Artigo escrito por Madá
Este é o roteiro que fiz para nosso filho quando ele foi conosco pela primeira vez em 1997. Minha idéia foi dividir o dia em duas etapas, uma cultural e outra de ação…
Nos museus, minha proposta foi mostrar as obras que ele já conhecia através de reproduções, desenhos animados, filmes e outras mais fáceis de gostar. Considerei importante limitar o tempo da visita aos museus. No máximo de 1 ou 2 horas para não traumatizar. Funcionou, pois hoje ele adora ver museus e exposições.
À partir da proposta acima segue sugestões de roteiros diários:
1. Versailles pela manhã e passeio no Sena de barco à tarde.
2. Visita do Louvre – escolher uma ala, a egípcia, por exemplo com suas múmias e o highlights: Vênus, Victoire de Samothrace e a Monalisa. Em seguida visitar Paris Medieval: Conciergerie, Sainte Chapelle, Notre Dame e sua cripta arqueológica.
3. Passar uma parte do dia no Parque La Villette e depois uma pausa no Hard Rock Café.
4. Passar o dia na EuroDisney e Planet Hollywood na saída.
5. Visitar os Invalides, o Musée de l’Armée (cheio de armaduras), o túmulo de Napoleão, o Museu Rodin, rue Cler que é simpática e com bons restaurantes e em seguida escolher uma destes programas: as Catacumbas, os Esgotos de Paris ou a Torre Eiffel.
6. Visitar o bairro Marais: a praça des Vosges, o Museu Carnavalet, o Museu Picasso. Almoçar no bairro mesmo seguindo as dicas da Lina dos restaurantes do Marais. Em seguida visitar Arco do Triunfo, a praça Concorde e a praça Vendôme.
7. Passear de manhã pelo Sacré-Coeur, em Montmartre: subir com o funiculaire, ver a praça du Tertre e seus pintores e o Museu Dali. De tarde visitar o Museu Cluny (galo-romano, medieval) e o Pantheon.
8. Domingo – missa na Notre-Dame e depois passeio a pé pela ilha St. Louis. Aproveitem para tomar o famoso sorvete Bertillon. Sigam a pé até Bastille e tomem aperitivo no Baron Rouge.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
66 Comentários
Tania
Olá para todos!
Essa tática da máquina eu comecei no ano passado quando fomos à Disney. O mais legal é que as crianças tem visões que a gente não tem… O que é interessante pra gente, não é para elas e vice-versa. Algumas fotos ficam ótimas, outras hilárias! Eles tiram foto até de pata de bicho. E, às vezes, fica muito legal. Eu brinco com meu marido dizendo que a nossa pequena tá tirando foto melhor do que ele. E é verdade! Ela tira fotos excelentes e não é com aquela digital pequena, não! É com uma semiprofissional que levo sempre. Coloco na mão dela, mas fico de olho, claro! A primeira coisa que ela faz é pendurar no pescoço, para não cair. Todas as fotos com meu marido foi ela quem tirou. E tirou bem! Outro lugar interessante para crianças é o La Vilette. Lá é ótimo e as crianças se divertem muita coisa! Apesar de cansativo para todos e limitado para nós adultos, não me arrependo de ter levado minha pequena! Fizemos um bate volta tb em Londres e acreditem, na London Eye fomos barrados pq o segurança não conseguiu identificar as diversas “dolls” que estavam dentro da nossa malinha de mão! Tivemos que abrir e quando ele viu aquele monte de Barbie, começou a rir e liberou!
Abrç a todos! Em tempo, peguei muitas dicas aqui no CP! Esse site é realmente um achado maravilhoso!
bj
Kika Mello
Kika Mello
é um prazer voltar à companhia dos queridos amigos do CP pelas mãos da Madá guiando- nos num roteiro para crianças, adolescentes e adultos!!
Gostei demais dos comments e acho bem interessante que às crianças seja disponibilizado máquina fotográfica para uso exclusivo delas, para fazerem seus registros singulares ( uma amiga faz isso e é o máximo as fotos que o filho de 5 anos tira!) , assim como, mesclar com papel e lápis de cor, cola e tesoura, se for possível para eventual ‘albinho’ de recordações feito ou não durante a viagem, a duas ou a quatro, seis, oito ou mais mãos!!!
Um grande abraço a todos e saudades querida Lina!
conexaoparis
Kika Mello
Que bom que voltou.
Madá
Tania, tambem adorei sua viagem, de fato, o Orangerie é uma super dica e junto com essa da maquina fotografica, melhor ainda. Eu adoro um frio com esses agasalhos que vc comentou.
tania
olá, para todos!
