Nossa querida leitora Lourdes Marques nos conta como foi sua visita ao Santuário Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Lourdes.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Lourdes, na França
Acredito que, para os católicos, visitar o Santuário Nossa Senhora de Lourdes seja uma experiência emocionante e inesquecível.
As Basílicas, as diversas capelas, a Gruta, o banho da purificação, a água da fonte, o belo rio Gave de Pau, a solidariedade das pessoas, tudo contribui para nos sentirmos em um ambiente de paz e tranquilidade interior.
Ao cruzar a Porta da Misericórdia, como é chamada a porta de entrada do Santuário, nos deparamos com uma grande praça tendo as Basílicas da Imaculada Conceição e de Nossa Senhora do Rosário ao fundo. É um momento de grande emoção para os peregrinos.
A Basílica da Imaculada Conceição é também chamada de Basílica Superior e compreende uma nave dividida em nove vãos iguais, de estilo ogival do século XIII.
Foi benta em 15 de agosto de 1871 e consagrada em julho de 1876. Seus vitrais retratam a história da Virgem Maria.
Continuando pela praça, do lado esquerdo, temos a Basílica subterrânea São Pio X, com uma superfície de cerca de 12.000 m². O interessante dessa Basílica é que, da praça não se percebe que existe uma igreja tão grande e bonita embaixo do lindo gramado verde.
Sua planta apresenta um formato oval de 201 metros por 81 metros. Com uma capacidade máxima de 25.000 pessoas, esta Basílica foi consagrada em 25 de março de 1958, na época do centenário das Aparições, pelo futuro Papa João XXIII.
Ela é decorada por 39 telas que representam diversos santos e beatos, bem como por 52 obras em gemmail (uma técnica artística constituída pela justaposição de fragmentos de vidro colorido).
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Do lado direito da praça principal, ao cruzarmos uma das pontes sobre o rio Gave de Pau, vemos a Igreja de Santa Bernadette. Esse foi o último local de culto construído na área do Santuário e inaugurado em 1988.
A Igreja Santa Bernadette está situada em frente à Gruta de Massabielle. Esta igreja moderna, dotada de divisórias removíveis, foi edificada no lugar onde Bernadette Soubirous encontrava-se na ocasião da última aparição, em 16 de julho de 1858.
De todos os lugares do Santuário o mais visitado é A Gruta das Aparições, que fica no rochedo de Massabielle e é o lugar onde a Virgem Maria apareceu, em 1858, para Bernadette Soubirous, uma jovem de 14 anos, originária de Lourdes.
No fundo, à esquerda da Gruta, está a fonte revelada por Bernadette segundo as indicações da Santa Virgem.
Todos os visitantes querem sentir a emoção de tocar a água que jorra do rochedo. A água da fonte é canalizada e alimenta os chafarizes, as piscinas e o caminho de água.
A Gruta é visitada por cerca de 6 milhões de pessoas por ano.
Na base do rochedo de Massabielle está a Basílica de Nossa Senhora do Rosário. De estilo romano-bizantino, ela foi projetada como pedestal da Basílica da Imaculada Conceição, que está situada acima da Gruta das Aparições.
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é um monumento ornamentado com mosaicos venezianos que se estende sobre uma superfície de 2000 m².
A Cripta também se situa no Rochedo de Massabielle entre a Basílica Superior e a Basílica do Rosário. Ela foi o primeiro santuário inaugurado em 19 de maio de 1866 e possui uma capacidade de 120 lugares.
Acima da entrada observe um mosaico de São Pio X. Um longo corredor de acesso coberto de ex-votos que agradecem a Deus e rendem-lhe graças por intermédio da Virgem Maria por todas as bênçãos recebidas conduz a um local de silêncio e oração pessoal.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence
Outro importante lugar de visita são as Piscinas do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. O banho nelas significa para os peregrinos a purificação, o perdão e a reconciliação. Todos os anos, cerca de 350.000 pessoas passam por essas piscinas e banham-se em uma água de aproximadamente 12°C.
Para atendimento aos visitantes existe um Centro de Informação, um pequeno hospital, cadeiras de rodas e triciclos para pessoas com dificuldades de locomoção e uma livraria. Clique aqui e acesse o site oficial do Santuário.
A programação diária de março a outubro de 2016, que é impressa também em português, é bem extensa e se encerra, às 21h, com uma bonita e emocionante Procissão Mariana, onde todos portam uma vela acesa e tem a imagem de Nossa Senhora de Lourdes à frente.
Na cidade de Lourdes existem outros passeios interessantes a fazer como visitar o Pic du Jer através de um passeio de funiculaire, ou fazer um city tour em um pequeno trem que circula a cidade saindo do Office de Tourisme (clique aqui para acessar o site) ou da rua ao lado do Santuário, mas o complexo católico é o ponto principal dos visitantes da cidade.
Nota do Conexão Paris:
Lourdes fica no sudoeste da França, próximo à Bordeaux e à Toulouse, quase na divisa com a Espanha.
