Artigo escrito por Madá
Este é o roteiro que fiz para nosso filho quando ele foi conosco pela primeira vez em 1997. Minha idéia foi dividir o dia em duas etapas, uma cultural e outra de ação…
Nos museus, minha proposta foi mostrar as obras que ele já conhecia através de reproduções, desenhos animados, filmes e outras mais fáceis de gostar. Considerei importante limitar o tempo da visita aos museus. No máximo de 1 ou 2 horas para não traumatizar. Funcionou, pois hoje ele adora ver museus e exposições.
À partir da proposta acima segue sugestões de roteiros diários:
1. Versailles pela manhã e passeio no Sena de barco à tarde.
2. Visita do Louvre – escolher uma ala, a egípcia, por exemplo com suas múmias e o highlights: Vênus, Victoire de Samothrace e a Monalisa. Em seguida visitar Paris Medieval: Conciergerie, Sainte Chapelle, Notre Dame e sua cripta arqueológica.
3. Passar uma parte do dia no Parque La Villette e depois uma pausa no Hard Rock Café.
4. Passar o dia na EuroDisney e Planet Hollywood na saída.
5. Visitar os Invalides, o Musée de l’Armée (cheio de armaduras), o túmulo de Napoleão, o Museu Rodin, rue Cler que é simpática e com bons restaurantes e em seguida escolher uma destes programas: as Catacumbas, os Esgotos de Paris ou a Torre Eiffel.
6. Visitar o bairro Marais: a praça des Vosges, o Museu Carnavalet, o Museu Picasso. Almoçar no bairro mesmo seguindo as dicas da Lina dos restaurantes do Marais. Em seguida visitar Arco do Triunfo, a praça Concorde e a praça Vendôme.
7. Passear de manhã pelo Sacré-Coeur, em Montmartre: subir com o funiculaire, ver a praça du Tertre e seus pintores e o Museu Dali. De tarde visitar o Museu Cluny (galo-romano, medieval) e o Pantheon.
8. Domingo – missa na Notre-Dame e depois passeio a pé pela ilha St. Louis. Aproveitem para tomar o famoso sorvete Bertillon. Sigam a pé até Bastille e tomem aperitivo no Baron Rouge.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
66 Comentários
Montenegro
Principalmente para as meninas, vale incluir Giverny e os jardins de Monet num roteiro mais “esticado”…minha filhinha adorou…
PS. Madá, as dicas são fantásticas, obrigado.
PS.2. Estudei no São Bento e dei risada com esse “beneditino” traumatizado com igreja. Compreendi que esse trauma ao qual vc se referiu provavelmente não se deva aos excessos dos pais de seu amigo, mas de tudo o que cerca o melhor colégio do Brasil (ENEM que ainda o diga…). Mas quantas maravilhas ele deve perder nessas viagens, rs.
Nilza Freire
Lina, Mada e pessoal, belíssimos os depoimentos de pais e seus filhos em Paris, como a Beth sempre me fala, cada viagem a Paris e inigualável, e para os pequenos nao eh diferente. Há programas atemporais, como os principais museus e jardins, mas o encantamento nunca acaba para os apaixonados por essa maravilhosa cidade, da para ir la eternamente sentindo emoções cada vez mais intensas. Obrigada a Mada e a todos vocês, principalmente a Lina, que elabora este blog com sensibilidade e ate poesia, por que nao?
Quanto ao aquário do Trocadero, fui em Janeiro com meu filho e Nao houve jeito de ele curtir depois de passar pelo oceanario de Lisboa, aquele, ate agora, eh imbativel em termos de bichinhos aquáticos…
Abraços a todos!
monica amadeo
Muito legal Madá, adorei o roteiro e vou mostrar pra minha filha que vai pra Londres em fevereiro e vai dar uma esticada até Paris…Primeira viagem sozinha…quer dizer a primeira foi para o intercambio, mas livre leve e solta é a primeira.
Lina achei interessante que ela ja programou para conhecer aquele salão de cabeleireiros de rock, ja esta combinando com amigos virtuais ai de Paris…
Essa globalização é demais…
conexaoparis
Monica
Que ótimo. Então a dica da Kátia está sendo aproveitada. Fico feliz.
