As minhas longas férias de verão terminam e dentro em breve retomo a rotina parisiense. Cada vez que je rentre, verbo francês que significa voltar para casa, é com prazer que me reinstalo no sexto andar de um prédio do 9ème distrito de Paris, que abro a janela do quarto para rever o Sacre Cœur de Montmartre e a janela do escritório de onde vejo passar, escondida pela Opera Garnier, somente a luz giratória da torre Eiffel.
Em seguida faço meus roteiros habituais aliviada de constatar a permanência dos detalhes que definem o caráter da cidade.
As feiras e a excelência dos produtos que aí encontro. Muitas delas dedicadas aos produtos sem agrotóxicos e provenientes de pequenos produtores, outras mais tradicionais mas sempre centradas na qualidade dos comerciantes.
Os museus, alguns gratuitos um dia por mês ou mesmo o ano todo, resultado de uma ação voluntário de acesso fácil à cultura.
Os cafés, todos deliciosos, dos mais famosos aos mais escondidos e discretos. Cada um com uma clientela específica em função do bairro e do endereço: turistas, estudantes, habitantes do bairro, advogados, peoples, funcionários, artistas.
O Sena e suas margens onde fazemos piqueniques, praticamos esportes e marcamos encontros com amigos nos bares, restaurantes e casas de espetáculo.
Os jardins, as floras e seus floristas famosos (veja nosso vídeo aqui) ou os minúsculos comerciantes de buquês que encontramos em todos os bairros.
As rotinas dos parisienses como um café acompanhado por um jambon beurre – sanduíche de presunto com manteira – no café ao lado de casa. Perfeito, à condição que a baguette seja crocante e o presunto cortado na hora.
Em Paris, cada estação possui eventos específicos. Setembro, por exemplo, e o mês dos eventos gastronômicos comandados pela Fête de la Gastronomie. Mas os que prefiro são os pequenos acontecimentos espontâneos que encontramos ao flanar pelas ruas: um músico, uma banda, uma degustação diante de uma cave, um brechó de rua.
A excelência dos transportes públicos. O metrô de Paris é um dos melhores do mundo pela pontualidade e sobretudo pela proximidade das suas estações. Qualquer endereço parisiense possui um metrô por perto. Mas eu prefiro os ônibus onde me sinto turista em pleno city tour por Paris.
E o que seria Paris sem seus turistas? Nestes muitos anos de vida parisiense fiz encontros inesperados nas ruas da cidade. Esbarrei com conhecidos da infância, colegas da universidade, leitores que me reconheceram e aqui penso sobretudo na Mônica. Um dia, ao descer correndo do metrô para tirar uma foto interessante, fui abordada por uma brasileira que me disse: você é a Lina, não? Eu já tinha uma amiga resultado de um encontro improvável no deserto da Tunísia. Agora tenho outra, desta vez encontrada na estação Opera do metrô parisiense.
Retorno sempre à Paris por estas e mais outras, muitas outras razões.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Francisco
Parabéns pelo lindo texto!
A frase estava incompleta
Francisco
Parabéns pelo lindo Lina!
Somos muito fãs desta maravilhosa França e deste incrível Conexão Paris que realmente faz a conexão Brasil/França para aqueles que vivem do lado de cá do Oceano Atlântico .
Muito obrigado por nos proporcionar isto!
Adene Muniz
Amei o texto e me identifiquei muito porque o 9eme também é o meu distrito preferido. Morro de saudades de Paris e, se Deus quiser, em julho estarei de volta.
Renato Rios
Oi , Lina !
Você deve , a julgar pelo relato , bem perto da rue du Conservatoire , onde moram os amigos que me hospedaram , quando estive em Paris , entre 23 e 30/08/2016. Da sala onde dormia tinha uma vista semelhante do Sacré Cœur , acima fisctelhafks de zinco .
Aproveito para cumprimentar o Aníbal , que fez meu transfer , do CDG até meu local . E o contato , com Adriana , da loja , que fica em São Vicente , cidade vizinha de Santos -SP .
Abraço
Denise
Sorte de vocês que estão com a viagem programada para conhecer ou reviver esses momentos! Realmente Paris deixa saudades.. Lugares incríveis, paisagem deslumbrante.. Até os prédios mais antigos são dignos de uma bela foto. Eu amei!!! Por mim iria todo ano. E o blog me ajudou (e muito) em todo o meu roteiro!
Sandra Freire
Belo e oportuno texto pois sou também apaixonada por Paris e vou matar a saudade em outubro .
kariny
Adorei o texto Lina. Estou com saudades demais dessa Paris. Saudade é amor que fica, e me apaixonei por Paris já na primeira ida.
jose carlos martins
Olá, Rodrigo !
Bom dia !
Obrigado pela sua orientação quanto ao bairro.
Gostaria que obter informações sobre o Hotel
Atlantis St. Germain, 4, Rue Du Vieux Colombier.
Ficarei imensamente grato
José Carlos Martins
Rodrigo Lavalle
José, infelizmente não conhecemos o hotel.
Sandra
Que delícia de texto!
Dillemba
Lina, agora fiquei com raiva de ti. Um mês fora de Paris e estás com saudades? E nós, míseros mortais, que vamos no máximo uma vez por ano, e eu nem isso? O que nos resta senão chorar? Rs. Beijo.