Sangue e luzes da Praça de la Concorde: quando visitar pela primeira vez a principal praça de Paris não se esqueça que ela foi palco de muitos eventos trágicos.
Hoje é difícil imaginar um cenário de sangue e luzes da praça de la Concorde.
Ela é a mais bonita e elegante praça de Paris, situada entre a avenida Champs Élysées e o jardim Tuileries.
Em torno, a embaixada dos USA, o bonito hotel Crillon, atualmente fechado para reformas, o Ministério da Marinha e o Automóvel Club da França.
No seu centro, o famoso Obelisque, proveniente do Templo de Luxor no Egito (leia aqui a história desse obelisco).
Ao lado, duas fontes que representam os rios e os mares. E nos ângulos da praça, estátuas símbolos das cidades francesas.
Hoje ela se chama Concorde, concórdia, nome escolhido para marcar a reconciliação dos franceses após a Revolução.
Quando você atravessar esta monumental praça, lembre-se que ela foi palco de eventos violentos da história da França. No seu centro, esteve instalada a guilhotina que executou Louis XVI, em 21 de janeiro de 1793, e Marie Antoinette, alguns meses mais tarde, em 16 de outubro de 1793.
No centro da praça, no solo, procure uma placa indicando o lugar da guilhotina e o nome das pessos guilhotinadas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
29 Comentários
Elci Júnior
Que bom relembrar as minhas passagens pela Concorde! Confesso que, na primeira vez, passei batido indo para o Tuileries… Mas, no dia seguinte, um dia frio do cão!, eu parei com calma para admirar o imponente Obelisco. Não sabia também da placa no chão… Olha, que chato! Vou ter de voltar em Paris para olhar “essa” placa!!!!
Ezio De Santis
França/Paris sua história , das mais completas ,
lugar apaixonante fica sempre a vontade de voltar !!!
Sérgio Egg
À época do terror, a Place de La concorde era o centro das execuções. Entretanto, se visitar a Cemitério Père la Chaise, na saída para a Rue de La Croix-Faubin, a duas quadras, poderá observar cinco lajes de concreto rigorosamente calculadas para suportar a guilhotina de forma que deslizasse nas colunas das lâminas uniformemente. Esquina defronte a Place de Petite-Roquette, onde se localizava a prisão para mulheres, demolida em 1975. Hoje um jardim público.
Edgar
Há uma relação completa com o nome de todos os guilhotinados – inclusive o rei e a rainha – na Conciergerie, bem próximo da cela em que ficou Marie Antoniette. Recomendo muito que se faça uma visita a esse ponto: sem fila, espetacular, com uma história riquíssima e ainda por cima completamente fora do roteiro dos milhões de visitantes que vão a Paris.
Paulo Sindeaux
Estive na praça e ela é magnifica. Pena que não sabia da placa no chão com o nome dos guilhotinados.
O Obelisco (na realidade eram dois, um foi devolvido por Mitterrand em 1990 aos egípcios), ficavam na frente do Templo de Luxor.
Sua instalação foi localizada onde estava a guilhotina. Chegou em Paris em 1833, mas somente em 1836 foi colocado no local em que se encontra.
Jacqueline
Foram cerca de 3.500 guilhotinados, não? Só não tive a informação de foram todos nesta praça. Creio, porém, que a localização da famigerada guilhotina era apenas essa. Ou não?
Paris, na verdade, tem uma história banhada de sangue.
Rodrigo Lavalle
Jacqueline, em Paris as guilhotinas foram instaladas em lugares diferentes. A primeira foi diante do Hotel de Ville. Existia uma também em frente à Square de la Roquette no 11° arrondissement.
Abraços.
Grazi
Por isso acho tão importante estudar um pouco da história do lugar visitado (eu estudo muito!), porque esses detalhes deixam tudo ainda mais interessante!
Fiquei em um Hotel perto da Place de La Concorde. Adorei tudo, como adoro tudo em Paris... A " Cidade Perfume" ...
Nenhuma palavra a mais, nem a menos : Amo a França, amo Paris !!!!!
Maurício Christovão
Também quero ver os nomes dos guilhotinados…
Não sabia disso. CP é sempre cultura!!!
Lucio Rezende
Eu estive nesta praça no ano passado , é uma pena que o meu guia não tenha mencionado estes detalhes , pois eu prestaría mais atenção nestes detalhes . a única coisa que ele comentou é que este obelisco foi um presente do Egito e , que é um dos monumentos mais antigos do mundo .