A leitora Viviane Gomes pegou o avião da Tam em Paris para São Paulo. Chegando em casa, percebeu que suas malas tinham sido abertas e vários objetos de valor roubados.
Entrou em contato com a Tam e ficou sabendo que a empresa somente aceita reclamações se o cliente descobrir o roubo antes de deixar o aeroporto e preencher, no ato, um documento chamado RIB.
Viviane não sabe se o roubo ocorreu no aeroporto de Paris ou no de São Paulo. Imagino que a empresa também não saiba. Já comentei com vocês a ocorrência de casos como este nos aeroportos de Paris. Periodicamente a polícia francesa prende um grupo de ladrões de malas, para logo em seguida aparecer um outro. Não sei como isto se passa no Brasil.
Acho que, se o roubo é bem feito, não percebemos nada no desembarque. E não me imagino, cansada, abrir as malas diante da esteira, em pleno aeroporto, para verificar o conteúdo.
A solução, de acordo com Viviane, seria aquele serviço que envolve a mala com um plástico transparente.
Alguém tem outra sugestão?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
Gisela
O serviço no Brasil chama-se “Protect Bag” e há seguro sim. Custou, no início de Abril, R$ 20 por mala. Mas, na volta, no último dia 30, ainda era cedo e o serviço – que custava 8 euros – ainda não estava funcionando no aerporto (CG). De qualquer forma, usei cadeado externo e não houve violação.
Taciana Mendes
Eu ja sou acostumada de perder, roubar tanto as minhas malas que agora sou expert no assunto. Passe o plastico sempre é caro para alguns mas vale a pena e aqui na França tem incluso o seguro de 1500 euros se acontecer alguma coisa. Nao sei se no Brasil tem este seguro. Depois do plastico nunca mais aconteceu nada. Outra coisa..sempre qdo pegar a mala nao importa se estar cansada de uma geral nela, se tiver faltando a rodinha o ziper quebrou faça a reclamaçao na hora, e peça para eles anotarem tudo. todas minhas viagens a Tam vivia me dando uma mala reclamo mesmo é nosso direito.
Claudia
Lina,
Meu roteiro a princípio está 7 noites em Paris e apenas 1 noite em Bruges.
Você acha que apenas 1 dia em Bruges é muito pouco e devo deixar 6 dias em Paris e 2 em Bruges ? Não conheço Bruges, daí não sei se 1 dia é pouco ou suficiente.
Tenho receio de tirar 1 dia de Paris e me arrepender.
Obrigada,
Jorge Gomes
Normalmente este tipo de roubo acontece muito aqui na França. Outro conselho é evitar malas de ziper, este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=atKdc0bYWl8 mostra como é fácil abrir uma mala deste tipo sem deixar traços. Outro conselho comprar uma boa malar com segurança reforçada, custa um pouco mais caro, por volta de 500€ mas vale a pena!
vanessa
Oi…Sera que mesmo colocando cadeados na malas eles abrem?????Estou indo viajar agora dia 13 pra Europa, alguem tem alguma dica???
Obrigada a todos.
Dé
A proposito, também tenho feito como a Maria das Graças nas viagens menores: carrego apenas uma mala pequena, que possa ser levada na cabine.
E para não levar nenhum frasco de liquido com mais de 100ml, coloco meus shampoos, cremes e afins em frascos menores (as vezes pego aqueles frascos pequenos que os hoteis dão).
Assim tenho certeza que a minha mala não é extraviada e nem roubada. E não perco tempo esperando mala na esteira!
teresa
puxa, agora fiquei com medo: estou indo pro brasil dentro de 12 dias…
Dé
A regra de ouro é NUNCA deixar objetos de valor na mala para despachar. Sempre carrego uma mala menor comigo com dinheiro, documentos, camera fotografica, eletronicos, bijuterias e objetos importantes. E claro: a chave de casa! Uma amiga minha deixou a chave de casa dentro da mala despachada e adivinha: a mala extraviou, e cansada da viagem, ainda teve que arrumar um chaveiro 24h para abrir a porta de casa.
Ja’ ouvi dizer que também roubam malas protegidas por plastico, mas nesse caso da’ para saber antes de sair do aeroporto que a mala foi aberta. Talvez seja a melhor solução.
Malu
Eu tive a minha mala extraviada na volta ao Brasil. Somente 2 dias depois eu a recuperei , e mesmo assim diante de um trabalhão enorme esperando por horas no aeroporto para ser atendida. Tinha trazido geleias e chocolates que mesmo bem embalados, chegaram todo quebrado e os chocolates muitos amassados.Minha mala virou uma pasta de melado misturada com roupas. Dá proxima vez ,já sei….nem pensar em comprar essas coisas pra trazer na mala. Um super beijo querida e tenha uma linda semana.
Maria das Graças
A minha sugestão é: acostumem-se a viajar com mala pequena, para que sejam levadas na cabine. Faço isso desde a minha segunda viagem. Na minha primeira viagem fiquei atrapalhada com a mala grande cheia de tralha que não usei e ainda tive que carregar.