por Rodrigo Lavalle
Focando mais nos aspectos técnicos, artesanais e sociais e menos na moda, a exposição La Chaussure, une passion française fica até o dia 4 de novembro no Atelier Richelieu. Dividida em várias partes ela tem como principal intuito ser didática.
Logo no início aprendemos sobre o processo e as etapas de fabricação de um sapato. É uma parte bem técnica com textos que podem ser um pouco cansativos para os leigos. O mais interessante são os exemplos dos diversos tipos de sapatos e suas nomenclaturas corretas: desde a ‘rasteirinha’ até a bota de cano alto, passando por escarpins e calçados masculinos. É uma boa chance para se aprender a diferença entre os vários modelos de saltos.
Outra seção bem informativa é a que mostra os sapatos usados pelas diferentes profissões, de cozinheiros e policiais a dançarinas e palhaços. Confesso que fiquei surpreso quando vi os sapatos de palhaço. Eu nunca tinha percebido que eles são sapatos bem específicos para uma profissão bem específica. Da mesma maneira que os sapatos masculinos pretos clássicos fazem parte do uniforme de trabalho dos homens de negócio.
O segundo andar da exposição mostra o lado mais ‘fashion’ da indústria. Dá-se ênfase a alguns modelos como os escarpins pretos e as ballerines e a alguns designers e fabricantes como Roger Vivier. Aqui podemos perceber como a maioria dos modelos femininos ficam datados bem rápido enquanto os modelos masculinos permanecem clássicos.
A exposição termina com a parte mais pop e glamurosa intitulada ‘Le Théatre des Créateurs’ que apresenta criações de famosos sapateiros franceses – Christian Louboutin, Pierre Hardy, Robert Clergie. Ali estão os verdadeiros objetos de desejo.
Várias palestras com profissionais do ramo acontecem todos os dias no local.
La Chaussure, une passion française – Atelier Richelieu 60 rue Richelieu 75002 metrô Bourse – Aberta todos os dias de 10:00 às 20:00 até o dia 04 de novembro. ENTRADA GRATUITA.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Madá
Muito bom! Adoro quando se junta arte à praticidade e conforto. Adriana Pessoa, qual é mesmo aquela designer maravilhosa que você comentou aqui num post do Tour d’Argent ?
rogê
Jacqueline,
Em decisões difíceis devemos consultar o nosso Coração,
ele sempre tem sábias soluções que não trazem arrependimentos. Como disse o poeta “o coração tem razões que a própria razão desconhece…”.
Tenha sempre vários pares de sapatos, pois a mulher deve ser sempre bela e elegante dos pés a cabeça.
Adriana Pessoa
Jaqueline,
muito engraçado o seu comentário! Junto-me a você !
Somos centopéias!!
Jacqueline
Rogê, desses 780 milhões um bom número deles está na minha sapateira. E ontem voltei de uma viagem com enorme arrependimento de ter resistido à tentação de entrar numa loja que tinha uns modelos incríveis na vitrine. É paixão mesmo e não só francesa. Como uma mulher pode dizer que não entende?
Cristiane Pereira
Adorei o post! Pena que a exposição não coincidiu com minha temporada na cidade!
Beth Lima
Eu adoro sapatos!
Uso e abuso das sapatilhas e sou fiel a uma marca que já me acompanha há anos.
Aline
Feliz artigo ! Sapatos , sempre benvindos !
Artigo bem interessante ! Sapatos sempre benvindos !
rogê
A quem possa interessar:
Em uma rápida pesquisa constatei que, no Brasil existem
cerca de 3.000 fábricas de sapatos, que empregam + – 120.000 pessoas. Só no Brasil em 2011 foram vendidos 780 milhões de pares de sapatos! E tem gente que não entende o “assunto” sapato nos dias de hoje. Talvez seja um anacoreta!
Maria das Graças
Sinceramente eu não entendo o assunto “sapato” nos dias de hoje.
Eymard
Eis ai uma paixao que ultrapassa fronteiras. O cinema tambem ajudou a transformar o sapato em objeto devdesejo e, porque nao, ate mesmo de fetiche!