No início do meu primeiro inverno em Paris, encontrei uma amiga para um café e comentei com ela que eu estava morrendo de frio. Ela me olhou dos pés a cabeça e disse: “Você optou por estar elegante ao invés de estar aquecido”. Ela, por sua vez, estava bem confortável e aquecida mas parecia que tinha enrolado o edredon ao redor do corpo.
A medida que o inverno foi passando fui descobrindo que, sim, é possível estar ao mesmo tempo elegante e aquecido. O segredo é se vestir em camadas – o chamado look cebola – com peças não necessariamente volumosas mas que possuem características isolantes e/ou que guardem o calor do corpo. O look cebola também é importante pois é facilmente adaptável às variações de temperatura ao decorrer do dia: andar na rua, andar de metrô, entrar numa loja, sentar num restaurante, sentar na terrace de um café, tomar um drink num bar, etc. É só ir se desfazendo das camadas até se sentir confortável. Vale lembrar que todos os ambientes fechados têm aquecimento e somando-se isso ao calor gerado pelas pessoas, pode se sentir muito calor.
Algumas dicas do tipo de roupa a se usar, começando da camada mais interna:
. 1ª camada: roupa íntima comum.
. 2ª camada: ceroulas e camisetas manga comprida térmicas, feitas de tecidos tecnólogicos.
A marca japonesa Uniqlo possui uma linha de roupas chamada HEATTECH feitas a partir de uma fibra sintética mesclada a uma proteína do leite. As roupas são leves, macias e confortáveis. O tecido transforma o vapor emitido pelo corpo em calor enquanto que as bolsas de ar existentes entre as suas fibras o retêm. O tecido ainda possui características anti-bacterianas que diminuem os odores desagradáveis causados pelo uso prolongado da roupa.
Uma alternativa brasileira são as camisetas “segunda pele” vendidas em lojas de acessórios para motoqueiros.
. 3ª camada: suéter de lã ou cachemir (a opção mais quente e macia e menos volumosa) + calça.
. 4ª camada: casaco mais pesado.
Alguns tipos de casacos:
Casaco de lã/feltro:
– caban ou pea-coat: casaco curto de origem naval, geralmente preto ou azul marinho, possui abotoamento duplo, pode ou não ter capuz;
– duffel-coat: usado pela Marinha Britânica na Primeira Guerra, sua característica mais marcante são os quatro fechos de corda e madeira (pode ser de chifre ou de plástico mesmo), possui capuz e bolsos frontais, comprimentos variados;
– ¾ (três quartos): o grande clássico, abotoamento simples (mais prático) ou duplo, pode ir até a coxa, joelho ou panturrilha,
Parka: mais informal, geralmente feita de algodão ou algum tecido impermeável, possui forro levemente acolchoado ou em pele (falsa ou real) e capuz também com detalhes em pele, abertura frontal com zíper e botões e cordão ao redor da cintura.
Doudoune: amadas por uns e odiadas por outros, as doudounes são aqueles casacos de nylon super acolchoados, também conhecidos como casacos de ski. Alguns acham que ficam parecendo o boneco da Michelin quando usam uma doudoune mas é inegável que elas são uma das proteções mais efetivas contra o frio.
A Uniqlo tem uma linha de doudones baratas, leves e pouco volumosas chamada Ultra Light Down.
Existem versões luxuosas e caras feitas por marcas como as francesas Moncler e Pyrenex que, muitas vezes, se associam a famosos estilistas para lançar coleções personalizadas. Também famosa por suas doudounes poderosas é a marca canadense Canada Goose.
Em qualquer um desses casacos, o capuz é sempre uma boa pedida pois perdemos muito calor pelo topo da cabeça e, quando o capuz não estiver sendo usado, ele aquece a região da nuca e do pescoço.
. 6ª camada: acessórios.
Usar sapatos de solas grossas que isolem o frio que vem do chão (um dos principais motivos dos pés ficarem gelados) ou usar palmilhas isolantes. No Brasil existem palmilhas de lã de carneiro também eficazes para isolar o frio.
Usar meias de cachemir ou feitas de tecido thermolactyl que retem o calor.
Usar cachecóis. Se o ar estiver muito gelado, cobrir o nariz com o cachecol para aquecer o ar respirado.
Usar gorros para evitar a perda de calor pelo topo da cabeça.
Apesar de atrapalharem o manusear de telefones e dinheiro, as luvas são importantes pra diminuir a sensação de frio generalizado. Às vezes podemos dispensá-las e colocar as mãos nos bolsos do casaco. Menos um item pra se perder…
Só lembrando que esse roteiro de camadas é uma sugestão, eu mesmo nunca uso ceroulas. Cada pessoa tem uma tolerância ao frio e às vezes é mais prático usar menos camadas e passar um pouco de frio nas ruas. Ficar com as mãos ocupadas com casacos e suéteres enquanto se faz compras também é um pouco incômodo mas é um mal necessário.
