Aqueles que estiverem na Provence e desejarem ir para a Côte d’Azur, o caminho mais bonito é passando pelas Gorges du Verdon. Verdon é o nome deste rio com águas incrivelmente verdes. Durante muito tempo, a estrada vai acompanhar as curvas do Verdon e talvez esta tenha sido a paisagem mais bonita que vi nesta viagem.
Do Luberon a Nice, passando pelas Gorges du Verdon, são 300 km e mais de 4 horas de viagem. O trajeto pode ser feito direto, mas no meio do caminho existe uma pequena cidade maravilhosa, encravada nas montanhas: Moustiers-Sainte-Marie. Para completar o quadro, nesta cidade se encontra um hotel/restaurante sob a supervisão de Alain Ducasse.
La Bastide de Moustiers foi a casa de campo do grande chefe até ele tomar a decisão de transformá-la em auberge de luxo. Inútil colocar no blog as fotos dos quartos. Vejam diretamente no site do hotel: www.bastide-moustiers.com. Os quartos custam entre 270 euros (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro) e 370 euros ( nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro). O restaurante possui menus a 55 e 70 euros.
Fica aqui a sugestão de uma parada nada banal.
Praça Masséna em Nice
A Côte d’Azur vai de Toulon até Monaco, passando por Saint-Tropez, Saint Raphaël, Cannes, Antibes e Nice. Para citar somente as cidades mais conhecidas. De todas elas, sem dúvida alguma, a mais interessante é Nice. Ela apresenta todos os aspectos das cidades da Côte d’Azur, quer dizer frívola, exuberante e cheia de milionários exóticos mas não se reduz a esta dimensão. Ela é também uma cidade culta, com muitos museus e galerias de arte. Nice conseguiu um sábio equilíbrio entre autenticidade e ostentação.
Quais são os rituais de Nice?
Pela manhã, um passeio pelo Cours Saleya, o must niçois. Barracas de flores, de legumes e de especialidades locais dentro de uma decoração barroca. Turistas e habitantes provam beignets (bolinhos) de flor de abobrinha e socca (um crepe feito com farinha de grão de bico).
Hotel Negresco
Continuar o passeio pela Promenade des Anglais, a avenida que está a beira mar. E na “prom“, como dizem os locais, os lugares da moda atualmente são o Castel, um restaurante-bar com praia privada e isto quer dizer: cadeiras confortáveis, chaises longues, coqueiros, para-sol, peoples em geral, garçons sorridentes, biquínis minúsculos, seios de fora, gente bronzeada, música e champagne. Entrem no site do Castel para terem uma idéia do ambiente: www.castelplage.com
O outro lugar da moda é a praia privada Hi Beach do chic Hi Hotel. Mesma descrição acima mas muito mais elitista. Entrem no site: www.hi-beach.net
Mas se quiserem conhecer realmente um lugar quase sagrado, o emblema de Nice e da Côte d’Azur entrem no Hotel Negresco. A proprietária o transformou em Fundação para que ele continue sendo com é, para evitar que uma cadeia milionária o transforme em um hotel chic como todos os hotéis chics mundo afora.
Créditos: fotos gentilmente cedidas por Tânia
Decoração over, mármores, candelabros kitsch e muitas obras de arte.
E com um restaurante excelente, o Chantecler. Para terem uma idéia dos preços olhem os documentos em pdf no site do Negresco: www.hotel-negresco-nice.com
Outro ritual muito importante em Nice é passear pela parte antiga da cidade, o Vieux Nice.
Mas atenção, importante: no Vieux Nice, todas as segundas feiras acontece a feira de antiguidades. Este é o maior mercado da região.
Uma delícia caminhar entre as barraquinhas observando as turistas inglesas.
Depois é só escolher um café, e continuar olhando.
E as pausas culturais?
