Aqueles que estiverem na Provence e desejarem ir para a Côte d’Azur, o caminho mais bonito é passando pelas Gorges du Verdon. Verdon é o nome deste rio com águas incrivelmente verdes. Durante muito tempo, a estrada vai acompanhar as curvas do Verdon e talvez esta tenha sido a paisagem mais bonita que vi nesta viagem.
Do Luberon a Nice, passando pelas Gorges du Verdon, são 300 km e mais de 4 horas de viagem. O trajeto pode ser feito direto, mas no meio do caminho existe uma pequena cidade maravilhosa, encravada nas montanhas: Moustiers-Sainte-Marie. Para completar o quadro, nesta cidade se encontra um hotel/restaurante sob a supervisão de Alain Ducasse.
La Bastide de Moustiers foi a casa de campo do grande chefe até ele tomar a decisão de transformá-la em auberge de luxo. Inútil colocar no blog as fotos dos quartos. Vejam diretamente no site do hotel: www.bastide-moustiers.com. Os quartos custam entre 270 euros (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro) e 370 euros ( nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro). O restaurante possui menus a 55 e 70 euros.
Fica aqui a sugestão de uma parada nada banal.
Praça Masséna em Nice
A Côte d’Azur vai de Toulon até Monaco, passando por Saint-Tropez, Saint Raphaël, Cannes, Antibes e Nice. Para citar somente as cidades mais conhecidas. De todas elas, sem dúvida alguma, a mais interessante é Nice. Ela apresenta todos os aspectos das cidades da Côte d’Azur, quer dizer frívola, exuberante e cheia de milionários exóticos mas não se reduz a esta dimensão. Ela é também uma cidade culta, com muitos museus e galerias de arte. Nice conseguiu um sábio equilíbrio entre autenticidade e ostentação.
Quais são os rituais de Nice?
Pela manhã, um passeio pelo Cours Saleya, o must niçois. Barracas de flores, de legumes e de especialidades locais dentro de uma decoração barroca. Turistas e habitantes provam beignets (bolinhos) de flor de abobrinha e socca (um crepe feito com farinha de grão de bico).
Hotel Negresco
Continuar o passeio pela Promenade des Anglais, a avenida que está a beira mar. E na “prom“, como dizem os locais, os lugares da moda atualmente são o Castel, um restaurante-bar com praia privada e isto quer dizer: cadeiras confortáveis, chaises longues, coqueiros, para-sol, peoples em geral, garçons sorridentes, biquínis minúsculos, seios de fora, gente bronzeada, música e champagne. Entrem no site do Castel para terem uma idéia do ambiente: www.castelplage.com
O outro lugar da moda é a praia privada Hi Beach do chic Hi Hotel. Mesma descrição acima mas muito mais elitista. Entrem no site: www.hi-beach.net
Mas se quiserem conhecer realmente um lugar quase sagrado, o emblema de Nice e da Côte d’Azur entrem no Hotel Negresco. A proprietária o transformou em Fundação para que ele continue sendo com é, para evitar que uma cadeia milionária o transforme em um hotel chic como todos os hotéis chics mundo afora.
Créditos: fotos gentilmente cedidas por Tânia
Decoração over, mármores, candelabros kitsch e muitas obras de arte.
E com um restaurante excelente, o Chantecler. Para terem uma idéia dos preços olhem os documentos em pdf no site do Negresco: www.hotel-negresco-nice.com
Outro ritual muito importante em Nice é passear pela parte antiga da cidade, o Vieux Nice.
Mas atenção, importante: no Vieux Nice, todas as segundas feiras acontece a feira de antiguidades. Este é o maior mercado da região.
Uma delícia caminhar entre as barraquinhas observando as turistas inglesas.
Depois é só escolher um café, e continuar olhando.
E as pausas culturais?
Visitem o Museu Matisse, instalado na casa da foto acima e situado no bairro Cimiez, um dos mais bonitos de Nice. www.musee-matisse-nice.org
Visitem também o Mamac, o museu de arte contemporânea de Nice.
Clique aqui para ler a continuação do circuito da Côte d’Azur.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
289 Comentários
Beth
Amigos
Depois de ler todo o post de LINA sobre a Côte D’Azur lembrei de um final de verão (setembro) que passei por lá. Merecidas férias depois de um ano na gélida Hamburg, fiquei especialmente encantada com Saint Raphaël… Uma pequena aldeia de pescadores, com uma pracinha onde os velhinhos da cidade jogavam “pètanque”, espécie de boliche praticado chão da praça… Maior delícia. Fiquei num pequeno hotel de dois andares, com um jardim sombreado por uma pérgola coberta por trepadiras de flores perfumadas e com uma praia particular, daquelas com areia, coisa rara por lá. Um verdaeiro oásis em plena Côte D’Azur…
Nice, Negresco, Promenade des Anglais é a Glória. Até visitei uma exposição do Salvador Dali. Mas a calma de Saint Raphaël é uma benção… Quase me senti uma Brigitte Bardot antes do cataclisma, risos…
Abs.