Ela é o 3° local de peregrinação católica mais visitado do mundo, perdendo somente para o Vaticano e para a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México.
Existem trens rápidos (os TGVs) saindo da Gare Montparnasse em Paris com destino à Lourdes, a viagem dura cerca de 6 horas.
Outra opção interessante é se hospedar na cidade de Bordeaux (leia aqui nossos artigos sobre a cidade e a região) e de lá ir até Lourdes (cerca de 2h30 de viagem em TGV direto), foi isso que a Lourdes fez.
Como chegar em Lourdes
Saindo de Paris temos três opções, de carro, de trem TGV ou de avião.
. De trem. Em 6 horas fazemos centro de Paris Gare Montparnasse/centro de Lourdes. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência (clique aqui para pesquisar e comprar), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião de Paris a Lourdes dura 1h15. Clique aqui para pesquisar as melhores ofertas de passagens aéreas.
. De carro. Passando por Orléans, Tours, Bordeaux. Belo passeio no Vale do Loire e na região vinícola de Bordeaux. Clique aqui e obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
31 Comentários
Ana Carvalho Junqueira
Agradeço aos mentores deste site a experiencia de nos proporcionar momentos como se estivéssemos em Lourdes.
Meu grande sonho é ir a Lourdes. Minha mãe Ana Cândida quando recém nascida por uma parteira no meio de uma fazenda no interior de São Paulo, ficou a morte. Sua mãe Luiza em suplicas ardentes recebeu em seu coração a instrução de colocar água de Lourdes na boquinha da recém nascida. Ela ainda duvida e contesta dizendo a Nossa Senhora de Lourdes que já havia tentado dar a água de Lourdes por duas vezes mas sua filha não engolia. Nossa Senhora de Lourdes insiste para ela. Luíza então mais uma vez coloque um gota de água de Lourdes na boca de sua filha . E assim ela mais do que depressa obedeceu e colocou água de Lourdes na boquinha já roxa da criança. E percebeu que sua filha tinha engolido! Neste momento tomada de completa comoção, Luiza volta aos pés de Nossa Senhora de Lourdes e agradece a via de Ana Cândida Brant da Silva Carvalho Junqueira. Neste momento promete a Nossa Senhora que sua filhinha usaria branco e azul até que completasse 6 anos. E assim foi. Ana Cândida depois dos 6 anos, gostava tanto de homenagear Nossa Senhora que usou branco e azul todos os sábados até o dia de sua vida. Hoje já nos braços de Deus Pai. E eu Ana após a ida de minha mãe a Deus, uso branco e azul todos os sábados em honra e agradecimento a Nossa Senhora de Lourdes. Por isso tenho esse sonho de ter a oportunidade de um dia ir pessoalmente a Lourdes e rezar um terço de joelhos para agradecer o Dom da vida de minha mãe Ana Cândida com o apelido de Candú.
Rodrigo Lavalle
Ana, emocionante depoimento. Esperamos que você realize seu grande sonho de ir a Lourdes.
Sérgio Itamar Alves
Salve Nossa Senhora de Lourdes nesse dia de sua primeira aparição,dai-me sua benção e renove a minha saúde.Abençoe meus filhos,filhas e netas.Amém.
Aurea Borne
Amei Lourdes! Vc respira fé e respeito. Pessoas de todas as idades reverenciam esse santuário encantador. Sem contar os Pirineus ali ao lado… de tirar o folego!
Ivone Del Grandet
na minha próxima viagem a França irei visitar Loudes sempre que vou a Paris vou na Nossa Senhora Das Graças na rue di Bac. Obrigada pela reportagem.
Cristiane Pereira
Fui a Lourdes em 2012 com minha mãe e me senti muito tocada espiritualmente. Foi uma experiência de fé muito marcante. Recomendo a todos que têm fé. Além de todos os aspectos religiosos, é uma região linda.
José Freire de Andrade
Parabéns ! Linda e importante reportagem.
Alexandre
Realmente um lugar lindo para se visitar.
Muito interessante a reportagem. Parabéns.
Rozangela
Estive lá agora em julho e adorei ter conhecido; o santuário é lindo e a energia que flui alí é muito emocionante. A cidade toda é muito fofa, localizada no meio das montanhas dos pirineus nem parece um santuário, parece uma cidade turística linda ! A missa das velas foi um show à parte, tive o privilégio de participar ! Vale a pena conhecer mesmo !
Fernando Tenório
Estive em Lourdes junto com minha esposa em 2012. Esse é um lugar santo. Fiquei emocionado o tempo todo pelas maravilhas que lá se vê.
A energia do lugar, a fé das pessoas, a beleza e a natureza local. É tudo muito forte e abençoado.
Marcelo
Não somente para católicos, eu como cristão protestante teria um imenso prazer em conhecer este templo, por sua arquitetura e importância espiritual !