Acho difícil indicar restaurantes em Paris. Existem tantos guias, todos ótimos. Mas quando leio um comentário interessante a respeito de um restaurante ou quando amigos me passam uma excelente dica, divido com vocês a informação.
Acabei de ler um artigo do crítico grastronômico François Simon a respeito do restaurante Memere Paulette, situado no centro de Paris perto da bela Galerie Vivienne e do Jardin du Palais Royal.
Memere Paulette é uma preciosidade, algo que quase não existe mais em Paris. Um restaurante com toalhas de plástico, ambiente descontraido, uma cozinha da vovó, quer dizer uma cozinha tradicional, utilizando as antigas receitas francesas e os melhores produtos regionais. Neste restaurante vocês vão comer foie gras de canard ( foie gras de pato) , saucisse de Morteau (embutidos de Morteau, os melhores da França), civet de marcassin ( cozido de javali), andouillette ( embutido a base de carne de porco) e pratos mais internacionais para aqueles que não gostam de aventura.
Uma outra característica importante do restaurante, as porções generosas, impossível terminar um prato. Uma antiga tradição francesa que está desaparecendo.
O restaurante é barato com um menu a 21 euros, entrada, prato e sobremesa.
Memere Paulette 3 rue Paul Lelong 75002 Paris. Aberto de terça a sexta feira da 12 as 14,30 e das 20 as 22 horas. Metro Bourse.
Este outro restaurante se chama Café des Lettres e está situado atrás do Musèe d’Orsay.
Ele me foi indicado por um amigo francês e ontem li um artigo elogioso na blogesfera francesa. Eu o cito por três razões. A primeira este jardim acima. Se estiverem em Paris nos meses ensolarados e quentes, programem uma visita ao Orsay e em seguida um almoço ou jantar neste jardim situado em uma das regiões mais aristocráticas da cidade.
Mas se estiverem em Paris nos meses frios corram conhecer as salas deste restaurante. Infelizmente não tenho fotos. Ele está situado no prédio do Centro Nacional do Livro.
As salas do restaurante são revestidas por bibliotecas e decoradas com poltronas de couro confortáveis. Um ambiente ideal para os dias frios que chegam devagar. Um refúgio tranquilo nos meses de outono e inverno.
Terceira razão, o Café des Lettres oferece, no domingo, un brunch simpático por 25 euros.
Claro que a cozinha é boa e os preços honestos com um menu no almoço por 19 euros.
Le Café des Lettres – 53 rue de Verneuil 75007 Paris. Todos os dias das 9 as 23 horas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
39 Comentários
conexaoparis
Valéria
Fica perto do Marais no 32 rue du Verbois 75003 Paris.
Valeria
Olá Lina!
Onde fica o restaurante Ami Louis? Já li a respeito dele e fiquei com vontade de conhecer, você agora falando dele também só aumentou a minha curiosidade.
Mais uma vez obrigada.
Joao Alberto
Hehe… Desculpe a minha ignorância…
Mas agora entendi… é como certos cortes de carne bovina que temos aqui, a exemplo do cupim, patinho, lagarto, etc…
Muito obrigado pelas dicas, mais uma vez!
Abraços.
conexaoparis
João Alberto
Como entrada peça o foie gras para duas pessoas.
Souris é uma parte do cordeiro, uma bolinha de carne, que parece um ratinho. Souris d’agneau é cordeiro cozido. Pode levar dicionário.
Joao Alberto
Chegarei semana que vem e, pelo que li, o Memere já se tornou passagem obrigatória no meu itinerário!!!
Uma dúvida, Lina. Não falo nem entendo francês. Creio que os menus desses restaurantes mais tradicionais não trazem tradução para o inglês… estou certo? Diante de tal fato, fica deselegante sacar do bolso um minidicionário para uma consulta rápida? rs
Fui ver agora o que significa “souris” e achei CAMUNDONGO no dicionário! é isso mesmo?
Michelle
Nao pude deixar de passar aqui para dizer que noso ultimo almoco foi o repeteco no Memere… simplesmente o melhor restaurante que experimentamos… E a maior conta… 60 euros para duas pessoas com direito a foi gras, souris d agneau, fricasse de cannard, tarte de pomme e um belo vinho que foi a metade da conta… Impossivel resistir!!! Nunca comer bem ( bem mesmo) em Paris foi tao barato…
conexaoparis
Alexandre
Você vai encontrar em todos os bairros de Paris restaurantes de massas e pizzas. Eu só conheço os que saem fora dos padrões e neste caso eles são mais caros.
Mas é muito fácil achar pequenos restaurantes italianos escondidos nos bairros.
Alexandre
Oi Lina, parabéns, estou emocionado com a qualidade do seu blog, para mim, que não sou muito chegado a internet foi uma surpresa maravilhosa encontar algo tão útil, simples e interessante as vésperas de minha primeira viagem a Paris. Eu e minha esposa estamos indo dia 19/10 e gostariamos de saber se voçê tem alguma dica de restaurante barato que sirva massas ou pizzas Um grande abraço.
michelle
Olha… até achei que choveu pouco…
Chegamos no dia 25 e deram dias lindos de sol… andamos muito com a velib… Uma economia só, heim!
Quando começou a chuva, começou nosso navigo… que por sinal tenho umas boas pra te contar depois… Aí saímos com umas capas de chuva enormes e hororosas que pegamos emprestados do Augusto (meu tio) e só usamos quando a chuva engrossa… Ontem foi dia de compras no Vallee… o tempo lá não encomodou não…
E afinal de contas… uma chuvinha na cabeça em Paris faz bem pra alma!!!
Beijos e bonne journé!!!
conexaoparis
Michelle
Como você está sobrevivendo com esta chuva?
Obrigada pela dica do restaurante.
Abraço