A leitora Viviane Gomes pegou o avião da Tam em Paris para São Paulo. Chegando em casa, percebeu que suas malas tinham sido abertas e vários objetos de valor roubados.
Entrou em contato com a Tam e ficou sabendo que a empresa somente aceita reclamações se o cliente descobrir o roubo antes de deixar o aeroporto e preencher, no ato, um documento chamado RIB.
Viviane não sabe se o roubo ocorreu no aeroporto de Paris ou no de São Paulo. Imagino que a empresa também não saiba. Já comentei com vocês a ocorrência de casos como este nos aeroportos de Paris. Periodicamente a polícia francesa prende um grupo de ladrões de malas, para logo em seguida aparecer um outro. Não sei como isto se passa no Brasil.
Acho que, se o roubo é bem feito, não percebemos nada no desembarque. E não me imagino, cansada, abrir as malas diante da esteira, em pleno aeroporto, para verificar o conteúdo.
A solução, de acordo com Viviane, seria aquele serviço que envolve a mala com um plástico transparente.
Alguém tem outra sugestão?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
Jorge Von Ah
Sou marido da Viviane e estamos voltando para Paris daqui alguns dias e me lembrei deste post. Claro que levamos a nata das compras (eletronicos, relogios, joias e cash) nas bagagens conosco, mas neste caso o prejuizo foram algumas bolsas e roupas do Jacob’s, volumosas que tiveram de ir na mala de porao mesmo. Depois do fato, comprei uma mala rigida, toda travada e viajei muito com ela sem problemas, pois o modelo impossibilita o truque da caneta no ziper. O filme plastico tbm parece criar mais uma barreira. Fora isso, contamos com a sorte, pois se o meliante quiser subtrair, impossivel escapar do transtorno.
Élbio Contini
Gostaria de mencionar a facilidade que é para se abrir o zíper de qualquer mala com uma caneta esferografica, o cadeado não resolverá esse problema comum em aeroportos, infelismente ainda não temos uma tecnologia que sane esse problema. Mas uma empresa Francesa (Delsey) fabricante de malas já estuda uma solução para o caso.
http://www.delsey.com
Monica Faria
Interessante como todos os acontecimentos relatados aconteceram na companhia TAM. Eu tive um perfume roubado dentro da minha mala de uma viagem pela TAM de Santiago do Chile para Belo Horizonte. So’ percebi em casa. Logicamente nao fizeram nada. A solucao e’ mesmo tentarmos nos proteger. O plastico protetor acho que ajuda muito, pelo menos para identificarmos a violacao dentro mesmo do aeroporto. A mala sem ziper e’ uma ideia interessante. O ideal e’ viajarmos sem objetos de valor? O sentimento de ter sido roubado e’ o mesmo, seja de pequenas coisas sem valor ou nao, mas se o prejuizo financeiro for menor…
Ron
Na Franca com certeza nao foi roubada, pois ja viajei pra Franca e outro lugares, porem os roubos e desvio e destruicao de malas acontecem no aeroporto de GUARULHOS – SP, Principalmente com a cia “TAM”, por ser a unica cia brasileira que faz voo internacional abusa disso, e quando voce vai reclamar eles criam enumeras dificuldades, para depois claro nao indenizar voce. Eu pretendo nunca mais fazer voos internacional com a Tam, ja viajei com empresas americanas Delta , AA, e nunca tiver nenhum tipo de problemas, porem com a TAM toda a viagem e transtorno, e nem importa que classe voce esteja. Eles te tratam muito bem , ate que nao aconteca nenhum incidente, porem se voce realmete e lezado por eles, esqueca que eles nao estou nem ai com voce. E um alerta pra quem faz voo internacional com a Tam, tomar muito cuidado, passar a mala em plasticos, e nao colocar nada de valor, porque eu acredito que em Gurulhos tem uma mafia ..comeca pelos funiconarios da TAM e vai ate a Receita federal etc…
Marco Paulo
meu filho veio de NY e moramos em Dourados – MS, ele voltou vindo pelo Galeão/RJ, depois Guarulhos e Final em Campo Grande.
