Artigo escrito por Madá
Este é o roteiro que fiz para nosso filho quando ele foi conosco pela primeira vez em 1997. Minha idéia foi dividir o dia em duas etapas, uma cultural e outra de ação…
Nos museus, minha proposta foi mostrar as obras que ele já conhecia através de reproduções, desenhos animados, filmes e outras mais fáceis de gostar. Considerei importante limitar o tempo da visita aos museus. No máximo de 1 ou 2 horas para não traumatizar. Funcionou, pois hoje ele adora ver museus e exposições.
À partir da proposta acima segue sugestões de roteiros diários:
1. Versailles pela manhã e passeio no Sena de barco à tarde.
2. Visita do Louvre – escolher uma ala, a egípcia, por exemplo com suas múmias e o highlights: Vênus, Victoire de Samothrace e a Monalisa. Em seguida visitar Paris Medieval: Conciergerie, Sainte Chapelle, Notre Dame e sua cripta arqueológica.
3. Passar uma parte do dia no Parque La Villette e depois uma pausa no Hard Rock Café.
4. Passar o dia na EuroDisney e Planet Hollywood na saída.
5. Visitar os Invalides, o Musée de l’Armée (cheio de armaduras), o túmulo de Napoleão, o Museu Rodin, rue Cler que é simpática e com bons restaurantes e em seguida escolher uma destes programas: as Catacumbas, os Esgotos de Paris ou a Torre Eiffel.
6. Visitar o bairro Marais: a praça des Vosges, o Museu Carnavalet, o Museu Picasso. Almoçar no bairro mesmo seguindo as dicas da Lina dos restaurantes do Marais. Em seguida visitar Arco do Triunfo, a praça Concorde e a praça Vendôme.
7. Passear de manhã pelo Sacré-Coeur, em Montmartre: subir com o funiculaire, ver a praça du Tertre e seus pintores e o Museu Dali. De tarde visitar o Museu Cluny (galo-romano, medieval) e o Pantheon.
8. Domingo – missa na Notre-Dame e depois passeio a pé pela ilha St. Louis. Aproveitem para tomar o famoso sorvete Bertillon. Sigam a pé até Bastille e tomem aperitivo no Baron Rouge.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
66 Comentários
Chris
Olá Lina, estamos indo à Paris agora em novembro comemorar nosso aniversário de casamento que cai exatamente num feriado nacional, dia 11. Pensei em aproveitar o dia para ir a Versailles e depois fazer o passeio de barco à noite, o que vc sugere nesse dia que a maioria das coisas estão fechadas? Existe algum evento nesse dia que vc ache interessante. Por favor, me dê alguma sugestão.
Chegamos dia 10 e saimos dia 16/11. Já comprei seu guia e vamos fazê-lo a risca.
Obrigada e abraço
Chris
conexaoparis
Chris
Eu acho sua escolha acertada. Vá a Versailles e feche o dia com passeio de barco. Ótimo programa.
Eymard
Claudia, bem lembrado! Um orgulho para os pais e para todos nós, “tios virtuais”!!!
Eymard
Giovana, vá e volte para a eurodisney, sem problemas. Ficar no complexo, tendo paris logo ali nã vale a pena!
Cláudia Oiticica
Funcionou tanto que foi muuuiiiito além do gosto adquirido por museus e exposições. Anos depois, o filho da Madá ingressou na famosíssima École Polytechinique de Paris, com festa de formatura maravilhosa na Opera Garnier.
Infelizmente,rs, não estava presente na festa, mas vi esse evento na TV5, no programa Des Racines et des Ailes. Um escândalo!
Parabéns, Madá! Roteiro perfeito com desdobramentos mais do que perfeitos.
Abs.
Flávia Carioca
Oi Madá, tb levei meu filho a Paris, qdo ele tinha 5 anos, e consegui deixá-lo apaixonado por Paris. Deixo a minha dica aqui: a primeira coisa que fiz com ele foi levá-lo lá no alto da Catedral de Notre Dame. Ele viu aquele sino enorme e os grifos, que conversavam com o Corcunda de Notre Dame no desenho animado da Disney! Ele ficou tão emocionado de ver aquele refúgio do Corcunda de Notre Dame ao vivo, que a patir daí, ele apaixonou-se por Paris igual aos seus pais…
bjs,
Flávia
Giovanna
Ola!
Boa noite!
Adoro seu blog! Entro todo dia para ver as novidades!
Estou indo a Paris em janeiro e gostaria de ir a Eurodisney. é preciso ficar ni complexo ou dá para ir e voltar no mesmo dia?
Obrigada pela atenção!
Parabens!
Beijos
jane
Essa praça que aparece na foto,fez parte da locaçao do filme “Sabrina”que eu amo. Esse filme só fez crescer a vontade de morar em Paris!
Marcello Brito
Otimo post Madá.
Me lembrei de quando fui com meu pai a primeira vez!!
eymard
Madá, gostei mesmo! Parecido com o que fizemos com nossos filhos quando eles foram pela primeira vez. Especialmente a estrategia dos museus. No D’Orsay, por ex, ganhava pontos quem localizava o quadro primeiro. Caça ao tesouro. E voce tem toda a razao. Nao dá para passar dia inteiro em museu com criança ou adolescente. Mas dá, perfeitamente, para transformar em um programao interessante. Paris é toda interessante. Recentemente fomos para Roma e, igualmente, dois adolescentes vidrados com o museu a céu aberto. Engana-se quem acha que criança e adolescente gosta somente de video-game e Disney.
EduLuz
Madá, o roteiro está perfeito. Vou levar a minha filhinha! 🙂
Você foi a Cité de la Musique no La Villette?