Paris tem cerca de 6.300 ruas. Algumas têm nomes estranhos, outras têm nomes engraçados. O site Paristique conta a origem dos nomes de muitas ruas de Paris.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
As Ruas de Paris
Segundo dados de 2012, Paris possui 6.290 vias públicas e privadas.
Desde a origem da cidade e até o século XVII, os nomes das ruas de Paris foram dados a partir de circunstâncias, características e peculiaridades de cada uma delas ou de seu entorno. Por exemplo:
- o destino (outra cidade fora de Paris) para o qual a rua em questão levava: rue Saint-Denis;
- o estado físico da rua (pavimentada, esburacada, com árvores etc): rue Percée;
- as igrejas, escolas ou estabelecimentos públicos que existiam na rua: rue du Temple;
- as mansões dos nobres: rue Geoffroy-l’Angevin;
- grupos étnicos, religiosos ou profissionais que habitavam ou trabalhavam na rua: rue des Juifs.
Obviamente, esse sistema ocasionava confusões e nomes repetidos à medida que a cidade crescia e se transformava.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Foi somente a partir do reinado de Henri IV (1589 a 1610) que as ruas parisienses começaram a ser nomeadas de forma oficial e sem nenhuma relação direta com as suas circunstâncias, características e peculiaridades.
Nessa época, mais precisamente em 1605, entrou em cena os sistemas honoríficos e geográficos, sendo que, em um primeiro momento, somente os nomes dos membros da realeza foram dados às ruas parisienses.
Desde então – e principalmente durante a Revolução Francesa – e até os dias de hoje, muitas ruas de Paris foram renomeadas e re-renomeadas, algumas voltando ao nome original.
As famosas placas azuis com o nome das ruas, que hoje em dia são indissociáveis da imagem de Paris, foram implementadas em 1844 por Claude-Philibert Barthelot de Rambuteau.
De acordo com uma pesquisa feita em 2016 pela France TV Info, somente 247 ruas de Paris (cerca de 4% do total) receberam o nome de uma mulher ilustre, ao passo que 3.156 ruas parisienses foram nomeadas em homenagem a um homem (cerca de 51% do total).
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Paristique
A fim de jogar um pouco de luz sobre os nomes das ruas parisienses, Guillaume Derolez, criou, a partir de dados coletados e disponibilizados pela prefeitura de Paris, o site Paristique.
O site apresenta um mapa interativo de Paris onde é possível conhecer a origem do nome de várias ruas da cidade e também seus nomes anteriores.
Paristique é um daqueles sites onde passamos horas descobrindo preciosidades e aumentando nosso repertório de assuntos para os eventos sociais.
Alguns exemplos:
- Rue de Sévigné (Marais): a Marquesa de Sévigné morou nessa rua de 1677 a 1696 no Hôtel de Carnavalet, onde hoje funciona o Museu Carnavalet, dedicado à história da cidade de Paris. Anteriormente a rua se chamava rue de la Culture Sainte-Catherine.
- Rue Vieille du Temple (Marais): rua que levava à Commanderie du Temple, uma das ordens francesas dos cavaleiros cruzados. Tem esse nome desde o século XIII.
- Rue des Écoles (Quartier Latin): rua que atravessa a região onde ficam grandes escolas francesas como a Sorbonne e o Collège de France.
- Rue de l’Abbaye (Saint Germain): rua construída no terreno da abadia de Saint Germain des Prés, fundada em 543.
- Rue Vide-Gousset (2º arrondissement): o nome da rua – esvazia bolso, tradução livre para o português – provavelmente se deve aos inúmeros roubos que nela aconteciam.
- Rue de Mauvais Garçons (Marais): rua dos meninos maus, devido às gangues que frequentavam a rua.
Leia também
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas no coração de Saint Germain): use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva e ganhe 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – clique aqui para conhecer o hotel e fazer sua reserva.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
Humberto Figueiredo
Muito agradável a leitura, tal qual Paris.
Quando lá estive, fiz questão de procurar a PLACE RIO DE JANEIRO, nomeada em homenagem a minha cidade.
Christina
Adorei a matéria sobre as ruas de Paris, obrigada. Merci mille
Rodrigo Lavalle
Christina, obrigado por nos acompanhar.
Genoveva Margarida Malbouisson Pitangueira
Muito interessante é inteligente esse mapa com os nomes das ruas da ÎLE DE LA CITÉ.Gostei muito e é prático. Orienta bastante.
Ricardo Sérgio
C’est très intéressant !