Visitem o Museu Matisse, instalado na casa da foto acima e situado no bairro Cimiez, um dos mais bonitos de Nice. www.musee-matisse-nice.org
Visitem também o Mamac, o museu de arte contemporânea de Nice.
Clique aqui para ler a continuação do circuito da Côte d’Azur.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
289 Comentários
Claudia Khouri
Quanto tempo é de Nice à Aix de trem?
Acho que vou estabelecer base em Nice para conhecer Cannes, Mônaco, Marselha e se for possível reservar um dia para um bate-volta em Aix. Na verdade, queria uma excursão dessas de 1 dia pelo básico da Provence saindo de Nice, existe?
Mariana Berutto
Claudia, sugiro você a entrar em contato com a Anatê, a guia da provence indicada pelo Conexão Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/parceiros-do-conexao-paris/guias-e-carros-cmotorista-na-provence/
Claudia Khouri
Lina, planejei um roteiro de 10 dias para julho: Londres – Paris – Provence – Nice. Já comprei as passagens aéreas, começo por Londres (onde ficarei 4 dias) e termino em Nice. Minha dúvida é: quanto tempo preciso para conhecer o basico de Provence e Nice? 2 dias em cada cidade é suficiente? Como já conheço Paris, vc aconselha a pular a capital e esticar a estadia no sul?
Mariana Berutto
Claudia, é dificil responder essa pergunta. Isso depende muito de cada um. Paris é sempre uma surpresa e sempre tem o que conhecer, mesmo para quem mora 30 anos na cidade. Acredito que 2 dias em Nice seja o suficiente para a cidade. Mas a região da Provence é muito grande… Tudo depende do quanto você quer conhecer…Tem quem prefira passar poucos dias. Outros preferem passar o muitos dias, viajando de carro, conhecendo as pequenas cidades e restuarantes etc.
kelly freitas
Seu blog [e maravilhoso! Qual a mlhor maneira de ir para Nice de Paris! quanto tempo custa a viagem eh bom comprar a billhet com antecedencia
Obrigada
Lina
Kelly
Eu fiz Nice Paris de trem e não gostei. A parte Nice Marseille não é trem rápido e a viagem fica longa demais. Por isso passei a aconselhar o trecho Paris Nice de avião.
Fred
Olá! Em maio irei à Provence, com base em Aix, e depois à Côte d’Azur, hospedado em Nice. Estava pensando em ir de Aix para Nice pelo litoral, fazendo um pit-stop para almoçar em St. Tropez. Mas comecei a mudar de ideia quando vi seu roteiro de viagem, passando pelo Gorges du Verdon! Minha dúvida é: dá pra ver essas paisagens das duas primeiras fotos da estrada ou é preciso caminhar a pé por trilhas?
Lina
Fred
Da estrada você consegue, em vários trechos, ver o rio e sua incrível cor. Mas não vê a parte mais bonita, as das fotos. Para isso teria que pernoitar na região e fazer caminhadas.
A opção de ir de Aix a Nice pelo litoral é atraente também.
Júlia Torri
Tenho que escolher entre Cannes e St Troupez e Bordeaux para ir no inverno. Deixo de ir em Cannes e St Troupez, mas vou em Bordeaux. O que você acha? Monaco está certa a visita já…Obrigada
Lina
Júlia
Bordeaux é uma cidade linda, bem preparada para receber o turista e com vinhos maravilhosos. Concordo.
Mina
Ola, lina
Resolvi estender minha viagem a Paris- 5 dias- para o sul da Franca- 5 dias inteiros-. Li todos seus relatos e pensei em pegar um TGV para Marseille. Dali conhecer Aix en Provence, cassis e as calanques, seguir para Mastiers saint marie, gorges du verdon, ateh Nice. Vc ne indica ficar aonde? Marseille e nice? Marseille, mastiers saint marie e nice? E quando preciso alugar o carro e aonde? Em nice ficarei apenas 2 dias. Vc indicar conhecer q praias? Ah, serah em abril, acho q nao vai dar p cair no mar… Muito pbrigada.
