A leitora Viviane Gomes pegou o avião da Tam em Paris para São Paulo. Chegando em casa, percebeu que suas malas tinham sido abertas e vários objetos de valor roubados.
Entrou em contato com a Tam e ficou sabendo que a empresa somente aceita reclamações se o cliente descobrir o roubo antes de deixar o aeroporto e preencher, no ato, um documento chamado RIB.
Viviane não sabe se o roubo ocorreu no aeroporto de Paris ou no de São Paulo. Imagino que a empresa também não saiba. Já comentei com vocês a ocorrência de casos como este nos aeroportos de Paris. Periodicamente a polícia francesa prende um grupo de ladrões de malas, para logo em seguida aparecer um outro. Não sei como isto se passa no Brasil.
Acho que, se o roubo é bem feito, não percebemos nada no desembarque. E não me imagino, cansada, abrir as malas diante da esteira, em pleno aeroporto, para verificar o conteúdo.
A solução, de acordo com Viviane, seria aquele serviço que envolve a mala com um plástico transparente.
Alguém tem outra sugestão?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
Maryanne hotelcaliforniablog.wordpress.com
Cristina, els abrem as malas nos aeroportos aqui nos EUA sim. Posso dizer que minha mala é aberta em mais de 50% das vezes que viajo, só que sempre deixam um folheto cor de laranja avisando que sua mala foi aberta e revistada pela policia americana.
Cláudia Oiticica
Também já tive um problema com a Tam. As compras feitas no Free Shop foram colocadas numa caixa com alguns adesivos de frágil coladas nela.Quando fiz a conexão, despachei essa caixa. Peguei ela no aeroporto, estava perfeita.Quando abri a caixa em casa, faltavam algumas coisas.Eles fizeram um rasgo do lado, roubaram, e colocaram um adesivo de frágil em cima do furo.Não tinha como notar.
Fui na Tam, fiz uma carta, mas de nada adiantou. Eles disseram a mesma coisa.,que tinha que ter notado ainda no aeroporto.
Outra vez, voltando de Paris, tomei o maior susto quando vi minha mala na esteira já no Brasil. Estava meio aberta, com um pedaço de roupa aparecendo, o cadeado violado e um selo avisando que a mala havia sido aberta pela segurança do aeroporto de Paris. A mala estava toda revirada, mas não sumiu nada. Não sei do que desconfiaram, foi na época dos atentados, mas achei um absurdo eles não terem lacrado ela de volta.
Clara
Geralmente estes furtos ocorrem no AEROPORTO DE EMBARQUE, pois chega-se cerca de 2 horas antes e a mala fica por todo este período nas mãos dos ladrões, que quase sempre são funcionários dos aeroportos ou das empresas aéreas.
Na chegada ao destino, geralmente as malas são retiradas do avião e imedatamente colocadas na esteira, não havendo tempo para os furtos.
Tb aconselho o serviço de “embalamento”.
Carol
O ano passado fui à Paris e Amsterdam e fiz o seguinte: como ia ficar em hotéis, comprei aqueles lacres amarelos que os correios usam e que são descartáveis. Comprei vários deles. Cada vez que usava um, jogava fora em seguida, depois de cortado e colocava outro. Como podemos escrever nossos nomes nos lacres e personalizá-los, fica mais difícil alguém abrir, porque logo será perceptível. Funcionou direitinho comigo.
Na volta minhas malas extraviaram, e foram entregues na minha casa, dois dias depois, devidamente lacradas!!! Eu recomendo!!!
viviane
Olá,
Pelo que eu ouvi dos policiais do aeroporto, mesmo a mala com cadeados é arrombada, ao que parece eles abrem a mala usando uma caneta ou algo assim direto no ziper e depois encaixam o ziper novamente, ficando imperceptível num primeiro instante…Foi uma pena mesmo, não chegou a estragar a viagem, mas foi um trasntorno muito chato mesmo, agora só com o plástico de proteção que pelo menos se for aberto eu perceberei logo que a mala chegar na esteira.
Obrigada a todos e principalmente a vc Lina, quem sabe divulgando esses malucos passarão a ter mais dificuldade na hora de nos roubar.
Bjs
Maria das Graças
Dé, a impressão de todos é de que a mala deve ser maior para as viagens maiores. Na prática isso não é verdade. O que temos que ter em mente é que as roupas devem ser fáceis de combinar umas com as outras e fáceis de secar. O que deve mudar são os complementos ( lenços, encharpes, bijuterias, etc.). O mesmo vale para os calçados. Confesso que quando viajamos por três dias ou um mês sempre sobra espaço na mala. E não preencho na volta pois não compro absolutamente nada para trazer, nem em free shop. Compro coisas para consumo no lugar onde estou. Por exemplo não levo shampoo, desodorante, creme dental, etc. Nos instalamos no hotel e saimos para comprar essas coisinhas.
conexaoparis
Claudia
Paris é grande e Brugges pequenina. Concordo com seu roteiro: 1 noite em Brugges e o resto em Paris.
Ana Teresa
Graças a Deus nunca tive nenhuma mala roubada, mas, mesmo assim, tomo várias precauções: mandei fazer capas de plástico bem resistentes, já que o Protect Bag é descartável. Além de proteger o conteúdo das malas, a capa também serve para conservar a (e para não correr o risco de retirarem a capa, ela tem ilhoses para cadeado). Por baixo da capa, coloco uma cinta com segredo, além de cadeado no zíper. A cinta é boa porque mesmo que rasguem a capa, não conseguem levantar a tampa da mala, mesmo que quebrem o zíper. E além de toda essa operação de segurança (rsrs!), não levo nada de valor alto nas malas que serão despachadas. Infelizmente, não podemos confiar em um serviço pelo qual ainda pagamos muito caro.
Cristina
Sim, eles abrem as malas mesmo com cadeado sem que o passageiro perceba ao recuperar a mala. É simples, utilizam apenas uma caneta para abrir o ziper e depois fecham, em poucos segundos. Há, inclusive, um vídeo no youtube mostrando como agem essas pessoas. Então, como já foi dito, levem sempre documentos e objetos de valor na bolsa de mão e boa viagem!
Alessandro A.
A principal regra foi mencionada por DÉ, ou seja, nunca leve nada de valor na mala despachada. Já me falaram que esses ladrões também tem acesso ao raio-x e se você não tiver nada na mala, eles acabam não roubando nada. Não sei se é verdade, mas eu levo tudo de valor na mala de mão e nunca fui roubado ou abriram a minha mala.
Além disso, eu sempre uso cadeado para dificultar. Uma dica para quem vai viajar para os EUA é comprar um cadeado aprovado pela TSA, que é um orgão americano de segurança. Esses cadeados podem ser abertos pelos fiscais sem a necessidade de se quebrar o cadeado e danificar a mala. Eles examinam diversas malas por dentro, mesmo com o raio-x.