Você procura restaurantes vegetarianos em Paris? Conheça a veggie town parisiense.
Outro dia, conversando com um jornalista brasileiro (e vegetariano) que estava em uma visita rápida de dois dias a Paris, ele me perguntou se era fácil ser vegetariano por aqui. Minha resposta foi: fácil não é mas a situação tem melhorado.
É difícil ir a um restaurante qualquer em Paris – seja brasserie tradicional, bistrô moderninho ou restaurante gastronômico – e achar opções vegetarianas nos cardápios. Em contrapartida, a quantidade de lojas, comércios e restaurantes voltados para o público vegetariano tem aumentado. Apesar da culinária tradicional francesa ser baseada na carne – e os franceses amarem isso – Paris é uma cidade globalizada, que não ficaria imune às grandes mudanças de comportamento. E o vegetarianismo tem se tornado cada dia mais forte e presente na cidade.
O quartier vegetariano parisiense
O limite entre o 9° e o 10° arrondissements de Paris – representado pela rue du Faubourg Poissonière – e suas imediações já estão sendo considerados a veggie town parisiense. Essa rua já há algum tempo vem atraindo lojas e restaurantes jovens e cools. A hamburgueria Big Fernando, a loja e escola do pâtissier/chocolatier Christophe Michalak e o restaurante Richer são algumas delas.
Não sei se por coincidência ou por demanda de seus jovens e globalizados moradores, a região agora agrupa uma série de cafés, bistrôs, restaurantes e mercados vegetarianos, veganos e veggie friendly. Até mesmo a Associação Vegetariana da França (AVF), de onde tiramos as dicas abaixo, fica na área, no 84 rue d’Hauteville.
Os locais 100% vegetarianos
Abaixo citamos somente os cafés e restaurantes 100% vegetarianos ou veganos. Veja o mapa com todas as opções aqui.
- Café Pinson²: 58 rue du Faubourg Poissonnière, 75010. Restaurante orgânico vegetariano sem lactose muito elogiado pela mídia. Possui opções sem glúten. Clique aqui e leia nosso artigo sobre o Café Pinson do Marais. De todos os locais dessa lista, esse é o único que já testamos. Super aprovado!
O Café Pinson
- 42 Dégres: 109 rue du Faubourg Poissonnière, 75009. Bistrô gastronômico servindo comida crua, vegana, orgânica e sem glúten. Dizem os especialistas que a comida cozida acima de 42°C perde grande parte de seus nutrientes, vitaminas e enzimas. Clique aqui para reservar uma mesa.
Alguns pratos do 42 Dégres
- Le Tricycle: 51 rue de Paradis, 75010. Street food vegana.
- Végébowl: 3 rue de Boule Rouge, 75009. Restaurante asiático servindo comida 100% vegetariana e 90% vegana.
- Centre Tout Naturellement: 83bis rue La Fayette, 75009. Centro de estética, yoga e relaxamento que serve menu único e vegetaliano orgânico no almoço durante a semana.
Apesar dessa área ser um pouco afastada do centro turístico de Paris e de não possuir atrações turísticas, fica a dica para aqueles que são vegetarianos e veganos ou aqueles que desejam conhecer o outro lado da gastronomia francesa.
Pertinho dali fica a rue du faubourg Saint Denis, o novo centro da vida noturna dos jovens criativos parisienses.
Leia também
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Flavia
Olá! Adorei seu post sobre os restaurantes vegetarianos. Pretendo ir a alguns, porém, como meu marido não é vegetariano, teremos que revezar na escolha dos locais… Você saberia me indicar alguns restaurantes tradicionais que possuem opções vegetarianas em seus cardápios?
Regiane
De acordo com o googgle maps Las Vegans está permanentemente fechado.
Rodrigo Lavalle
Regiane, obrigado pela informação.
Monica Tinoco
Tive o prazer de conhecer Café Pinson, Realmente muito gostoso. Vale a pena visitar.
Dillemba
Oba, voltou a seção Últimos Comentários. Procurava todos os dias. Quanto à comida vegetariana e vegana em Paris, passo. Rs.