Endereços:
Uniqlo: 17 rue Scribe, 75009
Moncler: 7 rue du Faubourg Saint Honoré, 75001
Pyrenex: 32 rue de Poitou, 75003
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
392 Comentários
Fernanda
Queria agradecer muito ao ConnxaoParis por todas as dicas, que foram SUPER validas. Acabei de voltar de Paris… meu Deus, sem explicacao para a beleza dessa cidade!! Ja estou com saudades. Povo chique! Notei que as mulheres nao usam muito calca, todas de botas ou sapatos de salto, e meia-calca (fiquei me perguntando se as meias calca dai sao mais quentes?). E os homens… ah os homens, nunca tinha visto homens tao elegantes. Dava para ver que as roupas na eram de grifes famosas, porem o corte era perfeito. Moro nos EUA e deu vontade de chorar da beleza das roupas ai. (Americano eh muitooo jeca). Pena que eh muitooo caro comparado com aqui. Mas so de andar nas ruas, curtir os cafes, os monumentos, ver o dia a dia dos franceses, so isso ja eh demais. Achei as mulheres elegantes porem parece que nao penteiam o cabelo hehehe. Dizem que os franceses sao mal humorados, nao achei. Foram simpaticos conosco. Ah, super recomendo o passeio/jantar de barco a noite. DEMAIS! Alias, TUDO eh demais! Obrigada novamente
Marcos
A melhor pedida, para mim, ainda é conferir aquela que será a última coleção da linha Uniqlo +J, parceria entre a estilista Jil Sander e a “fast fashion” japonesa. O minimalismo chique da alemã por preços bem convidativos. Na coleção há pea coats, duffle coats, parkas e doudounes, além de malhas, camisas, calças e um ou outro acessório. Comprei, em Londres, no mês de setembro, um colete estilo “doudoune” dupla face, em nylon e lã, da linha +J e, além de tecidos e acabamento de qualidade, achei o caimento muito bom. Há também opções igualmente estilosas e mais baratas nas linha normais da loja. Sou fã de carteirinha da Uniqlo! É mais descolada que a Zara e, se pensarmos em qualidade, é muito melhor que a H&M.
josé rodrigues
As roupas mencionadas na Decatlhon de Paris também são encontradas nas lojas do Brasil.
Aquela polaire que usa por baixo, da marca Quechua, eu comprei aqui por 25 reais em uma promoção.
Em Paris eu paguei 8 euros então o preço é bem parecido, considerando o câmbio de 2,50.
A seção de inverno das lojas aqui no Brasil é bem completa e tem os calçados, meias, luvas e jaquetas.
Lina, não é mercham, é informação rs.
Abraços
conexaoparis
José rodrigues
Toda informação é bem vinda.
carol
ADOREI!
Cíntia Ferraz
Com essas dicas, acho que vai dar tudo certo no Reveillon quando estarei em Paris com o meu marido, minha irmã e meu filho de 07 anos.
Já estive em Paris algumas vezes sendo uma delas num Reveillon mas é a 1ª vez do meu filho e já no inverno.
Lázaro Freire
Look Michelin, risos…
Tá, eu concordo que há (algumas) doudonas (japonas listradas) de bom gosto (e preço) nas melhores grifes. Mas estas tem outros detalhes, pelo menos as que vi na Champ Elyses e em algumas marcas da Lafayete. As que chamei de Boneco da Michelin em outro post são mais as “padrão” e acessíveis, tudo preto sem detalhes, listras horizontais grossas e estufadas longitudinais, aparência sintética, sem diferenciação. Vi muito nas ruas em Paris este mês, certamente é adequado e bastante usado. Vesti uma da Zara (170 euros) e tirei imediatamente, muito muito quente! Funciona. Mas gosto é algo bem pessoal, risos. As que achei minimamente elegantes custavam algumas ou várias vezes o preço desta popular que experimentei.
Maurício Christovão
Penélope e Rodrigo, cada um na sua, estão batendo um bolão!!! Grandes aquisições para o time da CP!!!
Beth
Rodrigo
Muito bom o seu artigo!
Como vc, também não uso ceroulas, risos.
E uso e abuso de suéters e cardigans de cashmere…
Mas não dispenso minhas meia-calça de lã/cashmere sob saias ou calças compridas. E botas impermeáveis forradas de lã de carneiro..
Acho importante lembrar que essas peças “thermo-não-sei-o-que” podem causar alergias, melhor testar antes…
Abs.
parisiense
Claro, na verdade a dica vai por e-mail com o link do conexao 🙂
Vil Muniz
Oi Rodrigo!!!!
Eu bem sei sobre esse frio Parisiense, é de doer…e realmente esse processo cebola,segura o frio legal…essa sua matéria é excelente para quem vai pela 1º vez a Paris no inverno.Amei!!!!
beijocas!!