Em breve, talvez, o parisiense será pago para andar de bicicleta por Paris. O Estado francês está de olho em uma experiência que começou agora, início de novembro, no leste da França.
A cidade de Strasbourg, na Alsácia, acabou de implementar uma proposta de saúde pública interessante. Desde o dia 5 de novembro, e durante um ano, a prefeitura vai experimentar um projeto chamado Esporte – saúde com receita médica. Os médicos agora devem prescrever uma atividade esportiva aos seus pacientes que possuem doenças crônicas como alergias, diabete, obesidade e problemas cardíacos.
Com o pedido médico, o paciente é recebido por um professor de educação física que aconselha os esportes adequados. Em seguida, basta se inscrever gratuitamente nas atividades propostas e entre elas, bicicleta, natação, caminhada nórdica, remos… Tudo será pago pela Prefeitura de Strasbourg que deseja substituir receitas médicas de medicamentos por receitas médicas de atividades físicas. No final este programa vai criar uma economia de 56,2 milhões de euros por ano.
O governo francês observa com atenção a experiência alsaciana e talvez, em futuro próximo, o esporte entrará como medicina preventiva na cultura médica francesa. De acordo com um responsável da saúde pública, hoje em dia o estado prefere pagar um jogging que um medicamento.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
15 Comentários
Alessandra
Gente, li essa postagem agora e beeeeem depois que foi publicada! será que alguém tem mais informções sobre este programa? um site, algo que eu possa coletar informações para uma pesquisa da faculdade? obrigada.
Rodrigo Lavalle
Alessandra, não achei informações oficiais sobre o programa. Achei matérias desse ano comentando os efeitos dele (que é de 2012):
– http://www.20minutes.fr/societe/1276535-20140120-bon-depart-sport-ordonnance;
– http://www.franceinfo.fr/sciences-sante/le-plus-france-info/a-strasbourg-le-sport-sur-ordonnance-1297169-2014-01-28;
– http://www.lalsace.fr/bas-rhin/2014/01/21/le-sport-sur-ordonnance-confirme-ses-bons-resultats-a-strasbourg.
Abraços.
Vanessa
Lina, a tapada aqui só agora viu o seu recadinho!!! Menina, por enquanto ainda estamos no Brasil, normalmente ficamos uns 3 meses por ano em La Rochelle! Mas temos planos de mudar de vez para la ate 2014. Eu amo tanto a Franca e La Rochelle que seria uma city ideal para envelhecer e ver meu filho crescer!!! Comecei agora nesse meio de Blog. Quem sabe quando eu estiver morando por la, não façamos uma parceria… Eu iria adorar!!! Quando tiver um tempinho, visite o meu Blog. http://www.byvanessamatos.com
Lina
Vanessa
Visitei seu blog e gostei muito. Você é muito bonita!
Quando estiver morando em la Rochelle, avise.
Maurício Christovão
OHomem primitivo corria, caçava e colhia seu alimento, que era carregado nas costas ou arrastado. Como aquilo dava muito trabalho, resolveu cultivar umas plantinhas, criou uns animais em cativeiro, para não precisar caçá-los e inventou a roda e o fogo, para facilitar as coisas. Depois inventou a propriedade privada, o dinheiro e a escravidão. Mais tarde ainda, engordou e teve que fazer ginástica para ficar saudável…
Vanessa
Lina, que coisa + maravilhosaaaa!!! Torcendo para que chegue em breve em La Rochelle também! Já vou logo pedir a minha receita medica, já que faco uso de medicamento controlado, para minha alergia… todo mês são 100 Euros de Asus (deloratadina)
Lina
Vanessa
Você mora em La Rochelle?
Gosto muito desta cidade.
(Toda feliz em Paris)
Excelente iniciativa dos franceses.Apoio totalmente e estou por aqui, em Paris, já fazendo a minha parte para colaborar com os franceses:caminhando muuuuiiito todos os dias, bebendo vinho e comendo pão tal e qual uma desvairada.Tá,essa última parte não é lá muito saudável,mas é tão aconchegante neste frio entrar em lugar aquecido para comer e beber conversando com o marido…
Maria Helena Ranghetti (Lenna)
Parabéns aos franceses que se preocupam com a saúde pública! Este é um país esclarecido e preocupado com seu povo. Está a anos-luz do Brasil!!!
Tania Baiao
Que ideia fantástica!!! Saindo na frente novamente: isso sim é Saúde Publica, Medicina Preventiva!!!
Eymard
Na era industrial o mundo entrou naquela roda infernal que bem lembrou Chaplin no impagável personagem engolido pela maquina. Na sequencia veio o fantastico mundo das novas tecnologias a derrubar barreiras e impor uma nova onda de burocratas empregados 24 horas no ar e uma leva de trabalhadores fora do mercado de trabalho. Se durante séculos a filosofia e a as artes oscilaram entre Deus e o Homem, nas ultimas decadas fomos ex machina! Será que a crise abrirá oportunidades para que nos enxerguemos como humanos novamente? Com tempo para o lazer, as artes, as atividades esportivas meramente prazerosas…enfim…para o que Domenico De masi chama de Ócio criativo?! Tenho fé, tenho esperança que esse dia chegará!
Lina
Eymard
Que os poderosos deste mundo te escutem.
Rogéria
Idéia fantástica!!!
Ana
Genial!
Lina, quando estive aí vi muita gente correndo nas ruas, no frio, na chuva, etc. Não vi academias, tão comuns no Brasil (exceto por um Studio de Ballet e um de Yoga). Tem academias por aí?
Sempre parabéns pelo blog!
Lina
Ana
Tem muitas academias e muitos clubs de ginástica. Mas o parisiense prefere o esporte. Ele pratica com regularidade um esporte.