No início do meu primeiro inverno em Paris, encontrei uma amiga para um café e comentei com ela que eu estava morrendo de frio. Ela me olhou dos pés a cabeça e disse: “Você optou por estar elegante ao invés de estar aquecido”. Ela, por sua vez, estava bem confortável e aquecida mas parecia que tinha enrolado o edredon ao redor do corpo.
A medida que o inverno foi passando fui descobrindo que, sim, é possível estar ao mesmo tempo elegante e aquecido. O segredo é se vestir em camadas – o chamado look cebola – com peças não necessariamente volumosas mas que possuem características isolantes e/ou que guardem o calor do corpo. O look cebola também é importante pois é facilmente adaptável às variações de temperatura ao decorrer do dia: andar na rua, andar de metrô, entrar numa loja, sentar num restaurante, sentar na terrace de um café, tomar um drink num bar, etc. É só ir se desfazendo das camadas até se sentir confortável. Vale lembrar que todos os ambientes fechados têm aquecimento e somando-se isso ao calor gerado pelas pessoas, pode se sentir muito calor.
Algumas dicas do tipo de roupa a se usar, começando da camada mais interna:
. 1ª camada: roupa íntima comum.
. 2ª camada: ceroulas e camisetas manga comprida térmicas, feitas de tecidos tecnólogicos.
A marca japonesa Uniqlo possui uma linha de roupas chamada HEATTECH feitas a partir de uma fibra sintética mesclada a uma proteína do leite. As roupas são leves, macias e confortáveis. O tecido transforma o vapor emitido pelo corpo em calor enquanto que as bolsas de ar existentes entre as suas fibras o retêm. O tecido ainda possui características anti-bacterianas que diminuem os odores desagradáveis causados pelo uso prolongado da roupa.
Uma alternativa brasileira são as camisetas “segunda pele” vendidas em lojas de acessórios para motoqueiros.
. 3ª camada: suéter de lã ou cachemir (a opção mais quente e macia e menos volumosa) + calça.
. 4ª camada: casaco mais pesado.
Alguns tipos de casacos:
Casaco de lã/feltro:
– caban ou pea-coat: casaco curto de origem naval, geralmente preto ou azul marinho, possui abotoamento duplo, pode ou não ter capuz;
– duffel-coat: usado pela Marinha Britânica na Primeira Guerra, sua característica mais marcante são os quatro fechos de corda e madeira (pode ser de chifre ou de plástico mesmo), possui capuz e bolsos frontais, comprimentos variados;
– ¾ (três quartos): o grande clássico, abotoamento simples (mais prático) ou duplo, pode ir até a coxa, joelho ou panturrilha,
Parka: mais informal, geralmente feita de algodão ou algum tecido impermeável, possui forro levemente acolchoado ou em pele (falsa ou real) e capuz também com detalhes em pele, abertura frontal com zíper e botões e cordão ao redor da cintura.
Doudoune: amadas por uns e odiadas por outros, as doudounes são aqueles casacos de nylon super acolchoados, também conhecidos como casacos de ski. Alguns acham que ficam parecendo o boneco da Michelin quando usam uma doudoune mas é inegável que elas são uma das proteções mais efetivas contra o frio.
A Uniqlo tem uma linha de doudones baratas, leves e pouco volumosas chamada Ultra Light Down.
Existem versões luxuosas e caras feitas por marcas como as francesas Moncler e Pyrenex que, muitas vezes, se associam a famosos estilistas para lançar coleções personalizadas. Também famosa por suas doudounes poderosas é a marca canadense Canada Goose.
Em qualquer um desses casacos, o capuz é sempre uma boa pedida pois perdemos muito calor pelo topo da cabeça e, quando o capuz não estiver sendo usado, ele aquece a região da nuca e do pescoço.
. 6ª camada: acessórios.
Usar sapatos de solas grossas que isolem o frio que vem do chão (um dos principais motivos dos pés ficarem gelados) ou usar palmilhas isolantes. No Brasil existem palmilhas de lã de carneiro também eficazes para isolar o frio.
Usar meias de cachemir ou feitas de tecido thermolactyl que retem o calor.
Usar cachecóis. Se o ar estiver muito gelado, cobrir o nariz com o cachecol para aquecer o ar respirado.
Usar gorros para evitar a perda de calor pelo topo da cabeça.
Apesar de atrapalharem o manusear de telefones e dinheiro, as luvas são importantes pra diminuir a sensação de frio generalizado. Às vezes podemos dispensá-las e colocar as mãos nos bolsos do casaco. Menos um item pra se perder…
Só lembrando que esse roteiro de camadas é uma sugestão, eu mesmo nunca uso ceroulas. Cada pessoa tem uma tolerância ao frio e às vezes é mais prático usar menos camadas e passar um pouco de frio nas ruas. Ficar com as mãos ocupadas com casacos e suéteres enquanto se faz compras também é um pouco incômodo mas é um mal necessário.
