Certos programas não são fáceis e o Château de Versailles é um deles. Publicamos um roteiro para você visitar Versailles corretamente.
Recebemos o seguinte email do leitor Antonio Coelho:
“Como o Conexão Paris sempre me ajuda nas viagens, gostaria de dar uma dica prática para facilitar a vida dos brasileiros na França. Não vi essa dica no blog. Espero que, em retribuição a tudo que o site já me ajudou, a sugestão possa ser publicada e ajude outras pessoas.”
Agradecemos muitíssimo, Antonio. Você nos ajudou a completar “a visita perfeita de Versailles”.
Vamos lá.
Roteiro para visitar Versailles corretamente
Para os períodos de alta temporada, nós tínhamos feito a seguinte sugestão: visitar primeiro os jardins, em seguida o Grande e o Pequeno Trianon e no final o palácio. Este era, aliás, o conselho oficial do site de Versailles. Na parte da tarde, a afluência dentro do castelo era menor (leia aqui).
Atualmente o próprio site de Versailles mudou um pouco a estratégia. Não sabemos porque. Para a administração do castelo, hoje, o percurso ideal seria visitar o interior do Château na hora da abertura, às 9h; em seguida passear pelos jardins e parques, das 10h até 12h e, finalmente, visitar o Trianon e Domaine de Marie Antoinette das 12h até 16h30.
Esta proposta se adapta bem para quem vai passar o dia todo no castelo e para aqueles que acordam cedo.
Tendo em vista que (1) quase todos os turistas visitam somente o castelo e os jardins (poucos estendem o passeio até o Trianon, o que é uma pena). E (2) que é difícil chegar em Versailles às 9h, achamos que ainda é valida a idéia de visitar primeiro os jardins – e os Trianons e a fazenda de Maria Antonieta para quem vai passar o dia – (lembrando que há uma entrada separada, sem fila e direta para os jardins. Veja no mapa abaixo). Depois disso visitamos o interior do castelo.
No mapa acima, o acesso marcado com a letra A é a entrada principal do castelo para aqueles que querem iniciar a visita por ele. O acesso marcado com uma seta leva direto para os jardins.
E aí entra a dica de Antonio: após a visita dos jardins e antes de entrar no castelo, reserve um almoço gostoso no restaurante Ore que fica no château mesmo. O restaurante possui um acesso rápido e exclusivo ao museu, poupando tempo de fila. Antonio comenta ainda que o restaurante pode parecer caro por pertencer ao chef Alain Ducasse, mas os preços são acessíveis.
Consultei o site do restaurante e os preços, hoje, são:
. menu por 22 euros com um prato ou um sanduíche de frango inspirado na salada caesar + uma sobremesa + ½ garrafa de água mineral.
. no cardápio saladas entre 14 e 16 euros e pratos entre 20 e 26 euros.
O restaurante Ore é acessível à todos, mesmo para aqueles que não visitam o castelo.
Horários: aberto das terças aos domindo, das 9h até 18h30 de abril até outubro e das 9h até 17h30 de novembro até março.
No site Minha Viagem Paris você encontra visita guiada ao castelo de Versailles em companhia de uma guia brasileira (clique aqui para saber mais). Os grupos possuem uma entrada separada (letra B no mapa acima).
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
71 Comentários
Myrian Lavourinha
Você sugeriu comprar as entradas com dois dias de antecedência. Onde posse fazer isso?
Terei que ir a Versailles para comprar?
Ficarei em Paris de 17 a 25 de agosto, qual o melhor dia da semana para fazer esse passeio?
Rodrigo Lavalle
Myrian, você pode comprar as entradas hoje, se quiser, só não deixe para comprar no dia, no local, pois terá uma fila a mais para enfrentar. O site Minha Viagem Paris vende ingressos para Versailles, você os recebe em alguns dias na sua casa. Clique aqui para acessar o site.
Doris Schirmer Heberle
Qual o melhor roteiro para visitar Versalhes no início do mês de maio ??
Rodrigo Lavalle
Doris, em maio a frequência já terá diminuído um pouco. Você pode fazer assim: interior do Château na hora da abertura, às 9h; passear pelos jardins e parques das 10h até 12h e visitar o Trianon e Domaine de Marie Antoinette das 12h até 16h30.
Luciana
Bom dia! Com que antecedência deve ser comprada a entrada para Versailles? Posso comprar de véspera, por exemplo?
Rodrigo Lavalle
Luciana, sugiro comprar com uns 2 dias de antecedência para evitar surpresas.
Raquel
Bom dia! No site do Ore vi que eles comercializam entrada para o castelo. Essa entrada direta para o castelo, da dica do Antônio, pelo Ore pode ser acessada por quem frequenta o restaurante e já possui ingresso ou apenas para quem compra a entrada diretamente no site do Ore? Muito obrigada!
Rafael Fernandes
Coloquei no meu roteiro pra ir no chateau dia 09 de setembro, um sábado, porque quero assistir a Royal Serenade e ao show noturno com fogos.
Será que vale a pena ir num sábado pra isso? Imagino que seja mais lotado, embora não esteja na altíssima temporada.
Rodrigo Lavalle
Rafael, vale a pena sim. Realmente em setembro o castelo não fica tão lotado quanto nos meses anteriores.
Leonilia
Também gostaria de informações sobre o espetáculo la Nuit aux Invalides .
Luciana
Olá caríssimos, tenho uma pergunta: é possível deixar bagagem na estação de trem? Se não me falha a memória em Versailles há duas gares, uma chamada Versailles e outra Versailles Chantier, é isso mesmo? Caso afirmativo, qual das duas é mais conveniente?
Rodrigo Lavalle
Luciana, na verdade existem 3 estações de trem em Versailles: Chantiers, Rive Gauche e Rive Droite. Infelizmente nenhuma delas tem guarda-volumes. Você pode pegar o trem linha N na estação ferroviária Paris Montparnasse (lá existe guarda-volumes) e ir até a estação Versailles Chantiers.
Leonilia
Bom Dia
Alguem já foi ao musée des arts forains em bercy ?
Tenho vontade de ir , mas não sei se vale a pena ,ou se é mais para crianças ,no site parece bonito .
Agradeço informações
Rodrigo Lavalle
Leonilia, leia nosso artigo sobre esse museu, clique aqui. Não é um museu voltado somente para as crianças.
Carla L
Olá, vou a Paris em janeiro então gostaria de ir a Versailles entre os dias 23 e 26 . Vc sabe informar se é muito cheio nessa época ? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Carla, não é muito cheio nessa época. Prefira ir durante a semana.
Luciana Albuquerque
Na alta temporada essa dica é preciosa! Estive em Versailles com meus filhos em maio. No pátio de entrada, por volta das 13h quando cheguei, devia haver umas 600 pessoas por baixo! Meu filho quis desistir imediatamente. Como era a minha 4ª vez no palácio fui direto para o Jardim, Trianons e Domínio de Antonieta. Voltamos em torno das 17h quando não havia ninguém na fila, ninguém! Fizemos tudo com calma e a visita foi ótima! Mas os funcionários parecem de fato estarem bem instruídos a não permitir isso. Tive que insistir que tinha esse direito. Apenas uma funcionária portuguesa disse que eu estava certíssima, que esse era o melhor a fazer. Uma funcionária chegou a me dizer que ela trabalhava ali todo dia e que ficaria cheio daquele jeito até às 18h, que eu estava fazendo bobagem. A prática provou que não.
Rodrigo Lavalle
Luciana, você estava certa. Na alta temporada o castelo fecha às 18:30 e a última entrada é às 18:00.