Aqueles que estiverem na Provence e desejarem ir para a Côte d’Azur, o caminho mais bonito é passando pelas Gorges du Verdon. Verdon é o nome deste rio com águas incrivelmente verdes. Durante muito tempo, a estrada vai acompanhar as curvas do Verdon e talvez esta tenha sido a paisagem mais bonita que vi nesta viagem.
Do Luberon a Nice, passando pelas Gorges du Verdon, são 300 km e mais de 4 horas de viagem. O trajeto pode ser feito direto, mas no meio do caminho existe uma pequena cidade maravilhosa, encravada nas montanhas: Moustiers-Sainte-Marie. Para completar o quadro, nesta cidade se encontra um hotel/restaurante sob a supervisão de Alain Ducasse.
La Bastide de Moustiers foi a casa de campo do grande chefe até ele tomar a decisão de transformá-la em auberge de luxo. Inútil colocar no blog as fotos dos quartos. Vejam diretamente no site do hotel: www.bastide-moustiers.com. Os quartos custam entre 270 euros (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro) e 370 euros ( nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro). O restaurante possui menus a 55 e 70 euros.
Fica aqui a sugestão de uma parada nada banal.
Praça Masséna em Nice
A Côte d’Azur vai de Toulon até Monaco, passando por Saint-Tropez, Saint Raphaël, Cannes, Antibes e Nice. Para citar somente as cidades mais conhecidas. De todas elas, sem dúvida alguma, a mais interessante é Nice. Ela apresenta todos os aspectos das cidades da Côte d’Azur, quer dizer frívola, exuberante e cheia de milionários exóticos mas não se reduz a esta dimensão. Ela é também uma cidade culta, com muitos museus e galerias de arte. Nice conseguiu um sábio equilíbrio entre autenticidade e ostentação.
Quais são os rituais de Nice?
Pela manhã, um passeio pelo Cours Saleya, o must niçois. Barracas de flores, de legumes e de especialidades locais dentro de uma decoração barroca. Turistas e habitantes provam beignets (bolinhos) de flor de abobrinha e socca (um crepe feito com farinha de grão de bico).
Hotel Negresco
Continuar o passeio pela Promenade des Anglais, a avenida que está a beira mar. E na “prom“, como dizem os locais, os lugares da moda atualmente são o Castel, um restaurante-bar com praia privada e isto quer dizer: cadeiras confortáveis, chaises longues, coqueiros, para-sol, peoples em geral, garçons sorridentes, biquínis minúsculos, seios de fora, gente bronzeada, música e champagne. Entrem no site do Castel para terem uma idéia do ambiente: www.castelplage.com
O outro lugar da moda é a praia privada Hi Beach do chic Hi Hotel. Mesma descrição acima mas muito mais elitista. Entrem no site: www.hi-beach.net
Mas se quiserem conhecer realmente um lugar quase sagrado, o emblema de Nice e da Côte d’Azur entrem no Hotel Negresco. A proprietária o transformou em Fundação para que ele continue sendo com é, para evitar que uma cadeia milionária o transforme em um hotel chic como todos os hotéis chics mundo afora.
Créditos: fotos gentilmente cedidas por Tânia
Decoração over, mármores, candelabros kitsch e muitas obras de arte.
E com um restaurante excelente, o Chantecler. Para terem uma idéia dos preços olhem os documentos em pdf no site do Negresco: www.hotel-negresco-nice.com
Outro ritual muito importante em Nice é passear pela parte antiga da cidade, o Vieux Nice.
Mas atenção, importante: no Vieux Nice, todas as segundas feiras acontece a feira de antiguidades. Este é o maior mercado da região.
Uma delícia caminhar entre as barraquinhas observando as turistas inglesas.
Depois é só escolher um café, e continuar olhando.
E as pausas culturais?
Visitem o Museu Matisse, instalado na casa da foto acima e situado no bairro Cimiez, um dos mais bonitos de Nice. www.musee-matisse-nice.org
Visitem também o Mamac, o museu de arte contemporânea de Nice.
Clique aqui para ler a continuação do circuito da Côte d’Azur.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
289 Comentários
Vanessa Fernandes
Belissimas fotos!
Conheço muito pouco o sul de França…é uma boa desculpa para voltar!
hehehe
Eymard
Sueli,
a Beth ja esta com lotacao completa (Marcello Brito e Jorge Fontoura). Ela na direcao. Marido nao gosta de dirigir. Eu adoro dirigir, portanto, no outro carro desta viagem la vamos nos….um comboio (risos).
Sueli OVB
NOSSA, QUE MARAVILHA! Estou encantada e encravada nesses lugares.
Tudo de bom!
Parabéns, Lina! Lindo roteiro. Um dia chego lá.
Beijos
Marcello Brito
Oi lina, outro post maravilhoso!
Não esqueci do texto não, ele sai te juro.
Queria aqui dar uma dica de hospedagem em Moustiers-Sainte-Marie para quem está com o bolso em ritmo low profile.
Essa cidade é imperdivel.
o lugar é:
http://www.labouscatiere.com/
Foi onde eu fiquei, é dentro da cidade e é dez, com diarias muito razoaveis, mas uma ida ao estabelecimento do Alain Ducasse à 5 minutos do centro é obrigatorio pelo jardim e pela comida.
eduardo
ola…nao achei nada over a decoraçao com marmores e etc…como eu ja disse..gosto nao se discute se aprimora…
isabel
Olá.
Leio sempre as dicas, eu e meu marido adoramos te acompanhar. Já fomos uma vez a Paris graças a seu blog! (na época ainda não tinha o guia a pé impresso, então fizemos nossa própria ediçao, dele…)
Pois agora estamos encantados com a possibilidade desses percursos pelo interior. Você acha que em novembro já está muito próximo do inverno ou vale a visita assim mesmo? E o que você pensa sobre esse passeio com bebê de colo, novinho?
Abraços, parabéns e continue nos maravilhando!
conexaoparis
André
Pode-se visitar a região em janeiro, mas não é tão agradável como na primavera ou outono.
Vá de trem, o TGV ou de avião. Até Nice o TEGV leva 5 horas.
Claro que pode ir como mochilão mas não possuo as dicas. Terá que pesquisar na net.
Bate e volta para conhecer somente Nice? Acho curto. Já que vai até a Côte d’Azur melhor ficar uns 3 a 4 dias na região.
André
Oi Lina, muito boa essa matéria. Gostaria que me desse umas dicas:
1) Vale a pena ir agora em Janeiro?
2) Como faço para ir saindo de Paris?
3) Tem como ir gastando pouco (estilo mochilão)?
4) Dá pra fazer um “bate volta”, ir em um dia cedo e voltar no outro a tarde?
eidia
Em Nice advinhem onde me agarro? Brooocaannnte!!!!……Adoro. Mesmo que não compre muito, o que não é fácil, adoro passear e ver as coisas. Passo horas…e depois passear pela praia. Lugar lindo. Promenade des Anglais.
bjos
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Luiza
Oi Lina,
ai… Tb fui a calancas e ameeeiiii . Muito lindo… Mas a trilha é um pouco cansativa, nao?
Gostei desse restaurante, estava com uma cara maravilhosa!
bjocass
luiza
http://www.oguiadeparis.blogspot.com