ANE
Mada,
Muito legal. Não sei se alguém já sugeriu, mas eu acrescentaria o jardin d’ aclimattion. Fui com as minhas no ano passado e adoraram.
Também as levei rapidamente musee pupee – museu das bonecas. Também amaram.
Também curtiram visitar os Caltelos do Loire.
Para mim, a viagem com as crianças foi inesquecível. Tenho certeza que para ela também. Lógico…. Os finais dos dias sempre regados a sorvetes para elas …
Sophia
Uma boa sugestão para levar crianças a museus é promover uma “caça ao tesouro”: comprar alguns postais das obras mais famosas, que normalmente as crianças conhecem por terem visto em outras publicações, e fazer com que elas procurem aquelas obras durante a visita. Evidentemente, compre os postais das obras que estão em setores do museu q vc tem maior interesse em visitar.
Como elas têm que procurar os quadros buscando as similaridades, dá tempo para nós também olharmos as obras. Acho que é uma atividade capaz de entreter crianças entre 4/5 e 6/7 anos por duas com tranquilidade.
Abs.
Jane Curiosa(a socrática)
Marcia
Parabéns!
A criança sente perfeitamente quando ela é respeitada e possui importância afetiva para seus pais.
Alguém algum dia me disse que criar filhos não é difícil.Cuidar deles é que é.
Sueli OVB
Viu o que dá não ler todos os comentários?
Kaka, eu visitei esse aquário do Trocadero e, como disse a Lina, ele não é nada de especial. Mas vale a pena, sim. É pequeno e se visita muito rápido.
O da entrada do Bois de Vincennes é maior e mais interessante.
Sueli OVB
Linna, não sei se você já falou sobre a loja de brinquedos “Le Bonhomme de Bois”, que tem no Boulevard Malesherbes, eu a achei encantadora.
Na verdade fui comprar um presente na Au Nain Bleu, mas ela estava fechada, em reforma. Como íamos para a Place Saint Augustin, acabei descobrindo essa outra.
Aliás, foram apenas três corridos dias em Paris, mas cheios de novas e agradáveis descobertas. Tenho percebido que o olhar vai ficando cada vez mais atento e apurado.
Abraço
Sueli OVB
Esqueci de dizer que há dois aquários fantásticos em Paris, um no Trocadero, Aqua e outro próximo à entrada do Bois de Vincennes, perto do Zoo.
Sueli OVB
Madá!!!!!!!!!!!!!!
Amei tudo!
Como disse a Claudinha, do post ao desdobramento dele. Fantástico!
Também tive o enorme prazer de ver, pela TV5, o baile de formatura do André. Um verdadeiro orgulho para os “tios virtuais”.
Juro que não li TODOS os comentários, o meu tempo anda como ouro, ou seria dólar? Nem sei… Por isso vou acrescentar algumas coisas à essa lista, sem saber se já foram citadas.
Eu acho o Jardim Zoológico do Bois de Vincennes imperdível, até mesmo para os adultos. No Jardin des Plantes também tem a Menagerie, menor, mas muito interessante.
O Jardin d’Acclimatation, no Bois de Boulogne, é outro grande atrativo para os pequenos.
Além dos poneys, há também os teatrinhos de fantoche, Guignol, que agradam muito às crianças. Esse ano descobri um nos jardins da Champs Elysées, direita de quem sai da Concórdia em direçaõ ao Arco do Triunfo. Eles estão espalhados por vários parques da cidade: Luxembourg, Buttes-Chaumont…
Gostei muito das colocações da Marcia, precisas, e acho que comentários da Adriana Pessoa seriam muito bem vindos nesse post. Mas ela está muuuuuuuuuuuuito ocupada, nem viu o post.
Enfim, viajar com criança requer bom senso. Criança corre, pula e se esbalda o dia inteiro, mas precisa ter horários respeitados e estar envolvida no que está fazendo.
Ninguém merece fazer coisas obrigado e sem interesse, muito menos criança.
Parabéns, Madá!