Uma gracinha, o Robuglass.

robuglass

Robuglass limpando a pirâmide do Louvre (foto:no Shutterstock)

Foi maior sorte passar ao lado da pirâmide exatamente durante a sua jornada de trabalho. Mais tarde, lendo o Le Figaro, descobri que este robô criado especialmente para o Louvre limpa, uma vez por mês, 670 placas de vidro.

Porque limpar a pirâmide é um verdadeiro desafio. Nestes meus longos anos de vida parisiense já presenciei alpinistas executando esse trabalho. Não sei se o robô foi inventado após a fase alpinistas ou se eles foram um episódio de curta duração durante férias merecidas do Robuglass.

As paredes da pirâmide são inclinadas e estocam muita poeira. Para complicar o vento oeste traz com ele a terra do jardim Tuileries. Como se não bastasse as fontes projetam sobre as placas de vidro água carregada de calcário. Mas Robuglass dá conta do recado direitinho.

E para o lado interno da pirâmide? Uma vez por ano funcionários suspensos em cabines especiais limpam as placas em operação que dura quatro semanas.

Na época da construção da pirâmide ninguém pensou neste detalhe. Hoje, o arquiteto contratado seria obrigado a solucionar o problema.

Visitas guiadas, guias e ingressos

A guia conferencista brasileira Zildinha Figueiredo oferece dois tipos de visita guiada ao Louvre, clique aqui para saber mais.

Temos um guia em formato PDF das principais obras do museu, O Essencial do Louvre, clique aqui.

Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris