A leitora Viviane Gomes pegou o avião da Tam em Paris para São Paulo. Chegando em casa, percebeu que suas malas tinham sido abertas e vários objetos de valor roubados.
Entrou em contato com a Tam e ficou sabendo que a empresa somente aceita reclamações se o cliente descobrir o roubo antes de deixar o aeroporto e preencher, no ato, um documento chamado RIB.
Viviane não sabe se o roubo ocorreu no aeroporto de Paris ou no de São Paulo. Imagino que a empresa também não saiba. Já comentei com vocês a ocorrência de casos como este nos aeroportos de Paris. Periodicamente a polícia francesa prende um grupo de ladrões de malas, para logo em seguida aparecer um outro. Não sei como isto se passa no Brasil.
Acho que, se o roubo é bem feito, não percebemos nada no desembarque. E não me imagino, cansada, abrir as malas diante da esteira, em pleno aeroporto, para verificar o conteúdo.
A solução, de acordo com Viviane, seria aquele serviço que envolve a mala com um plástico transparente.
Alguém tem outra sugestão?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
Alexandre Feu
A nao ser que voces vão para algum deserto, ou local realmente longe de tudo e com um voô direto o que é impossivel, lembrem-se de que todo tipo de produto para higiene existe em todo lugar, entao poupe espaço com esses itens. Outro fator é a roupa. A não ser que voce realmente tenha que se vestir com suas roupas, com o tradicional perfume de uso, prefira levar itens basicos e em quantidade bem menor do que cabe na mala ou maleta e no local onde vai estar compre alguma peça que julgar necessario.
Lembre-se que que uma viagem se for a turismo, tem que ser proveitosa e portanto prepare seu roteiro e ali junte tambem questoes como roupas, acessorio e amenities.
Quanto as guloseimas, aproveite-as onde estiver e nao tente leva-las contigo, pois pode ser desastroso.
A segurança das malas realmente é precaria e mesmo as mais modernas ainda tem recursos de serem abertas e serem roubadas, entao a nao ser que seja realmente impressindivel nao leve valores, roupas carissimas nas malas e lembre-se, voces ainda podem despachar presentes via correios!
conexaoparis
Camila
Que horror esta história de drogas.
camila
Como comissaria de voo, sou expert em montar malas pequenas com roupas que podem ser usadas em diversas ocasioes.
Por um determinado periodo, quando trabalhava para uma cia aerea brasileira (hj em dia sou baseada fora do Brasil) houve um golpe muito pior que esse de retirar coisas da bagagem. Traficantes estavam colocando drogas nas malas (de ziper, usando esse mesmo truque que o Jorge explicou). Os alvos geralmente eram malas de ziper com identificacoes espalhafatosas. A mafia envolvia o pessoal do aeroporto em Paris e Sao Paulo. Colocavam a droga nas malas e retiravam no destino final, sem as pessoas perceberem. Imagina so se acontece alguma coisa e eles nao conseguem retirar a droga e a pessoa acaba presa… Mais um motivo para pensar na seguranca das malas. Eu uso aquelas malas duras, com segredo no meio e chaveada nas laterais. Sem ziper. Eh mais cara, mas eu prefiro “comprar” tranquilidade.
Lina, obrigada pelo blog. Vou a Paris semana que vem de ferias e nao tenho palavras para agradecer tudo o que voce tem me ajudado!
conexaoparis
Milena e Thiago.
Obrigada pela informação.
A partir do seu comentário, poderia escrever um artigo. Assim a informação teria mais visibilidade.
Você concorda?
Milena e Thiago Kubota
Oi Lina, tivemos problema parecido, porém foi no hotel e não no aeroporto.
Em janeiro, fomos a Paris e nos hospedamos no Hyatt Regency Madeleine. Escolhemos um hotel de uma grande rede porque queríamos conforto, segurança e sossego. Lá pelo segundo dia no hotel, deixei minha carteira com uma quantia razoável de euros dentro da minha mala com cadeado, colocamos o aviso de “Não Perturbe” na porta do quarto e saímos tranquilos. Qual não foi nossa surpresa na volta ao perceber que haviam entrado no quarto, arrumado, remexido na mala e levado a carteira com totods os euros, só deixanso minha habilitação, que estava dentro da carteira. Até hoje estamos tentando reaver o dinheiro, porém o hotel parece que não liga nem um pouco pros seus hóspedes. Aproveito para deixar o aviso, muito cuidado nos hotéis, mesmo em grandes redes que parecem confiáveis. Nossa família, que era cliente de muitos anos da rede Hyatt, não recebeu nenhuma ajuda e nem pedido formal de desculpas até agora. Lembrando sempre que vaiajando, todo cuidado é pouco!!!
Cláudia Oiticica
Jorge, estou chocada. Já tinha ouvido falar, mas não imaginava que fosse tão simples. Nunca mais compro mala com zíper.
Mauricio
Até hoje dei sorte, mas acho que o plástico envolvente é uma boa solução.
Não resolve totalmente, mas já dificulta. Quanto ao ziper, depois do vídeo do Youtube, dá até para treinar em casa, se quiserem iniciar uma carreira de ladrões de malas(brincadeirinha…). No mais, o lógico e óbvio: não colocar coisas de valor na bagagem a ser despachada e levar uma bagagem de mão com uma muda de roupa, em caso de extravio.
Em võos longos, principalmente noturnos, atenção à bagagem de mão, com passaporte, dinheiro, máquina, etc… Vale a pena investir num cadeado para a bagagem da cabine também.
Alcyone Coelho
Também gosto do plástico, sempre q vou p o Brasil uso, adianta. SEMPRE q não tem plástico algo acontece. Eu geralmente vou de TAM, pq é a única q tem mesmo (moro nos EUA), mas minha dica é a de todos, nao coloque NADA de valor nas malas e até roupas de marca caras, nao coloque a vista ou dentro das sacolas da loja, dificultando a identificacao. E sabe o q? a melhor coisa, parece um pouco catratofico, masssssss… use empresas q nao seja brasileiras SEMPRE q possivel. Diminue muitoooooooo o risco de algo ser roubado. E reclame sempre. As estatisticas servem p muita coisa…
Julia F
Vanessa,
Mesmo usando cadeados eles abrem. Eu e meu marido já tivemos não só uma mas mais de duas vezes nossas malas arrombadas com objetos furtados. Todas tinham cadeado. Somente quando chegamos em casa vimos que tinham sido quebrados.
Ana
Quanto às malas, eu uso protect bag. Acredito que dificulta qualquer tentativa de violação da bagagem. Entre uma mala só com um cadeado e outra com cadeado e protect bag, com certeza irão dar preferência à primeira.
Uma conhecida teve a mala aberta em uma viagem SP-Buenos Aires. Percebeu logo que avistou a mala na esteira. A companhia não se responsabilizou. Foi algo desagradável. Não recordo qual foi a companhia. Depois dessa história descobri o serviço do protect bag e passei a usá-lo. Em voo doméstico só usei uma vez, ainda não tenho costume. Gostaria de fazer uma capa de plástico firme, como alguém aqui comentou que fez.
No mais, coloco um terço dentro da mala e faço uma prece para que ela chegue sã e salva em seu destino : )