Por Eduardo de Carvalho Paoli
Para quem quer sentir realmente o clima e microclimas da Borgonha recomendo um passeio de bicicleta de Beaune até Montrachet. Não é muito puxado. Eu e minha mulher fizemos sem dificuldades e não somos exatamente atletas. Caso você tenha alguma dúvida, considere alugar bicicleta elétrica para ajudar na tarefa.
A ciclovia se encontra logo na saída de Beaune. Somente as bikes e os produtores locais com seus tratores ou charretes circulam por aí.
Visitamos a região em setembro e o clima estava perfeito, nem muito calor e tampouco frio. O clima muda bastante nesta época do ano com chuvas intercalando dias bonitos. Nós consultamos a previsão meteorológica com uma semana de antecedência. É primordial, aconselho a todos. Sempre fui um incrédulo nesta área e tive uma agradável surpresa com a precisão do serviço. Programamos nosso passeio em um dia sem chuva.
Para nossa segurança a ciclovia é muito bem sinalizada.
Com poucos minutos de pedaladas chegamos no meio das propriedades e dos famosos terroirs. O ar é puro e nos causou, à nós paulistas, uma certa estranheza.
A primeira escala é Pommard, um vilarejo bem pequeno e bastante agradável. O programa aqui, como não poderia deixar de ser, é buscar algumas degustações em pequenas caves de produtores locais. Cuidado, esta é apenas a primeira pedalada. Apesar do passeio não exigir preparo de atleta, seguramente muito vinho, assim de cara, não irá colaborar.
A segunda parada é em Volnay. Fomos muito bem atendidos nesta cave situada ao longo da ciclovia. A atenciosa recepcionista nos falou sobre os produtores locais e, para minha alegria, fizemos uma pequena degustação.
Depois desta “hidratação”, partimos para a próxima localidade, Meursault, sem dúvida a cidade mais charmosa. Lá encontramos um “mini Hospício de Beaune” que efetivamente foi um hospício (no sentido que damos na lígua portuguesa), administrado, durante anos, pelas freiras de Beaune.
Aqui não paramos para degustar vinhos e sim para comer um merengue, o melhor da minha vida, nesta boulangerie que fica na praça central da cidade. Uma delícia!!
A parte mais bonita da ciclovia é o trecho Meursault/Puligny Montrachet com vinhas maravilhosas. É de tirar o fôlego.
Em Puligny Montrachet, por uma incrível coincidência, encontramos Lina, Albert, José Maria, Ana e Aline. Para festejarmos este encontro surpreendente, almoçamos juntos no delicioso Le Montrachet. Esta parte a Lina já contou, leia aqui.
O retorno pode ser feito pelo mesmo caminho, mas descanse um pouco antes de inciar a volta! O total do passeio são 25 km de bicicleta. Para quem tem mais pique, antes de almoçar, pedale até o Château de Rochepot, 20 km a mais no circuito.
Fica ai minha dica, nosso melhor passeio na Borgonha na Route dos Grand Crus….
As bicicletas são super bem reguladas e o dono é um francês que já foi guia turístico no Brasil. Diga que é brasileiro, puxe um assunto e quem sabe consiga um desconto! Dica: reserve as bicicletas com antecedência. Clique aqui e acesse site.
Informações do Conexão Paris: Como ir de Paris até Beaune:
- Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
Tatyana mabel
Gente, um enco tro casual desses não me acontece! Delicia de passeio . fiz um similar pela Borgonha , mas de carro. TB fantástico!
Monica Amadeo
que paisagem maravilhosa!!!!! que passeio maravilhoso!!! da pra fazer tranquilamente….e que encontro surpresa bacana….adorei
Bianca
Deve ser um passeio maravilhoso!
Claudia
Adorei a sugestão.O passeio parece muito agradável.
Marcello Brito
25 km é bastante razoável. Quem faz ida e volta na orla de Copacabana pedala por volta de 12km. Se somar Ipanema está quase lá. Ou seja, pedaladas possíveis no campo.
Marcia Lube
Passeio prá lá de interessante.
E o trecho entre Meursault/Puligny Montrachet é realmente um encanto.
O restaurant “Le Montrachet” não conheço. Já é um bom motivo para voltar, não é mesmo Eduardo Paoli ?
Parabéns, adorei seu texto e o passeio.
Marcia Lube
Eymard
Sei não, esportes radicais !
Madá que o diga …
Eymard
Eduardo, que delicia de passeio. Cidades ícones dos melhores pinot e chardonay. O encontro com Lina (casual?) e as fotos dão a exata dimensão das belezas e encantos dessa região. Adriana, esse passeio é a cara de vocês. Tem que fazer. Fizemos tudo de carro, mas arriscaria voltar com calma e alugar uma bicicleta (motorizada -rs).
Lina
Eymard
O encontro com o Eduardo foi uma grande surpresa. Na realidade nos encontramos no café da manhã do nosso maravilhoso B&B de Beaune.
Ele entrou e a proprietária me disse que ele era brasileiro. Conversa vai, perguntei como ele, Eduardo, tinha encontrado o B&B já que não o tinha indicado ainda. Risos.
Nick
Adorei a dica de passeio…Uma pena que não tenho habilidades ciclísticas, mas ainda quero conhecer essa região !!!
Adriana Pessoa
Achei o máximo este passeio. Há muito tempo estamos querendo ir a Borgonha e achei essa dica da bicicleta muito interessante. Paisagens maravilhosas!
Já pensávamos em faze-lo na Provence. 25 kms para meu marido seria tranquilo, já para mim….sei não!
E que coincidência esse encontro….