Rua Férou
A rua é estreita com belo imóveis escondidos por muros altos. Ela liga o jardim Luxembourg e a praça Saint Sulpice, quer dizer, o coração intelectual e elegante de Saint Germain.
Ela se chama rua Férou e se tornou ponto de peregrinação dos fãs de poesia e de literatura porque lá se encontra o poema mural, de 300 m2, Le Bateau Ivre (O Barco Ébrio) de Arthur Rimbaud.
Le Bateau ivre
Por que neste lugar ? Pertinho do muro, na esquina da rua Bonaparte e da rua Vieux Colombier, existe uma placa informando que em 1871 Rimbaud recitou pela primeira vez este poema no restaurante – que não existe mais – Denogeant.
O poema mural foi realizado pela Fundação Tegen-Beeld e é uma iniciativa cultural holandesa financiada pela Embaixada da Holanda em Paris. Ela foi realizada pelo calígrafo Jan Willem Bruins.
Neste poema Rimbaud descreve um barco que rompe suas amarras, uma metáfora do poeta rompendo com a ideologia dominante e a poesia tradicional.
Os versos se referem várias vezes à história francesa e cria imagens que, para os não inciados, são dificilmente interpretadas.
Muitos consideram que o poema é também uma alegoria do persurso que todos fazemos da infância até a idade adulta. Toda a obra de Rimbaud foi escrita durante um período de seis anos, entre quinze e vinte e um anos. Depois, silêncio total. O poeta se tornou um mito, exemplo do intelectual torturado que renuncia à comunicar seus sentimentos e mergulha nos prazeres destrutores das drogas. Rimbaud morreu aos 37 anos.
Leia o poema da direita para a esquerda
No muro encontramos um toque do humor holandês, explicando porque devemos ler o poema da direita para a esquerda: Rimbaud, aos 17 anos, declamou o Le Bateau Ivre pela primeira vez aos seus amigoa à partir do primeiro andar de um antigo café do outro lado da praça Saint Sulpice. Na nossa imaginaão, o vento soprava da praça Saint Sulpice em direção à rua Férou.
O poema, o muro, a caligrafia e a região formam um conjunto perfeito!
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
7 Comentários
Mauricio Christovão
Excelente!!! Uma vida é pouco para conhecer Paris…
Regiane
Passei por essa rua várias vezes e me chamava atenção o texto escrito na parede! Agora sim, sei o porque do texto rs há bares e restaurantes muito bons próximo a esta rua…
Nathalie
Sempre com matérias interessantes acompanhado de fotos incríveis. Leio desde o inicio do blog quando era outra proposta, evoluiu para muito melhor. Parabéns pelo trabalho.
Jovair
Interessante
MonicaSA
Delícia de dica. Desconhecia esta rua e o mural-poema. Já tenho uma ótima desculpa para voltar.
Mario Gurgel
Cada matéria mais surpreendente que a outra !!!
Parabéns Lina !!!!
Rodrigo Lavalle
Mário, obrigado!