Quando chegamos em Dourados-220 km de Campo Grande, em casa ele abriu a mala e verificou o roubo. Tinham levado as compras no valor de US$1000,00 da mala, arrebentaram o cadeado e levaram oculos, maquina, etc.
OBS- Existe uma quadrilha nos Aeroportos e ninguém faz nada.
Cuidado, o voo era da TAM – Vergonha
Sonia Marcondes
Meu filho acab de chegar de um voo de NY
fez novo check -in no Rio e a mala foi direto para CG , houve troca de aeronave em GUARULHOS . Moramos a 220 km de CG e ele so percebeu que a mla tinha sido violada em casa , levaram 3 oculos da Okley . Como não percebeu dentro do aeroporto nada pode ser feito . ATENÇÃO AO DESPACHAREM SUAS BAGAGENS :
1) Procure levar os objetos de valor na bagagem de mão
2) em TODOS os Check -in olhar se a mala foi violada
3) Divulguem em lato e bom Som que dentro dos aeroportos entrgamos nossos pertences a ladrões !!!!!!!!!!!!
Somos impotentes , e refens de malandros a companhia aérea não faz NADA pelo seu Cliente !!!!
graziele xavier
meu Deus,!!
e com mochilão, como é que funciona??? eles só tem fecho que encaixa, e ziper….
o zíper de baixo, q dá acesso ao conteúdo interno é livre, livre… o jeito é embalar..
abçs
Edson
O post é antigo, a reportagem também mas dá pra ter uma idéia de como a situação com as malas é problemática
http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid336396,0.htm
Sobre furtos de objetos da mala, é como furto de carro: não dá pra impedir porque quando o ladrão quer, consegue roubar. Mas vale dicas pra dificultar.
E quando acontecer, o objetivo é identificar o mais rápido possível. Ou seja, logo quando tira da esteira de modo que a reclamação seja feita antes da saída do desembarque. Porque depois é quase impossível conseguir indenização com a cia aérea.
O vídeo mostra que dá pra abrir cadeado fácil com uma caneta (a vendedora da mala me mostrou na loja). Então o que tem que ser feito é “ancorar” o fecho do zíper com o cadeado em algum ponto de modo que ele não possa se mover. Algumas malas vêm com uma alça de metal para que o cadeado passe por ela e pelo zíper impedindo o movimento.
Se a mala não tem essa alça, tente prender o cadeado com o zíper do bolso frontal (caso tenha) para minimizar a mobilidade.
Se não tiver bolso com zíper ou alça de metal, faça um laço com enforca-gato, abraçadeira ou “tie-wrap” prendendo numa das alças de mão. Esse laço deve ser grande o suficiente para alcançar o cadeado que trava o zíper mas não deve permitir que o mesmo possa correr livre para que em caso de arrombamento não seja possível fechar a mala novamente.
Anna
É Carla, nós não tivemos sinal algum de arrombamento, nem no quarto nem nas malas, mas nosso caso roubaram absolutamente todo nosso $$$, quase R$ 6.000,00, fizemos BO e estamos aguardando uma posição da agencia para recorrer de algum forma.
Não é fácil, isso pq moramos no Brasil, depois é daqui que falam mal munda a fora.
carla Bastos
Aconteceu comigo e minha familia nesta semana. Viemos de Tam de Orlando e ao retirarmos nossa bagagem da esteira notamos que 6 das 8 malas estavam arrombadas. Eles quebraram os ziperes com cadeado e tudo e o mais engraçado foi a bondade deles em colacar os mesmos dentro das malas. Roubaram apenas um par de tenis, sendo que haviam varios outros pares. O funcionario da Tam queria que revistassemos as malas e se quizessemos que as malas fossem consertadas deveriamos deixá-las lá! Onde eu levaria nossas coisas?? O que eu quero entender é o que eles queriam?? Pra que arrombar 6 malas e roubar apenas uma coisa?