Ah! O parisiense.
Passo meu tempo a observá-lo. Quem é o melhor representante da espécime? Charlotte Gainsbourg? Benjamin Millepied? Arquivo artigos em torno do tema e até compro os livros que tentam definir este ser improvável.
Às vezes desconfio que ele não exista. Um simples mito ou, melhor, uma marca.
Mas insisto. Estou pronta à tudo. Fico mesmo vasculhando os comentários do Conexão Paris garimpando o que vocês pensam.
E aí descubro que os leitores vacilam entre amor e ódio. Ora os parisienses são charmosos ora mal educados; muitas vezes elegantes, algumas desleixados; de vez em quando sedutores, outras ríspidos.
O parisiense possue todos estes aspectos! tenho vontade de comentar.
Ele é aquele que você quer que seja! Atenção, se ele existir realmente.
Eu poderia ter naufragado, em 1983, no Massachusetts Institute of Technology. Hoje teria outra visão do parisiense. Mas meu barco me conduziu até a Universidade Paris Jussieu e, me voilà, parisiense de adoção enviando via Conexão Paris o meu olhar e a minha abordagem.
.
Doisneau fotografou Paris e seus habitantes com maestria. Suas fotos dos anos 1940/1950 são famosas.
A revista InRoKuptibles de janeiro 2012 publicou a versão contemporânea da foto mais conhecida de Doisneau: “O beijo do Hotel de Ville”.
Ocorreram poucas mas profundas mudanças. A rue de Rivoli continua a mesma, o Hotel de Ville ainda está lá, as mesas e cadeiras dos cafés também.
Mas desconfio que o parisiense tenha mudado muito. Está mais cosmopolita, sua cidade deixou de ser o Bon Marché e se expandiu em direção ao Canal Saint Martin, aos parques Buttes Chaumont, La Villette…Paris se prepara para o futuro com o ambicioso projeto de integração das zonas periféricas. Estamos já na era do Grand Paris.
E eu tenho a sorte de estar aqui na minha posição estrangeira/parisiense que permite um mergulho na sociedade sem perder o olhar curioso dos que escolheram o exílio.
Observação: não perca a exposição Simplemente Doisneau no Rio de Janeiro e a Doisneau Les Halles na Marie de Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
30 Comentários
Suely
As 50 razões apontadas na revista geram muitas controvérsias, o Eymard ta certo basta apenas uma e cada um tem a sua…
Essa foto “o beijo do Hotel de Ville” é sensacional.
Rodrigo Lavalle
Como me disse um amigo ontem: eles (os parisienses) estão o tempo todo testando nossa paciência.
MIlena F.
Gabriel, trata-se de JoeyStarr, um “rappeur”-ator que fez muito sucesso em 2011, principalmente com a sua participação no filme “Polisse”. Louise Bourgoin é uma jovem atriz francesa que estah “super na moda”, fazendo muito sucesso com filmes como Adele Blanc-Sec, Un heureux evenement e o ultimo “l’amour dure 2 ans”.
Nao li a revista para saber pq colocaram os dois juntos, mas imagino que por serem os artistas do ano.
Mas nenhum deles é parisiense de fato!
Jacqueline
Eu é que sou uma exilada. Triste. Sem Paris este ano pra mim. Compromissos. Nada de viagem para lugar nenhum. Nesta altura, já me contentaria com Buenos Aires again. Mas Paris? Paris é um sonho e só resta continuar sonhando com o retorno. Triste. Triste. Mas o motivo é muito feliz. Pode isso? Suaves grilhões.
Tatyana Mabel
Belo texto Lina!
Mauricio Christovão
Doisneau é um mestre. Para mim, a França é a terra da Fotografia, entre outras artes. Abaixo, o link para a exposição aqui, na França Antártica:
http://www.ccjf.trf2.gov.br/prog/2012_04/prog/expo06.swf
O Centro Cultural da Justiça Federal fica na Avenida Rio Branco, na Cinelândia.
Sueli OVB
Belo post, Lina! Seu barco conduziu-a a um belo destino.
Longe de serem as minhas razões, mas são as que estão publicadas na revista: http://www.lesinrocks.com/2012/01/27/actualite/50-raisons-daimer-paris-113747/
Beth
Lina
Na sua dúvida entre o MIT e Paris Jussieu quem saiu ganhando fomos todos nós!
Abs.
conexaoparis
Beth
Eu ganhei nesta troca. Tenho certeza.
Mas a pesquisa e a vida acadêmica foram por água abaixo…
Ludwig
Je suis d’accord avec Eymard!
Flávia Carioca
Oi Lina,
graças ao seu blog descobri que estamos aqui no Rio com uma exposição de fotos de Robert Doisneau! Irei correndo ver!
ao entrar no google imagens, vi fotos lindíssimas e emocionantes dele, mostrando o cotidiano de Paris. Um artista e tanto!
confesso que também fiquei curiosa em saber qual a visão da revista na sugestão de 50 razões para amar Paris. Se achar a revista, acho que vale um post sim.
bjão!