Recebi da nossa amiga Katia Becho um artigo – especial para a Folha de São Paulo – do jornalista Zeca Camargo, publicado dia 13/03/2013 e intitulado: Jornalista “gourmet” compara restaurantes e conclui que comer em SP custa caro demais.
Zeca Carmargo relata que um dia, diante de um comentário de amigo americano, percebeu que um jantar a 150 reais por pessoa é caro demais.
Após jantar normal no Brasil, pratos banais – steak tartare, risoto de bacalhau, peito de pato, medalhão bérnaise – o amigo americano teria dito: “Sabe o que aconteceria com um restaurante desses em Nova York? Fechava em uma semana!”. O amigo reclamava, claro, da relação custo-benefício. Quando um nova-iorquino paga 75 dólares para jantar fora a expectativa é de algo ligeiramente mais elaborado ( saboroso e criativo ) do que um magret de pato.
Em seguida Zeca Camargo cita a média de alguns bons restaurantes em Nova Yorque: 25 dólares no Acme, 14 dólares no Pok Pok NY. E em Paris: 24 euros por entrada + prato principal + sobremesa no L’Agrume. Claro, pratos saborosos e criativos.
O foco central do artigo do jornalista é pagar um valor alto por uma coleção de pratos genéricos. E é exatamente este o meu tema de discussão preferido.
Moro na França de maio até dezembro, o resto do ano no Brasil fugindo do inverno parisiense. Estou em uma posição onde a comparação entre restaurantes parisienses e brasileiros é automática. Não somente em relação aos preços, mas também na questão do serviço.
Fico surpresa com as notas dos restaurantes das cidades por onde circulo, Belo Horizonte, Rio e São Paulo. Passei a questionar amigos próximos, e grandes viajantes, sobre a questão. As respostas são idênticas: os restaurantes são caros demais, os preços não acompanham a qualidade e o serviço é inexistente.
Veja somente este exemplo: Itinéraires, pequeno restaurante do Quartier Latin citado pelo nosso Guia Gastronômico de Paris, acabou de ganhar sua primeira estrela no Guia Michelin. Quer saber quanto custa o almoço com entrada+prato+sobremesa no Itinéraires? Apenas 35 euros. Normalmente o menu com três pratos é copioso demais e o de dois pratos é mais solicitado. Neste caso, pagamos 29 euros por entrada+prato ou prato+sobremesa. Leia nosso artigo aqui.
Como diz Zeca Camargo: a culpa é nossa. A culpa está em quem aceita pagar caro pratos banais e sem relevo. Na ilusão de que comida cara é comida boa, o cliente passa o cartão mais como prova de que “pode gastar”.
Mas o assunto ainda não acabou. A mesma Katia Becho enviou outro artigo da Revista Carta Capital, assinado pelo jornalista Marcio Alemão, com o sugestivo título: Fique mais em casa. Em resumo: as pessoas começaram a fazer as contas! Ainda bem! Para que pagar uma grana alta e comer o que podemos fazer em casa?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Elizabeth Moreira Lima
Eu já havia percebido isto… no bolso. E ainda: há uns 3 meses, no aeroporto de Guarulhos, ouvi uma moça americana escandalizada com o preço do cigarro e do fósforo. Qualquer coisa lá é absurdamente caro. Aliás, qualquer coisa no Brasil é absurdamente cara! Comer em casa: amo!
Natael
Concordo plenamente. Agora vou falar de uma exceção que vale a pena ser lembrada. O Flores Restaurante em BH por 51 reais você come pdatos bem elaborados e muito saborosos. A dica é ir de terça a quinta pois a casa é pequena (30 pessoas), e nesses dias não cobram rolha.
Maria Cecília Camargo.
Há algum tempo renunciamos aos restaurantes no Brasil. Moramos no Rio De Janeiro, mas passamos grande parte do ano, em Maimi. Os preços aqui estão exorbitantes. Sabem o que aconteceu? curtimos um bom vinho, aperitivos, elaboramos pratos perfeitos, chamamos amigos. Resultado: não troco restaurante pelo conforto e qualidade que tenho em casa. Passou a ser um grande prazer fazer nosso próprio jantar, escolher os ingredientes, arrumar uma linda mesa e chamar amigos para compartilhar.
clarice
Perfeito! Campanha para ficar em casa, fazer comidinhas gostosas e saudáveis e economizar para as férias em Paris! Voilá!
Joe Mendes
Pessoal
Chegou a hora de ir comer fora em vez de fazer compras… Venham comer no velho continente onde os preços dão par pagar o avião e ainda sobra um trocado… O Brasil está caríssimo para Europeu não sei quanto vocês ganham mas me parece um absurdo… Até minha empresa hoje publicou um anúncio para evitar viagens ao Brasil em 2014… Coisa nunca vista ….
Acelso
Se o cobrado é pago, existe quem paga, tudo bem!!!
E em Vitória-ES o cobrado é exorbitante, serviço fuleiro, garçons despreparados e cozinha “mais ou menos”.
Vilmara Azevedo
Lina, estive em Paris esse ano para um curso e vou a SP mensalmente. Essa última está cada vez mais cara. Não entendo pagar R$ 450,00 por um menu degustação por pessoa, como vi ofertado mês passado na Restaurante Week. Jantar bem sai pelo valor que o Zeca citou mesmo e olhe lá, se não for bem mais caro. Em Paris, bem como outras cidades europeias que já estive, sempre como muito bem, paguei um valor justo e o atendimento cordial. Moro em Natal e, por aqui, os preços estão fora a realidade também. Não sei qual a lógica que esses empresários usam. Porque, atrair e fidelizar clientes, certamente não é uma estratégia conhecida por eles.
Giselda Ferreira
Lina, infelizmente a maioria das pessoas no Brasil tem essa coisa de achar que o que é caro é o melhor e que para estar inserido na sociedade tem que pagar caro em tudo. Sabe aquela história? fulano ta podendo, comeu no restaurante X, comprou a Bolsa Y e tem o carro W. A vida no Brasil é cara e muitos brasileiros nao se dão conta disso.
Aline
Lina, me tire mais uma duvida.
Quando entrei no site dos restaurantes da Torre Eiffel me deparei com refeições que não consegui entender! Qual a diferença entre menu com 3 pratos e entrada+prato ou prato+sobremesa?
Lina
Aline
entrada+prato+sobremesa é o menu de 3 pratos; você pode escolher também dois pratos: entrada+prato ou prato+sobremesa.
Kelly
Parabéns pela página, estou tirando muitas duvidas! Sou graduada em hotelaria e trabalhei com A&B , mas isso não importa pois nao precisa ser profissional da área para saber que aqui em Brasília é EXATAMENTE como vc descreveu…as pessoas pagam caro por uma comida simples, atendimento péssimo! Do butiquim