuidado nas regiões praça da República, da Sé, Estação da Luz.
. muita atenção no litoral de São Paulo. Região com ataques a mão armada.
Carnaval :
. o período do Carnaval é tradicionalmente festivo e violento no Brasil. A forte concentração de população se acompanha inevitavelmente de um risco mais elevado de problemas e incivilidades.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Resumindo, por causa da violência o francês que aqui desembarca não pode visitar os pontos mais turísticos, não pode beber uma caipirinha em paz, não pode retirar dinheiro nos caixas automáticos, não pode andar na praia, não pode pegar táxi e ainda por cima tem tubarão no mar.
Se eu procurar informações sobre um destino e o site da Diplomacia Brasileira me der as informações acima, eu desisto imediatamente da viagem. Uma discussão em torno da questão poderia começar com as seguintes variáveis:
. quem teria coragem de visitar um país com a descrição acima?
. eu sou muito medrosa?
. o site da diplomacia francesa exagera e o Brasil não é tão violento?
. tudo isso ocorre somente com os turistas, vítimas mais frágeis?
. os franceses que aqui desembarcam não são medrosos?
. os franceses que aqui desembarcam não lerão a advertência acima?
. tudo acima é verdade? E então?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
235 Comentários
Adriana Pessoa
Carla Lima,
respeito sua opinião, mas esteja certa de quem estando em Paris, será difícil alguém te apontar uma arma e atirar para roubar seu celular ou o seu tênis.
Carla Lima
Pessoal, não vamos exagerar… temos aspectos positivos e negativos tanto no Brasil quanto em Paris… ou alguém se esquece do golpe do anel, das pessoas que quase arrancam o seu braço para que vc compre pulseirinhas na Sacre Coeur ou os mendigos cada vez mais frequentes nas ruas de Paris… enfim,,,, acho de uma extrema grosseria esta descrição do Brasil… Com todos estes problemas em última pesquisa realizada com os turistas entre Dez13 e Fev14 pela Riotur, 92% dos turistas pensam em voltar e elegeram a simpatia e o acolhimento brasileiro como um fator diferencial entre o Brasil e os países da europa…. Por favor não me entendam mal… adoro Paris, frequento a cidade pelo menos uma vez por ano, mas não posso fechar os olhos para os problemas que encontro nos dois países…
Martina Knoll
Os itens são absolutamente verdadeiros. Infelizmente acho que esta lista deve servir para o mundo inteiro. E cada vez mais teremos que nos precaver e tomar cuidados onde quer que estejamos. O Brasil não seria meu primeiro destino para viagens, principalmente porque conheço profundamente nossas deficiências, estratégicas e distâncias avassaladoras no quesito “transporte” mas também não seria o último! Viajar É MARAVILHOSO! mas, hoje em dia VIAJAR é para espíritos “FORTES”.
Elaine Braga
Carolina, Curitiba e várias outras cidades não estão listadas não poder serem seguras, mas não são destinos procurados pela maior parte dos turistas. O Brasil todo está um perigo, não sejamos ingênuos!
Gislene
Eu resido fora do Brasil e nao é a França, mas existe tbm advertencias do Ministério de assuntos estrangeiros alertando os cidadaos sobre viagens ao Brasil e nao é muito diferente do que foi citado no Conexao….tbm existem para outros paises como Venezuela, Egito, India , etc…..eu nao vejo isto como ao todo negativo….se eu vou vou vajar a algum lugar, acho importante me precaver do que posso esperar dali com relaçao principalmente a segurança ! Claroque em termos de comparaçao de tamanho geografico a incidencia de criminalidade e outras coisas mais em um pais do tamanho do Brasl torna a coisa mais grandiosa…mas penso ainda que isto nao pode ser considerado como “Normal” …..e algo tem que ser feito Urgentemente….por quem, como….?? ai isto ja nao é de minha alçada…..eu sinceramente quando vou ao Brasil tenho muito stress….pq nao consigo me soltar e aproveitar como gostaria…pq o medo fala mais alto e com medo deixo de fazer muita coisa que gostaria de fazer…..é uma pena !!!! Mas me pergunto : sera que “Eles” no poder tem realmente consciência de como o Pais ta sendo visto aqui fora ?? ou isto nao tem a menor importância ?? Alguém ja fez chegar a “Eles” depoimentos por exemplo do que aqui é postado ? ou das advertencias feitas aqui fora pelos Ministérios de paises estrangeiros ??
Vanessa
Com certeza eu nao visitaria um país com essa descriçao, no entanto, como varios ja disseram, esse é o nosso Brasil. Sempre digo que essa Copa será uma vergonha. Eu, se fosse estrangeira, jamais viria para a Copa. E sendo brasileira, ficarei quietinha em casa vendo pela televisão, ou quem sabe, em outro país.
Elaine Braga
Não há NENHUM exagero e ainda faltaram vários perigos descritos. O Brasil é uma vergonha! Não vejo a hora de sair daqui. Com esse governo dos petralhas então, tudo piorou a olhos vistos. A violência e a impunidade só tendem a piorar.
Socorro azevêdo
Concordo plenamente o nosso país infelizmente é uma vergonha!
Carol
Faltou também a Praia do Futuro em Fortaleza, o centro histórico de Porto Alegre e de São Luís à noite, etc
Caroline
Tudo verdade, especialmente sobre as áreas do RJ. Fico feliz em saber que Curitiba não está listada..