O Réveillon 2018 em Versailles é para quem quer uma experiência gastronômica e sensorial única.
Para quem procura um réveillon dos sonhos, bem à la française, com pompa e glamour, a pedida é o jantar oferecido pelo restaurante ore, do chef Alain Ducasse, localizado dentro do Palácio de Versailles.
Restaurante ore
O evento – e o cardápio – se inspira nos jantares e festas esplendorosas que os reis Louis XIV e Louis XV promoviam em Versailles. Além de um menu de 8 etapas incluindo harmonização de vinhos; garçons vestidos à caráter; louças, prataria e cristais inspirados naqueles usados pelo reis, a noite contará também com várias surpresinhas – reveladas à meia noite – preparadas pela equipe do restaurante.
Mesa do ore
As 8 etapas do jantar:
1° etapa – Oille: cozido de folhas de legumes e ervas
2° etapa – Entradas: ouriço do mar real e carangueijo / coxas de rã / legumes da estação com trufa negra
3° etapa – Relevé: sole (peixe) com caviar
4° etapa – Entremets: patê quente de animais de caça
5° etapa – Rôst: frango assado à demi-deuil (com trufas)
6° etapa – Petits Entremets: ragu de trufas negras, espinafres
7° etapa – Eau Parfumée: champanhe rosé
8° etapa – Le Fruit: frutas cítricas / Le Louis XIV
Clique aqui para ver a lista dos vinhos que serão servidos durante o jantar.
O preço, óbvio, acompanha tanta sofisticação: 1.000€ por pessoa. Para fazer sua reserva, clique aqui e em seguida no botão BOOK dentro da seção “Dîner de la Saint-Sylvestre”.
O restaurante ore
“ore”, que em latin quer dizer “boca”, é um termo que faz referência à história do palácio de Versailles: a equipe encarregada de preparar às refeições da corte de Louis XIV estavam à serviço da “boca do rei”. Os três salões do restaurante são chamados Le Vau, Le Brun e Le Nôtre, em homenagem aos 3 homens que transformaram Versailles no palácio que conhecemos hoje: o arquiteto Louis le Vau, o pintor Charles le Brun e o paisagista André le Nôtre.
Quem assina o cardápio do ore é o chef francês Alain Ducasse, famoso por seus inúmeros restaurantes: Benoit, Champeaux, Le Meurice, Plaza Athenée.
Luminárias do ore: muito dourado e referências ao rei sol / Louis XIV
O restaurante está aberto para o café da manhã (menu), almoço (menu) e chá da tarde (menu). É possível também privatizá-lo para jantares particulares chiquérrimos sobre os quais falamos aqui. Ele pode ser acessado mesmo por quem não tem ingresso para visitar o palácio. Uma boa dica é chegar cedo, visitar os jardins, em seguida almoçar no ore e entrar para o castelo pelo acesso reservado do restaurante.
Ore – Ducasse au Château de Versailles – fica no 1° andar do Pavillon Dufour, entrada pela cour des Princes. Place d’armes 78000 Versailles. Terça a domingo de 08:00 as 17:30.
Quer tirar o máximo do seu passeio em Versailles? Faça uma visita guiada com guia conferencista brasileira. Clique aqui e acesse o site Minha Viagem Paris para saber mais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários