A riqueza do patrimônio francês me surpreende até hoje. Basta pegarmos o carro e 60 quilômetros mais tarde estamos no campo rodeados por ruínas, vestígios, monumentos, castelos e fortes de épocas passadas.
Para aproveitar o dia lindo, saimos de Paris em direção de Rouen, na Normandia. O objetivo era conhecer um restaurante perto de Vernon e Giverny. Após o almoço, de volta a Paris, abandonamos a auto-estrada e nos perdemos de propósito nas pequenas vias regionais.
Esta área é de ocupação antiga, datando dos romanos. Na idade média ela foi conquistada aos poucos pelo poder real que aí contrói castelos e fortes. Região também de antiga ocupação religiosa com ruínas de monastérios e abadias.
Mais tarde, ela se tornou centro do poder real com a construção do castelo de Versailles e das residências dos ministros e membros da corte.
E em 1837, foi criada a estrada de ferro Versailles-Paris. Graças ao trem, esta região foi descoberta pelos impressionistas e escritores.
E não podemos nos esquecer que, em passado próximo, na Galeria dos Espelhos do Castelo de Versailles foi proclamado o Império Alemão.
Dica para quando você visitar a Casa do Monet: abandone a auto estrada, em uma hora de carro, de Giverny até Paris, você passa por séculos de história. Mesmo sem sair do carro você vê castelos, fortes, moinhos antigos, residências sofisticadas e os campos amarelos de canola que, de acordo com uma amiga, são tão bonitos quanto os de lavanda da Provence.
Este passeio foi sugerido por Telma, da empresa Telma France Tour. Clique aqui para conhecer os serviços oferecidos pela empresa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
38 Comentários
Helena
Olá Rodrigo,
Tenho visto as suas instruções sobre a viagem a Giverny. Tudo certinho.
Só tenho mais uma dúvida, quando eu compro o ticket marco um horário, mas posso ingressar em outro trem, anterior ou posterior, ao que marquei?
Em caso afirmativo, deve ser no mesmo dia ou pode ser um ou dois dias depois?
Obrigada, mais uma vez
Rodrigo Lavalle
Helena, ao comprar a passagem do trem é preciso escolher dia e horário e só é possível pegar o trem no dia e horário escolhidos.
Abraços.
Julia
Oi Rodrigo. Estou em Paris e alugamos um carro para ir a Giverny. Eu não consegui encontrar em nenhum artigo como ir até de carro pelas estradas locais. Você sabe me dizer qual caminho devemos seguir? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Julia, não sei. Sugiro que você pesquise no google maps ou use o GPS do carro. Eles sempre funcionam.
Abraços.
Mariane
Fizemos o passeio a Giverny com a Telma France Tours . Excelente serviço!!! Quem nos levou foi o Levy , marido de Telma , super simpático e atencioso !! Adoramos e recomendamos !!!
Paris my Driver
As empresas Telma Tours e Paris My Driver oferecem, a partir de agora, passeios em grupo feitos em vans ou carros.
Os passeios exclusivos continuam sendo oferecidos da mesma forma. A novidade é que eles oferecem também esta possibilidade mais barata: dividir a van ou o carro com outras pessoas.
O serviço continua sendo personalizado pois eles te pegam e te deixam no hotel. As vans são confortáveis e a bordo você terá wifi e chocolates à disposição.
Os destinos mais pedidos são com dias marcados. Os outros não. E detalhe importante, o compartilhamento somente é possível com no mínimo 4 pessoas. Como o preço fica muito mais barato com o compartilhamento, acho que não será difícil formar grupos com este mínimo exigido.
Giverny – nas quartas feitas – 80 euros por pessoa
E-mail para contato e agendamento: [email protected]
Guilherme
Como sempre, Conexão Paris está dando uma força enorme na organização da viagem. Fui a Paris esse ano e se não fosse por todas as dicas do site, não aproveitaria 1/3 de toda a beleza de Paris. É tão bom, que estou organizando a próxima para o ano que vem. Chegarei dia 29/03 e ficarei até dia 03/04. Dessa vez, gostaria de aproveitar e conhecer mais pontos ao redor de Paris. Vocês poderiam me indicar alguma cidade que seja possível ir de trem ou ônibus para pernoitar? Estou indo com os meus pais, que ainda não conhecem Paris. Nos dias que eles forem fazer passeios que já fizemos, quero aproveitar e conhecer outras cidades na França, que não sejam tão longe. Giverny só se chega de carro? E se precisar ir de carro, pra quem não fala nada de francês, é tranquilo?
Muito obrigado e parabéns mais uma vez pelo site!!!
Rodrigo Lavalle
Guilherme, Giverny é acessível de trem. Leia esse post: https://www.conexaoparis.com.br/2007/06/27/giverny-a-casa-e-os-jardins-de-monet/.
Nesse outro artigo nós damos dicas de passeios perto de Paris. Eles são para se ir e voltar no mesmo dia mas você pode pernoitar: https://www.conexaoparis.com.br/2007/06/27/giverny-a-casa-e-os-jardins-de-monet/.
Além deles há os castelos do Vale do Loire (https://www.conexaoparis.com.br/2008/07/16/como-visitar-os-castelos-do-vale-do-loire/) e a cidade belga de Bruges (https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/outros-paises/bruges/).
Abraços.
Cleuza Conceicao
Ola. estarei chegando a Paris em 22/09 para um casamento em Bressuire. De Bressuire iremos ao Mont Saint Michel e de la a Vernon, Giverny. de Giverny irei direto a Paris. Gostei da idéia de sair da auto estrada, mas gostaria de saber mais. qual via pegar de Giverny até Paris, para fazer este passeio na história. Também gostaria de saber como funciona o pedágio nas estradas francesas. É como no Brasil ou como em algumas estradas americanas, onde vc pega um cartão e só paga na saída da auto estrada??? obrigada. Sigo as dicas do Conexao e vou tentar usufruir de todos os descontos que estão oferecendo. Muito sucesso a vcs.
Rodrigo Lavalle
Cleuza, leia esse artigo sobre pedágios nas estradas francesas: https://www.conexaoparis.com.br/2010/07/28/pedagios-nas-estradas-da-franca/.
Nesse outro artigo nós falamos do site http://fr.mappy.com/ que fornece itinerário e calcula uma estimativa de pedágios a pagar.
Abraços.
Carlos Augusto
Estou com os dias contados. Gostaria de saber se é possivel (e se vale a pena) programar conhecer de trem ou onibus Giverny e Rouen no mesmo dia ?
Se não der qual escolher ?
Abraços,
Rodrigo Lavalle
Carlos, não é possível. Se você gosta do Monet, de flores e da natureza vá à Giverny. Se você gosta de arquitetura e pequenas cidades com clima medieval vá à Rouen.
Abraços.