Artigo escrito por Madá
Este é o roteiro que fiz para nosso filho quando ele foi conosco pela primeira vez em 1997. Minha idéia foi dividir o dia em duas etapas, uma cultural e outra de ação…
Nos museus, minha proposta foi mostrar as obras que ele já conhecia através de reproduções, desenhos animados, filmes e outras mais fáceis de gostar. Considerei importante limitar o tempo da visita aos museus. No máximo de 1 ou 2 horas para não traumatizar. Funcionou, pois hoje ele adora ver museus e exposições.
À partir da proposta acima segue sugestões de roteiros diários:
1. Versailles pela manhã e passeio no Sena de barco à tarde.
2. Visita do Louvre – escolher uma ala, a egípcia, por exemplo com suas múmias e o highlights: Vênus, Victoire de Samothrace e a Monalisa. Em seguida visitar Paris Medieval: Conciergerie, Sainte Chapelle, Notre Dame e sua cripta arqueológica.
3. Passar uma parte do dia no Parque La Villette e depois uma pausa no Hard Rock Café.
4. Passar o dia na EuroDisney e Planet Hollywood na saída.
5. Visitar os Invalides, o Musée de l’Armée (cheio de armaduras), o túmulo de Napoleão, o Museu Rodin, rue Cler que é simpática e com bons restaurantes e em seguida escolher uma destes programas: as Catacumbas, os Esgotos de Paris ou a Torre Eiffel.
6. Visitar o bairro Marais: a praça des Vosges, o Museu Carnavalet, o Museu Picasso. Almoçar no bairro mesmo seguindo as dicas da Lina dos restaurantes do Marais. Em seguida visitar Arco do Triunfo, a praça Concorde e a praça Vendôme.
7. Passear de manhã pelo Sacré-Coeur, em Montmartre: subir com o funiculaire, ver a praça du Tertre e seus pintores e o Museu Dali. De tarde visitar o Museu Cluny (galo-romano, medieval) e o Pantheon.
8. Domingo – missa na Notre-Dame e depois passeio a pé pela ilha St. Louis. Aproveitem para tomar o famoso sorvete Bertillon. Sigam a pé até Bastille e tomem aperitivo no Baron Rouge.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
66 Comentários
Vil Muniz
Oi Madá!!!!!!!
Super que amei essa matéria!!!!!!!! Sensacional!!!!!! Ficava imaginando ir pra Paris com a minha filhota de 5 aninhos, e ela ficar entediada, mas agora, não tem por que deixar de ir.Matéria anotadíssima e servirá como roteiro para minha próxima ida a cidade da luz!!!!!!
É por essas e outras que esse blog é highlight!!!!!!
beijocas!!!!
Sil
Fiz algo semelhante quando meu filho tinha 5 anos. O ponto alto, além da Eurodisney, claro, foi uma tarde no Jardin des Plantes, com tudo o que tem dentro, dinossauros etc. As múmias do Louvre causaram medo, e a torre fdoi o maior sucesso.
Curioso é que ele não lembra de nada, mas voltou em uma longa temporada aos 15 anos e quando fez 18 ganhou um mochilão de presente. Podia escolher em que cidade entrar na vida adulta e não teve dúvidas: acordou para os 18 anos em Paris.
Ou seja, algo daquela primeira viagem deve ter ficado….
Beto B.
Oi Mada,
Ha muito tempo nao te visitava aqui, e agora retornei…
Achei interessante suas dicas, conheco bem Paris, onde ja estive por algumas vezes, mas desta vez irei com duas filhas adolescentes (13 e 16 anos) e gostaria de te perguntar se daria para fazer tranquilo este seu roteiro mesmo no mes de janeiro? Tendo em vista o frio neh…
Estarei chegando em Paris 09/jan proximo e fico por 5noites.
Obrigado,
Beto B.
Nilza Freire
Lina , Mada e todo mundo, bom dia! Mada, que roteiro incrível! Intuitivamente eu cumpri uma boa parte dele em 2008, primeira vez com o meu filho em Paris (ele com seis anos então), e agora em 2011 fiz o resto, menos Versailles, que ele realmente nao quis ir, pois ficou sabendo que era local de muita caminhada. Ao Cluny confesso que ate hoje nem eu mesma fui, mas, como eu e ele adoramos escultura, curtimos muito o Museu Rodin e o D’Orsay, parte térrea. Sugiro ao pessoal levar a um museu e depois seguir para La Defense com sua modernidade, achei um choque cultural interessante. Mada, obrigada, pois você resumiu com maestria as dicas da Lina para a meninada, isso economiza muito tempo, e o tempo em Paris eh preciosíssimo! Beijos!
jorge fortunato
Madá
Muito boa sua programação. Um roteiro dinâmico e incluindo o meu preferido Musée Cluny. aliás, acho bacana as crianças conhecerem o Cluny, por conta da sua história e a magia da Dame à la Licorne.
LuciaC
Adorei Madá!
Roteiro para crianças e adolescentes de qualquer idade!
Também já passei pelo processo.
Apresentar Paris a Filho Querido com 10 anos na época,
EuroDisney nem existia.
Siderou no Champs Elysees, Arco do Triunfo e da magnífica loja da Peugeot não queria sair mais! Nem ele nem o pai…
Esta foi a única vez que subi na torre…
Lembrança adorável!
XXX
Sheyla
Madá,
Veio em boa hora!
Temos previsão de ficar 5 dias em Paris neste Dezembro qdo será a primeira viagem internacional do Luca, que tem 6 anos. Ele se mostra muito empolgado em ir a Disney. Receio pela temperatura, mas tenho certeza que será muito proveitoso.
Abraço,
Luciana Betenson
Sensacional este roteiro. Vou guardar com carinho. Uso a mesma tática – períodos mais curtos em museus e alguma “ação”, além de escolher museus que eles curtam, como os que tem armaduras, múmias, etc. Tem dado certo com os meus filhos. Funcionou em Londres, Nova York e Washington. Para Paris, já sei o que vou fazer. Um abraço,
Nilva Ruggiero
Simplesmente perfeito! Um abraço à Lina, Madá e a todos os “seguidores” do CP..
ana adipietro
Madá
Eu que não sou criança e nem adolescente,rs amei seu roteiro!
Muito parecido com o que pretendo fazer à partir do dia 21/10 na minha segunda vez em Paris!
Leio todos os dias o blog e a cada dia fico mais e mais encantada com Paris!
Obrigada!