Aqueles que estiverem na Provence e desejarem ir para a Côte d’Azur, o caminho mais bonito é passando pelas Gorges du Verdon. Verdon é o nome deste rio com águas incrivelmente verdes. Durante muito tempo, a estrada vai acompanhar as curvas do Verdon e talvez esta tenha sido a paisagem mais bonita que vi nesta viagem.
Do Luberon a Nice, passando pelas Gorges du Verdon, são 300 km e mais de 4 horas de viagem. O trajeto pode ser feito direto, mas no meio do caminho existe uma pequena cidade maravilhosa, encravada nas montanhas: Moustiers-Sainte-Marie. Para completar o quadro, nesta cidade se encontra um hotel/restaurante sob a supervisão de Alain Ducasse.
La Bastide de Moustiers foi a casa de campo do grande chefe até ele tomar a decisão de transformá-la em auberge de luxo. Inútil colocar no blog as fotos dos quartos. Vejam diretamente no site do hotel: www.bastide-moustiers.com. Os quartos custam entre 270 euros (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro) e 370 euros ( nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro). O restaurante possui menus a 55 e 70 euros.
Fica aqui a sugestão de uma parada nada banal.
Praça Masséna em Nice
A Côte d’Azur vai de Toulon até Monaco, passando por Saint-Tropez, Saint Raphaël, Cannes, Antibes e Nice. Para citar somente as cidades mais conhecidas. De todas elas, sem dúvida alguma, a mais interessante é Nice. Ela apresenta todos os aspectos das cidades da Côte d’Azur, quer dizer frívola, exuberante e cheia de milionários exóticos mas não se reduz a esta dimensão. Ela é também uma cidade culta, com muitos museus e galerias de arte. Nice conseguiu um sábio equilíbrio entre autenticidade e ostentação.
Quais são os rituais de Nice?
Pela manhã, um passeio pelo Cours Saleya, o must niçois. Barracas de flores, de legumes e de especialidades locais dentro de uma decoração barroca. Turistas e habitantes provam beignets (bolinhos) de flor de abobrinha e socca (um crepe feito com farinha de grão de bico).
Hotel Negresco
Continuar o passeio pela Promenade des Anglais, a avenida que está a beira mar. E na “prom“, como dizem os locais, os lugares da moda atualmente são o Castel, um restaurante-bar com praia privada e isto quer dizer: cadeiras confortáveis, chaises longues, coqueiros, para-sol, peoples em geral, garçons sorridentes, biquínis minúsculos, seios de fora, gente bronzeada, música e champagne. Entrem no site do Castel para terem uma idéia do ambiente: www.castelplage.com
O outro lugar da moda é a praia privada Hi Beach do chic Hi Hotel. Mesma descrição acima mas muito mais elitista. Entrem no site: www.hi-beach.net
Mas se quiserem conhecer realmente um lugar quase sagrado, o emblema de Nice e da Côte d’Azur entrem no Hotel Negresco. A proprietária o transformou em Fundação para que ele continue sendo com é, para evitar que uma cadeia milionária o transforme em um hotel chic como todos os hotéis chics mundo afora.
Créditos: fotos gentilmente cedidas por Tânia
Decoração over, mármores, candelabros kitsch e muitas obras de arte.
E com um restaurante excelente, o Chantecler. Para terem uma idéia dos preços olhem os documentos em pdf no site do Negresco: www.hotel-negresco-nice.com
Outro ritual muito importante em Nice é passear pela parte antiga da cidade, o Vieux Nice.
Mas atenção, importante: no Vieux Nice, todas as segundas feiras acontece a feira de antiguidades. Este é o maior mercado da região.
Uma delícia caminhar entre as barraquinhas observando as turistas inglesas.
Depois é só escolher um café, e continuar olhando.
E as pausas culturais?
Visitem o Museu Matisse, instalado na casa da foto acima e situado no bairro Cimiez, um dos mais bonitos de Nice. www.musee-matisse-nice.org
Visitem também o Mamac, o museu de arte contemporânea de Nice.
Clique aqui para ler a continuação do circuito da Côte d’Azur.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
289 Comentários
conexaoparis
Karina
Vale a pena visitar o Verdon nesta época. Seu programa está maravilhoso.
karina
Oi Lina, td bem?
A meses conheci seu blog e desde então é minha leitura diária, estou indo com meu noivo a França, faremos o sul de carro e ficamos interessando em Gorges du Verdon. Estaremos em Nice vamos pelo litoral até Saint Tropez, penso em ir a gorges du verdon e depois seguir pela região da Provence (Gordes/ Avignon…) porém nossa viagem é em março. O parque está aberto o ano todo? vale a pena visitar o canyon no inicio da primavera?
Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog.
Abs,
Karina.
conexaoparis
Manuela
Durma em Moustiers Sainte Marie. Aproveite e ande pela região.
Manuela
Deslumbrante mesmo Gorges du Verdon, devidamente incluído no meu roteiro. Lina, dando continuidade a viagem pelo sul da França, continuaremos de carro de Gordes a Nice, passando pelas Gorges du Verdon. Apesar de ser apenas 300km, vc sugere dormirmos em algum dos vilarejos próximos? qual o mais interessante? Ou não é necessário? com meio dia é possível fazer uma bela aos canions? Super obrigada! Manuela
Adri
Oiii Lina, tudo bem?!
Acompanho seu blog a muitos anos e vc sempre me ajudou muito!!!
Queria que fosse uma das minhas convidadas de honra para conhecer meu bloguito que está engatinhando ainda…
E resolvi começar pela Provence, uma grande sonho realizado!
Quando puder, dá uma passadinha lá pra conhecer…
Obrigada por tudo!
beijos
Adri.
https://carrosseldesonhos.wordpress.com/
Adri
Olá Lina, tudo bem?!
Como sempre me ajudou e muito, gostaria que fosse uma das convidadas de honra para conhecer meu blog recém-nascido…por enquanto tenho 7 posts, a maioria sobre a Provence.
Ainda teremos Italia…e logo mais, realizarei mais um sonho, conhecer a Grécia!!!
Obrigada por tudo e espero que goste!!!
Quando tiver um tempinho, dá um pulinho lá !!!
beijos,
Adri.
https://carrosseldesonhos.wordpress.com/
conexaoparis
luisa
Fique em Aix neste lugar
http://www.28-a-aix.com/
E prefira Nice.
Luisa
Mais uma vez obrigada.
Outra pergunta: vc sugere ficar em Avignon ou Aix-en-Provence (qual é mais charmosa para dormir?)? Indica algum hotel lá?
e
Nice x outra cidade menor, perto e charmosa, tem alguma para sugerir?
Muito obrigada.
conexaoparis
Luisa
O Negresco está antigo, mas é um bom hotel. E a localização é maravilhosa.
Quanto a temperatura não me aventuro mais. O clima enloqueceu. Quando digo que o inverno voltou à normalidade, no dia seguinte esfria de novo, Consulte um site de meteorologia.
Lavandas. Não se se em março elas já estão floridas.
Luisa
Obrigada pela resposta. O Negresco é um caso de hotel que já teve sua glória e agora está “cansado”, ou será que vale a pena? Outra coisa: Você acha que começo de março ainda está muito frio em Nice e arredores? Dá para visitar o campo de lavanda em Grassi?