Endereços:
Uniqlo: 17 rue Scribe, 75009
Moncler: 7 rue du Faubourg Saint Honoré, 75001
Pyrenex: 32 rue de Poitou, 75003
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
392 Comentários
Leila Pires
Irei à Paris no final de abril e inicio de maio para conhecer meu namorado. Ficarei 10 dias. O que levar de roupas? Tenho 50 anos.
Rodrigo Lavalle
Leila, final de abril é primavera, o frio já vai ter diminuído mas ainda não estará fazendo calor, leia esse artigo sobre como se vestir nessa época: https://www.conexaoparis.com.br/2012/03/07/primavera-em-paris-como-se-vestir/.
Abraços.
Juliana
Olá, boa noite, eu irei para Paris dia 01 de abril, eu sei que é Primavera mas não tenho idéia de que temperatura é, se é frio, muito frio ou mais ou menos, não tenho idéia pode me explicar; Ah, e depois irei para Roma você sabe como é a temperatura lá esta época também. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Juliana, nesse site http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php você consegue a temperatura com 12 dias de antecedência. No geral as temperaturas em abril ficam em torno de 12°C. Em Roma em não faço idéia.
Abraços.
Josiane
Gostei muito do seu blog, ótimas dicas!
Estarei chegando em Paris no dia 04/03 eu e meu marido passaremos uma semana, acredito que pegaremos muito frio ainda não é mesmo? Depois seguiremos para a Itália continuando nossa comemoração de 25 de casados! Acredito que o clima seja o mesmo nos dois paises, ou seja, frio! Grande abraço
Rodrigo Lavalle
Josiane, no começo de março ainda faz frio em Paris sim. Siga as temperaturas nesse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.
Cami Paracchini
Olá,
Estou programando ir a Paris no final do ano, gostaria de pegar frio, mas sem neve e nada pesado. Qual seria a melhor época para isso??
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Cami, venha em novembro ou março. Pode nevar de novembro a fevereiro, mas nem sempre acontece.
Abraços.
Isabel
Olá Rodrigo. Vou para Paris dia 08 de março e ficarei 10 dias. Essa época costuma ser muito fria? Penso em levar poucas roupas e comprar algumas por ai. Vale a pena? Obrigada! Seu blog é ótimo.
Rodrigo Lavalle
Isabel, ainda faz frio em março. Acompanhe as temperaturas através do site Meteo Paris: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.
Nívia
Eu nunca fui de me vestir em camadas e virar cebola…sempre usei a roupa certa e nunca senti frio.
Nívia
Olha para quem está preocupado com a elegância do vestuário no inverno justamente no quesito Doudoune, aviso, quando a temperatura cai a menos de 8 graus, e começa a cair aquela chuvinha cujos pingos nem chegam a molhar ,pois viram sorvete antes de cair sobre vc, quando então o bicho pega , vcs vão rogar a Deus ter naquele momento um Doudoune beeeem furnidinho ,rechonchudo e volumoso para aquecer-vos, e aí , não vão estar nem aí para aparências….
Eu tenho DOIS, e posso dizer, como são bons, práticos e funcionais! Um mais justo e curtinho, modelo para montaria, dizem, e um mais comprido com capuz, que ajuda na chuva sem precisar de guarda chuva, é quente e cheio de bolsos internos para quando sair sem levar bolsas , num roteiro diário bem turistão em qualquer cidade da Europa, houve vezes em que saí sem nada nas mãos, tudo dentro dos bolsos do meu Doudoune, cartões passaporte , dinheiro, moedas , klinex, as luvas e ainda protetores dos dedos dos pés e ainda mais um descongestionante nasal, porque meu nariz entope no frio e com essa chuvinha que eu falei acima….Eu recomendo!
Nívia
Fevereiro é o AUGE do inverno francês….
é de dar medo….
Roberto Santos
Bom dia.
Chegarei em Paris dia 16/01 e ficarei até dia 26/01/14. De forma prática, que roupas você orienta a levar e a comprar em Paris? Estava querendo comprar alguma coisa na Decatlhon aqui da Barra da Tijuca e dar uma olhada na Zara, que já está em liquidação. Obrigado desde já.
Rodrigo Lavalle
Roberto, traga um casaco pesado, suéteres, cachecol, meias, luvas, gorro, tudo de lã. Sapatos fechados e de sola grossa.
Abraços.
Maria Clara
Olá. Excelente post, tudo o que eu procurava. Gostaria de saber se o frio em Paris, no mês de fevereiro, já está mais tranquilo, rs. Passarei o mês todo lá e estou preocupada, principalmente com o meu pai. As lojas citadas nos comentários acima são de fácil acesso? Precisamos comprar logo que chegarmos em Paris. Alguma sugestão mais? Muito obrigada. Seu blog tem ajudado MUITO.
Rodrigo Lavalle
Maria Clara, pode acontecer de fevereiro ser o mês mais frio do ano, como foi em 2013. Em 2011 fez até calor nesse mês. Dessas 3 lojas citadas no artigo, eu te aconselho ir à Uniqlo onde você pode comprar o básico barato para passar o inverno, ela fica na região da Opéra, relativamente central. Se é de fácil acesso vai depender de onde você estará hospedada.
Abraços.