Por Eduardo de Carvalho Paoli
Para quem quer sentir realmente o clima e microclimas da Borgonha recomendo um passeio de bicicleta de Beaune até Montrachet. Não é muito puxado. Eu e minha mulher fizemos sem dificuldades e não somos exatamente atletas. Caso você tenha alguma dúvida, considere alugar bicicleta elétrica para ajudar na tarefa.
A ciclovia se encontra logo na saída de Beaune. Somente as bikes e os produtores locais com seus tratores ou charretes circulam por aí.
Visitamos a região em setembro e o clima estava perfeito, nem muito calor e tampouco frio. O clima muda bastante nesta época do ano com chuvas intercalando dias bonitos. Nós consultamos a previsão meteorológica com uma semana de antecedência. É primordial, aconselho a todos. Sempre fui um incrédulo nesta área e tive uma agradável surpresa com a precisão do serviço. Programamos nosso passeio em um dia sem chuva.
Para nossa segurança a ciclovia é muito bem sinalizada.
Com poucos minutos de pedaladas chegamos no meio das propriedades e dos famosos terroirs. O ar é puro e nos causou, à nós paulistas, uma certa estranheza.
A primeira escala é Pommard, um vilarejo bem pequeno e bastante agradável. O programa aqui, como não poderia deixar de ser, é buscar algumas degustações em pequenas caves de produtores locais. Cuidado, esta é apenas a primeira pedalada. Apesar do passeio não exigir preparo de atleta, seguramente muito vinho, assim de cara, não irá colaborar.
A segunda parada é em Volnay. Fomos muito bem atendidos nesta cave situada ao longo da ciclovia. A atenciosa recepcionista nos falou sobre os produtores locais e, para minha alegria, fizemos uma pequena degustação.
Depois desta “hidratação”, partimos para a próxima localidade, Meursault, sem dúvida a cidade mais charmosa. Lá encontramos um “mini Hospício de Beaune” que efetivamente foi um hospício (no sentido que damos na lígua portuguesa), administrado, durante anos, pelas freiras de Beaune.
Aqui não paramos para degustar vinhos e sim para comer um merengue, o melhor da minha vida, nesta boulangerie que fica na praça central da cidade. Uma delícia!!
A parte mais bonita da ciclovia é o trecho Meursault/Puligny Montrachet com vinhas maravilhosas. É de tirar o fôlego.
Em Puligny Montrachet, por uma incrível coincidência, encontramos Lina, Albert, José Maria, Ana e Aline. Para festejarmos este encontro surpreendente, almoçamos juntos no delicioso Le Montrachet. Esta parte a Lina já contou, leia aqui.
O retorno pode ser feito pelo mesmo caminho, mas descanse um pouco antes de inciar a volta! O total do passeio são 25 km de bicicleta. Para quem tem mais pique, antes de almoçar, pedale até o Château de Rochepot, 20 km a mais no circuito.
Fica ai minha dica, nosso melhor passeio na Borgonha na Route dos Grand Crus….
As bicicletas são super bem reguladas e o dono é um francês que já foi guia turístico no Brasil. Diga que é brasileiro, puxe um assunto e quem sabe consiga um desconto! Dica: reserve as bicicletas com antecedência. Clique aqui e acesse site.
Informações do Conexão Paris: Como ir de Paris até Beaune:
- Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
Aline
Ola pessoal eu sou a guia que a Lina cita na Borgonha estou a disposiçao para duvidas, questoes sobre a Borgonha ok?
[email protected]
Kaka
Rodrigo Lavalle, Como vc é um anjo! Obrigada, Obrigada!
Kaka
Rodrigo ou Lina, eu gostaria de me hospedar em Nuits Saint George. Será”que encontro bike para alugar por lá?
Rodrigo Lavalle
Kaka, em Nuits Saint George em si não achei local para locação de bicicletas. O próprio site da cidade sugere esse local http://vtt-aventure.pagesperso-orange.fr/ que fica no vilarejo próximo chamado Chaux.
Abraços.
JORGE LUIZ DE OLIVEIRA DA SILVA
Muito legal esse passeio de bike. Perguntaria ao Eduardo e a Lina se conhecem alguma empresa local que organize esses passeios ou mesmo se a guia citada (Aline) organiza passeios de vários dias de bike. Existem algumas empresas no Brasil que organizam esse passeios, mas considerei o preço muito salgado. Pela experiência que tive em Paris, gostei muito dos serviços prestados pelas empresas francesas. Fico no aguardo das sugestões. Um grande abraço a todos….fiquei fã do Conexão Paris….que praticamente me guiou em Paris.
Rodrigo Lavalle
Jorge, sugiro que você envie um email para a Aline ([email protected]) e pergunte a ela. Nesse site http://www.burgundy-by-bike.com/ você lê sobre um roteiro de bike pela Borgonha.
Abraços.
Julia Jox
Olá, eu adoraria fazer esse passeio de bike tb. No entanto, tenho uma dúvida: é possível fazê-lo somente alugando as bikes em Beaune e sair pedalando sem uma pessoa como guia? É possível fazer sozinha, sem guia?
Obrigada pelo excelente post
Rodrigo Lavalle
Julia, aconselhável é fazer com a guia. Se você quiser fazer sozinha estude bem a região, o trajeto que você pretende fazer e leve um mapa e um telefone.
Abraços.
Cezar Luiz Meneghel
Que coisa maravilhosa, pratico bike duas vezes por semana, e fiquei maravilhado com este roteiro, ha,
tambem sou apreciador de vinho e me deixou com água na boca.
Obrigado pela dica
Abraços
Cezar
Madá
Edu Paoli, adorei sua descrição do passeio, fotos, encontro com Lina, que máximo! Fiz esse circuito de carro, mas, perceber os aromas que vc descreve, só de bike mesmo.
Helena, vamos combinar ? Marcia, pode deixar, só volto a encarar a bicicleta em uma ciclovia e antes das degustações, rsrsrs. Ainda assim, a bike tem que estar ajustada para o meu biotipo.
Edu Paoli
Obrigado pessoal. Lina, foi muito legal conhecer vocês e nosso encontro ao acaso rendeu um almoço além de muito gostoso muito divertido . Espero ter oportunidade de encontrar vocês novamente, quem sabe em uma ilha no mediterrâneo ;-). Abraços
Sophia
Eduardo, que passeio adorável! Obrigada por compartilhar conosco. Excelente sugestão para uma viagem que esteja marcada em época de temperaturas amenas. Meu marido adora bike e seguramente vai gostar da sugestão.
Helena Bauerlein
Vou fazer esse roteiro, com certeza.
Mostrei a meu marido que é ciclista apaixonado e ama vinhos!
Quem sabe damos a sorte de Eduardo e encontramos casualmente a família Hauteville?