Bjs
Mina
Lina
Mina
O TGV para em Aix en Provence antes de chegar em Marseille. Fique uma noite em Aix. No dia seguinte siga para Marseille e trem. No primeiro dia visite a cidade e no dia seguinte pegue o carro para seguir viagem. Durma uma noite no meio do caminho, Moustiers Saint Marie e depois fique em Nice.
Iuri
Lina,
Muito bom seu blog. Gostaria de saber se o inicio de abril eh um boa epoca para conhecer o sul da frança- provence, nice, as calangues de marseille, gorges verdon.
Muito obrigada
Lina
Iuri
Abril é primavera, ideal para conhecer a região. Não estará cheia de turistas ainda.
Camila
Olá Lina!!
Com certeza o Conexão Paris é o melhor local para pegar boas dicas. Meu noivo está a trabalho aqui em Paris e conseguimos uns 5 dias para fazer um passeio. Ele já foi para Côte d’Azur há alguns anos e quer me levar para conhecer. Sairemos de Paris essa semana, na quinta (23/08). A ideia era de ir de trem, porém resolvemos ir de carro pra ir curtindo as paisagens e conhecendo um pouco mais da França. Viajaremos umas 4/5 horas, dormiremos em alguma cidade do caminho e no outro dia seguimos viagem. Já alugamos um carro, agora estamos começando a buscar algum roteiro de Paris a Toulon, que será a nossa “base” em Côte d’Azur. Alguma dica de roteiro Paris/Côte d’Azur? Fico ansiosa aguardando retorno.
Muito obrigado!!!!
Lina
Camila
Toulon não se encontra na Côte d’Azur. Se quiser conhecer a Côte melhor se hospedar em Cannes, Nice…
Você já leu todos os artigos do blog sob a Côte d’Azur?
Jose Garcia
Estou pensando em conhecer o sul da frança com minha namorada, nos dias 31/10 e 04/11, vale a pena ir nessa época? como é o clima nessa época? Devo me hospedar em cada cidade (nice, cannes, monaco) ou me hospedar somente em 1 cidade e me locomover? É aconselhável alugar carro?
Lina
José Garcia
A Cote d’Azur é bela em qualquer estação. Novembro já é inverno. Mas no sul da França ele é menos rigoroso. Você deve alugar carro. Hospede-se em Cannes ou em Nice todos os dias conheça um pouco da costa.
Melicia Aguiar
Estamos planejando conhecer a França no período de 25/10 a 07/11/2012. Como já estivemos em Paris outras vezes, pensamos em conhecer o Vale do Loire por 2-3dias e talvez de lá seguir para Cote D’Azur, mas estamos com muitas duvidas. É uma boa época para conhecer essa região? Qual o melhor meio de transporte para irmos? Carro? 03 dias são suficientes? Devemos ficar em Nice (dica de Hotel, pleaaase!) e ir conhecendo as outras cidades diariamente? Que lugares da região vocês indicariam? Desculpa a tempestade de perguntas, é a ansiedade da viagem e o seu blog definitivamente é melhor que qualquer agencia. Obrigada
Lina
Melicia
Leia estes artigos que escrevi sobre a Côte d’Azur. Tem várias dicas. Espere os artigos que o Marcello Brito vai escrever para o Conexão Paris. Ele acabou de chegar da Côte.
Para o Vale do Loire o melhor seria ir de trem até Amboise e lá alugar o carro. Uma noite no vale é suficiente. Quando você já viu dois castelos, não quer ver mais….Guarde seus dias para a Côte d’Azur que é maior e possui mais interesse.
Você pode ficar em qualquer cidade da Côte. Eu fiquei em Nice porque gosto desta cidade.
Hotéis: tudo depende do preço. Até quanto?
Eu moro na França desde 1983. Por isso conheço tudo. Risos.