PS. Acho Saint Tropez uma pobreza só… É a Praia de Ramos (sem Piscinão) da Côte D’Azur…
Beth
Queridos amigos do Blog!
Agradeço a TODOS pela corrente positiva de bons pensamentos e solidariedade!
Um grande beijo para TODOS!
Prometo que mandarei notícias quentes de lá…
Beth
Beth
Vivian
Então vc também foi agraciadacom uma gripe indesejável!
Peguei a minha num voo Rio-Ctba,… O termostato do avião (Tam) pifou e os passageiros quase congelaram. Fui bater no hospital! Além do começo de pneumonia ainda tive uma nevralgia enlouquecedora!
Mas felizmente passou, estou quase 100% e embarco terça-feira para Paris. Foi muito triste perder o Natal e Reveillon por lá, mas vou aproveitar o máximo, para compensar. O importante mesmo foi que minha familinha me deu o maior apoio e carinho. Mas ainda vai dar para ver as Luzes de Natal que tanto gosto…Embora Paris esteja mais quente agora, redobrei
meus cuidados. Outra notícia boa que recebi foi que a gripe H1N1 está bem controlada por lá…
Pior teria sido ficar doente lá, como nossa querida Helena…
Bjs,
Vivian Mara Côrtes Camargo
Beth,
que bom que você melhorou e vai embarcar feliz um dia depois de mim
( também vou pela Air France saindo de São Paulo). Tive que adiar minha viagem por conta da malfadada gripe e a principio fiquei triste pela mudança de planos.
Felizmente remarquei tudo, você também, e aí vamos nós em janeiro!
Vivian Mara Côrtes Camargo
Lina, obrigada pelas imagens de tirar o fôlego, estão belíssimas! roteiro de sonhos, não? parabéns pela sensibilidade e bom gosto.
Abraços
conexaoparis
Marcelo
Estou esperando. Mas sem muitas esperanças. Risos.
Sueli OVB
CLÁUDIA OITICICA
Assisti o documentário de hoje sobre o preparo de uma coleção Chanel. Achei meio fragmentado, mas bem interessante. Fiquei apaixonada pela camponesa que fabrica os galões que enfeitam as roupas. Verdadeira artesã, das boas e, pelo visto, sem herdeiros e continuadores.
Beijos e Feliz Ano Novo
Cláudia Oiticica
Sueli,
adorei o afortunado,rs,rs. Esse filme da Chanel,com a Shirley Maclaine eu já assisti e gostei mais do que o Coco Antes de Chanel.Assisti em inglês, mas a TV5 dublou para o francês. Um outro filme que estreou agora na França, “Coco Chanel et Igor Stravinsky” , estou louca para assistir, mas ainda não tem data de estréia no Brasil, passou só no festival do Rio e SP. Hoje passou um documentário dela também.Uma overdose de Chanel.
Cláudia Oiticica
Beth??
Você não embarcou? Mas ainda bem que você já está melhorando e vai poder curtir com a sua netinha, já já. Com o seu astral tenho certeza que vai ficar completamente boa rapidinho. Já estava esperando notícias de Paris. Mas antes aqui do que lá, não é mesmo? Tudo de bom.
Cláudia Oiticica
Lina, você se supera, e quem está de viagem marcada vai se dar bem com suas dicas. Eu amo essa variedade de paisagens que tem na França.Tenho um documentário que gravei da TV5 do Gorges du Verdon e outro de Moustiers mas “preciso” conhecer ao vivo e em cores.E que cores! A segunda foto eu jurava que eram as calanques entre Marseille e Cassis que também é uma paisagem lindíssima e parecida com essa, pelo menos no ângulo que a foto mostrou.
Nice é daquelas cidades com muitas facetas que não tem como não agradar. Tem para todos os gostos e bolsos. As feiras, as praias, passear no fim da tarde na promenade des Anglais.Tem o lado branché, o lado interiorano, um comércio com boas lojas. Já fiquei duas vezes no hotel Boscolo Plaza que recomendo pelo custo/benefício e pela excelente localização. Não é como o Negresco,rs,rs, mas é bem confortável e fica na Av. de Verdun do lado da rua Paradis, Massena e perto da Cours Saleya. Faz tempo, mas como na França tudo, ou quase, se mantém do mesmo jeitinho, acredito que continua bom.