Artigo escrito por Madá
Este é o roteiro que fiz para nosso filho quando ele foi conosco pela primeira vez em 1997. Minha idéia foi dividir o dia em duas etapas, uma cultural e outra de ação…
Nos museus, minha proposta foi mostrar as obras que ele já conhecia através de reproduções, desenhos animados, filmes e outras mais fáceis de gostar. Considerei importante limitar o tempo da visita aos museus. No máximo de 1 ou 2 horas para não traumatizar. Funcionou, pois hoje ele adora ver museus e exposições.
À partir da proposta acima segue sugestões de roteiros diários:
1. Versailles pela manhã e passeio no Sena de barco à tarde.
2. Visita do Louvre – escolher uma ala, a egípcia, por exemplo com suas múmias e o highlights: Vênus, Victoire de Samothrace e a Monalisa. Em seguida visitar Paris Medieval: Conciergerie, Sainte Chapelle, Notre Dame e sua cripta arqueológica.
3. Passar uma parte do dia no Parque La Villette e depois uma pausa no Hard Rock Café.
4. Passar o dia na EuroDisney e Planet Hollywood na saída.
5. Visitar os Invalides, o Musée de l’Armée (cheio de armaduras), o túmulo de Napoleão, o Museu Rodin, rue Cler que é simpática e com bons restaurantes e em seguida escolher uma destes programas: as Catacumbas, os Esgotos de Paris ou a Torre Eiffel.
6. Visitar o bairro Marais: a praça des Vosges, o Museu Carnavalet, o Museu Picasso. Almoçar no bairro mesmo seguindo as dicas da Lina dos restaurantes do Marais. Em seguida visitar Arco do Triunfo, a praça Concorde e a praça Vendôme.
7. Passear de manhã pelo Sacré-Coeur, em Montmartre: subir com o funiculaire, ver a praça du Tertre e seus pintores e o Museu Dali. De tarde visitar o Museu Cluny (galo-romano, medieval) e o Pantheon.
8. Domingo – missa na Notre-Dame e depois passeio a pé pela ilha St. Louis. Aproveitem para tomar o famoso sorvete Bertillon. Sigam a pé até Bastille e tomem aperitivo no Baron Rouge.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
66 Comentários
Vil Muniz
Oi Madá!!!!!!!
Super que amei essa matéria!!!!!!!! Sensacional!!!!!! Ficava imaginando ir pra Paris com a minha filhota de 5 aninhos, e ela ficar entediada, mas agora, não tem por que deixar de ir.Matéria anotadíssima e servirá como roteiro para minha próxima ida a cidade da luz!!!!!!
É por essas e outras que esse blog é highlight!!!!!!
beijocas!!!!
Sil
Fiz algo semelhante quando meu filho tinha 5 anos. O ponto alto, além da Eurodisney, claro, foi uma tarde no Jardin des Plantes, com tudo o que tem dentro, dinossauros etc. As múmias do Louvre causaram medo, e a torre fdoi o maior sucesso.
Curioso é que ele não lembra de nada, mas voltou em uma longa temporada aos 15 anos e quando fez 18 ganhou um mochilão de presente. Podia escolher em que cidade entrar na vida adulta e não teve dúvidas: acordou para os 18 anos em Paris.
Ou seja, algo daquela primeira viagem deve ter ficado….
Beto B.
Oi Mada,
Ha muito tempo nao te visitava aqui, e agora retornei…
Achei interessante suas dicas, conheco bem Paris, onde ja estive por algumas vezes, mas desta vez irei com duas filhas adolescentes (13 e 16 anos) e gostaria de te perguntar se daria para fazer tranquilo este seu roteiro mesmo no mes de janeiro? Tendo em vista o frio neh…
Estarei chegando em Paris 09/jan proximo e fico por 5noites.
Obrigado,
Beto B.
Nilza Freire
Lina , Mada e todo mundo, bom dia! Mada, que roteiro incrível! Intuitivamente eu cumpri uma boa parte dele em 2008, primeira vez com o meu filho em Paris (ele com seis anos então), e agora em 2011 fiz o resto, menos Versailles, que ele realmente nao quis ir, pois ficou sabendo que era local de muita caminhada. Ao Cluny confesso que ate hoje nem eu mesma fui, mas, como eu e ele adoramos escultura, curtimos muito o Museu Rodin e o D’Orsay, parte térrea. Sugiro ao pessoal levar a um museu e depois seguir para La Defense com sua modernidade, achei um choque cultural interessante. Mada, obrigada, pois você resumiu com maestria as dicas da Lina para a meninada, isso economiza muito tempo, e o tempo em Paris eh preciosíssimo! Beijos!
jorge fortunato
Madá
Muito boa sua programação. Um roteiro dinâmico e incluindo o meu preferido Musée Cluny. aliás, acho bacana as crianças conhecerem o Cluny, por conta da sua história e a magia da Dame à la Licorne.
LuciaC
Adorei Madá!
Roteiro para crianças e adolescentes de qualquer idade!
Também já passei pelo processo.
Apresentar Paris a Filho Querido com 10 anos na época,
EuroDisney nem existia.
Siderou no Champs Elysees, Arco do Triunfo e da magnífica loja da Peugeot não queria sair mais! Nem ele nem o pai…
Esta foi a única vez que subi na torre…
Lembrança adorável!
XXX
Sheyla
Madá,
Veio em boa hora!
Temos previsão de ficar 5 dias em Paris neste Dezembro qdo será a primeira viagem internacional do Luca, que tem 6 anos. Ele se mostra muito empolgado em ir a Disney. Receio pela temperatura, mas tenho certeza que será muito proveitoso.
Abraço,
Luciana Betenson
Sensacional este roteiro. Vou guardar com carinho. Uso a mesma tática – períodos mais curtos em museus e alguma “ação”, além de escolher museus que eles curtam, como os que tem armaduras, múmias, etc. Tem dado certo com os meus filhos. Funcionou em Londres, Nova York e Washington. Para Paris, já sei o que vou fazer. Um abraço,
Nilva Ruggiero
Simplesmente perfeito! Um abraço à Lina, Madá e a todos os “seguidores” do CP..
ana adipietro
Madá
Eu que não sou criança e nem adolescente,rs amei seu roteiro!
Muito parecido com o que pretendo fazer à partir do dia 21/10 na minha segunda vez em Paris!
Leio todos os dias o blog e a cada dia fico mais e mais encantada com Paris!
Obrigada!