Cheguei de Paris na última sexta-feira (14). Fomos eu, meu marido e nossa filha de 6 anos. Estava muuuuuuuiito frio! Então, para quem vai nos próximos dias, levem bastante roupa quentinha! Tive que comprar uma jaqueta para minha pequena e um trench para mim. Os dois foram um achado. O casacão da minha filha comprei na rue de Seine, entre a St Germain des Pres e o jardim de luxembourg. Custou 50 euros e é super quentinho! Antes de vir embora, passei lá e comprei outro maior (14 anos) para ela usar mais tarde, pois achei muito barato e bom! O nome da loja é Sargent Major e fica na rue de Seine. Não é difícil achar! A loja é uma graça! O meu trench tb foi um achado, pois estava sentindo um frio danado no dia que o comprei. Estávamos na place des Vosges. A pequena brincando nos brinquedos, meus marido olhando e resolvi dar uma voltinha pelas ruas. Em uma daquelas ruelas vi um trench numa vitrine. Quando vi o preço (49,90 euros) resolvi entrar para conferir. E realmente valeu a pena! Não é nenhum Burberry, mas em comparação com os que eu vi, inclusive, no Monoprix, esse estava ótimo! Só não voltei lá pra comprar outro de outra cor pq não deu tempo! Fica para a próxima! Levem muitos cachecóis e pashminas tb. Tudo que não usamos aqui, usei lá! Foi ótimo! Depois vou procurar o endereço da tal loja do trench e postar aqui.
Quanto à pequena, nos dois primeiros dias ela ficou meio cansada. Mas depois, foi tranquilo! No Jardim de Luxemburgo tem um parquinho para crianças maravilhoso! Fomos lá quatro vezes, pois estávamos hospedados ao lado e serviu, também, como “moeda de troca”, se é que as mães/pais me entendem. Saímos daqui com um roteiro, mas chegando lá, como pegamos um dia de chuva, tivemos que reformular. Mas fizemos tudo que estava previsto! Procuramos inserir programas para a pequena e visitas interessantes. Para se ter uma idéia, no museu L’Orangerie (maravilhoso!), entreguei a máquina fotográfica na mão dela e falei que ela podia tirar foto do que quisesse. Foi ótimo, pq ela não perturbou a gente e tirou algumas ótimas fotos! E de um monte de quadros tb!
Essa tática tb usamos na Catedral de Reims. Ela tirou foto de tudo, até dos dizeres que via no chão, das informações sobre a catedral…rs. Foi engraçado! Fez anotações na cave que a gente visitou! Enfim, deixamos ela ser útil e tudo transcorreu bem. Bom, já escrevi demais. À medida que for lembrando de algo importante e útil, eu escrevo.
Abrç a todos!
conexaoparis
Tania
Gostei da sua viagem.
Cibele
Quando estive em Paris no fim de 2009 fui a um evento no Grand Palais,o “Jours de Fetes”, um momento adorável recomendado pelo Conexão. Amei! Alguém sabe dizer se haverá novamente neste fim de ano?
conexaoparis
Cibele
Todos os anos o Grand Palais organiza este evento.
Já publiquei na lista de programas para o fim do ano.
Cecília B.
Marcia,
também costumo viajar com meu filho de 5 anos. Não se preocupe se ele vai se lembrar de Paris ou de outras viagens. O que importa é que ele sabe hoje o quanto é amado e o quanto significa para vc.
Meu filho fez sua primeira viagem internacional em janeiro deste ano, quando estivemos em Paris. Foi maravilhoso e ele sempre se lembra de algo da viagem.
Obviamente, quer ir de novo.
Viajar com crianças é diferente, mas muito legal.
É só aproveitar as dicas da Madá e usar estratégias como a da caça ao tesouro do Eymard.
E sobre as dúvidas de leitores sobre a Eurodisney em janeiro, tem um post específico sobre o parque onde há vários comentários de leitores, inclusive alguns meus sobre nosso dia muito frio e proveitoso na Eurodisney.
Eduarda
Mnhas jovens adolescentes são mais “difíceis” de enquadrar num roteiro…Enquanto uma pode passar horas dentro do Louvre a outra vê tudo em meia hora e quer correr para as lojas da Rivoli…
Eduarda
Mais uma dica de loja de brinquedos: Le Ciel est à tout le monde, loja à moda antiga realmente muito especial:
7, avenue de Trudaine (Metrô: Anvers linha
2)