Certos programas não são fáceis e o Château de Versailles é um deles. Publicamos um roteiro para você visitar Versailles corretamente.
Recebemos o seguinte email do leitor Antonio Coelho:
“Como o Conexão Paris sempre me ajuda nas viagens, gostaria de dar uma dica prática para facilitar a vida dos brasileiros na França. Não vi essa dica no blog. Espero que, em retribuição a tudo que o site já me ajudou, a sugestão possa ser publicada e ajude outras pessoas.”
Agradecemos muitíssimo, Antonio. Você nos ajudou a completar “a visita perfeita de Versailles”.
Vamos lá.
Roteiro para visitar Versailles corretamente
Para os períodos de alta temporada, nós tínhamos feito a seguinte sugestão: visitar primeiro os jardins, em seguida o Grande e o Pequeno Trianon e no final o palácio. Este era, aliás, o conselho oficial do site de Versailles. Na parte da tarde, a afluência dentro do castelo era menor (leia aqui).
Atualmente o próprio site de Versailles mudou um pouco a estratégia. Não sabemos porque. Para a administração do castelo, hoje, o percurso ideal seria visitar o interior do Château na hora da abertura, às 9h; em seguida passear pelos jardins e parques, das 10h até 12h e, finalmente, visitar o Trianon e Domaine de Marie Antoinette das 12h até 16h30.
Esta proposta se adapta bem para quem vai passar o dia todo no castelo e para aqueles que acordam cedo.
Tendo em vista que (1) quase todos os turistas visitam somente o castelo e os jardins (poucos estendem o passeio até o Trianon, o que é uma pena). E (2) que é difícil chegar em Versailles às 9h, achamos que ainda é valida a idéia de visitar primeiro os jardins – e os Trianons e a fazenda de Maria Antonieta para quem vai passar o dia – (lembrando que há uma entrada separada, sem fila e direta para os jardins. Veja no mapa abaixo). Depois disso visitamos o interior do castelo.
No mapa acima, o acesso marcado com a letra A é a entrada principal do castelo para aqueles que querem iniciar a visita por ele. O acesso marcado com uma seta leva direto para os jardins.
E aí entra a dica de Antonio: após a visita dos jardins e antes de entrar no castelo, reserve um almoço gostoso no restaurante Ore que fica no château mesmo. O restaurante possui um acesso rápido e exclusivo ao museu, poupando tempo de fila. Antonio comenta ainda que o restaurante pode parecer caro por pertencer ao chef Alain Ducasse, mas os preços são acessíveis.
Consultei o site do restaurante e os preços, hoje, são:
. menu por 22 euros com um prato ou um sanduíche de frango inspirado na salada caesar + uma sobremesa + ½ garrafa de água mineral.
. no cardápio saladas entre 14 e 16 euros e pratos entre 20 e 26 euros.
O restaurante Ore é acessível à todos, mesmo para aqueles que não visitam o castelo.
Horários: aberto das terças aos domindo, das 9h até 18h30 de abril até outubro e das 9h até 17h30 de novembro até março.
No site Minha Viagem Paris você encontra visita guiada ao castelo de Versailles em companhia de uma guia brasileira (clique aqui para saber mais). Os grupos possuem uma entrada separada (letra B no mapa acima).
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
71 Comentários
Jaqueline
Li que para alugar o trenzinho preciso mostrar a carteira de motorista. A do Brasil vale?
Rodrigo Lavalle
Jaqueline, para alugar um carro é preciso ter a permissão internacional. Com relação ao trenzinho de Versailles não sabemos lhe informar.
Jaqueline
Há alguma chance de na semana depois do natal eu ir a Versalhes sem o ingresso comprado e não consegui visitar ? Estou com receio de comprar antes pois pode chover no dia …..
Rodrigo Lavalle
Jaqueline, não, essa possibilidade não existe.
Nicole Acioly
Sobre esta dica do Antônio, ficou uma dúvida. Ao entrar no site do restaurante verifiquei que eles vendem ingresso para acesso ao Chateau, mas caso já possua o ingresso posso acessar via restaurante ou apenas comprando esse menu + acesso ao palácio com eles?
Muito obrigada pelas dicas e atenção.
Rodrigo Lavalle
Nicole, se você já tem o ingresso para o castelo pode entrar sem problema.
Juliana Rodrigues
Boa tarde! Como funciona essa questão dos horários? Tentei comprar o passaporte pelo site oficial, selecionei a data da visita e automaticamente apareceu o horário de 9h. Eu preciso estar lá esse horário? Se eu chegar um pouco mais tarde, perco alguma coisa? Procurei esclarecimentos nesse sentido, mas no site não encontrei nada… desde já, agradeço!
Rodrigo Lavalle
Juliana, você pode chegar à hora que quiser. 9 horas é o horário de abertura do castelo.
Carla Fonseca
Boa tarde, iremos a Paris em NOV/2017, pretendemos visitar o castelo, nesse período é muito grande o fluxo de turistas ? Obrigada .
Rodrigo Lavalle
Carla, é bem menor do que durante os meses mais quentes do ano.
Luciana
Uma última pergunta: de posse da entrada, vocês sabem se é possível ir ao Chateau, sair aos jardins e retornar ao castelo, ou se se entra uma única vez? Hipoteticamente falando…
Rodrigo Lavalle
Luciana, creio que é possível voltar ao château mas não tenho certeza.
Luciana
Olá! Pretendo ir a Versailles no meio de outubro, imagino que não estará assim tãããão cheio, por onde devo começar? Sobre o almoço no restaurante, é necessário fazer reserva, certo? Se chegar lá às nove da manhã já com a entrada na mão, devo encontrar fila para entrar no Chateau? Obrigada por tantas dicas boas!
Rodrigo Lavalle
Luciana, siga o roteiro que começa pelos jardins, é mais garantido. Caso você chegue às 9 e a fila de entrada esteja pequena, comece pelo Château.
Alex
Quais são os dias da semana que ocorrem o espetáculo das Grandes Águas durante o mês de Julho/Agosto?
Rodrigo Lavalle
Alex, as Grandes Águas Musicais acontecem aos sábados e domingos durante o período em que o castelo está aberto. As Grandes Águas Noturnas acontecem aos sábados às 20:30.
Rafael Fernandes
Outra dúvida… Será que é viável deixar para comprar o ingresso do eaux nocturnes no castelo mesmo? Não queria comprar antecipado porque como será um dia inteiro por lá, talvez desista de ficar até 23h aguardando o final… Aí deixo pra decidir durante a tarde.
Não sei se o ingresso se esgota, ou se vendem ilimitadamente.
Sugestão: colocar no site uma ferramenta de comentários (como a Disqus), para que a gente possa ser notificado quando algum pitaco recebe uma resposta. As vezes eu posto várias dúvidas em vários posts e depois já nem lembro mais em que post escrevi…
Rodrigo Lavalle
Rafael, geralmente os ingressos não se esgotam. Obrigado pela sugestão, em breve o blog será atualizado.
Diego
Prezado,
eu e minha esposa estamos indo pela primeira vez a paris e iremos também conhecer o palacio de versalhes. Voce aconselharia uma visita guiada, ou da pra fazer o passeio sem a presença de um guia? obrigado
Rodrigo Lavalle
Diego, é possível fazer a visita sem guia, mas com guia o passeio fica mais focado, interessante e proveitoso pois você terá informações históricas complementares. No site Minha Viagem Paris você encontra uma visita guiada à Versailles feita com guia brasileira, clique aqui.