Acho difícil indicar restaurantes em Paris. Existem tantos guias, todos ótimos. Mas quando leio um comentário interessante a respeito de um restaurante ou quando amigos me passam uma excelente dica, divido com vocês a informação.
Acabei de ler um artigo do crítico grastronômico François Simon a respeito do restaurante Memere Paulette, situado no centro de Paris perto da bela Galerie Vivienne e do Jardin du Palais Royal.
Memere Paulette é uma preciosidade, algo que quase não existe mais em Paris. Um restaurante com toalhas de plástico, ambiente descontraido, uma cozinha da vovó, quer dizer uma cozinha tradicional, utilizando as antigas receitas francesas e os melhores produtos regionais. Neste restaurante vocês vão comer foie gras de canard ( foie gras de pato) , saucisse de Morteau (embutidos de Morteau, os melhores da França), civet de marcassin ( cozido de javali), andouillette ( embutido a base de carne de porco) e pratos mais internacionais para aqueles que não gostam de aventura.
Uma outra característica importante do restaurante, as porções generosas, impossível terminar um prato. Uma antiga tradição francesa que está desaparecendo.
O restaurante é barato com um menu a 21 euros, entrada, prato e sobremesa.
Memere Paulette 3 rue Paul Lelong 75002 Paris. Aberto de terça a sexta feira da 12 as 14,30 e das 20 as 22 horas. Metro Bourse.
Este outro restaurante se chama Café des Lettres e está situado atrás do Musèe d’Orsay.
Ele me foi indicado por um amigo francês e ontem li um artigo elogioso na blogesfera francesa. Eu o cito por três razões. A primeira este jardim acima. Se estiverem em Paris nos meses ensolarados e quentes, programem uma visita ao Orsay e em seguida um almoço ou jantar neste jardim situado em uma das regiões mais aristocráticas da cidade.
Mas se estiverem em Paris nos meses frios corram conhecer as salas deste restaurante. Infelizmente não tenho fotos. Ele está situado no prédio do Centro Nacional do Livro.
As salas do restaurante são revestidas por bibliotecas e decoradas com poltronas de couro confortáveis. Um ambiente ideal para os dias frios que chegam devagar. Um refúgio tranquilo nos meses de outono e inverno.
Terceira razão, o Café des Lettres oferece, no domingo, un brunch simpático por 25 euros.
Claro que a cozinha é boa e os preços honestos com um menu no almoço por 19 euros.
Le Café des Lettres – 53 rue de Verneuil 75007 Paris. Todos os dias das 9 as 23 horas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
39 Comentários
michelle
Lina querida!!!
Hj fomos no Memere e foi simplesmente fantástico!!! Comemos entrada (enorme), prato principal e uma deliciosa sobremesa por apenas 17 euros!!!
Quase sáimos rolando de lá… e os donos são simpáticos demais… Tudo isso regado a um bom vinho nacional…
Na segunda tentamos ir lá e estava fechado e acabos no restaurante ao lado e recomendamos. Com uma linda decoração e um menu a 15 euros entrada + prato… Provei o Confit de cannard de la maison … tres bon… fica a dica Le Cannard d´avril 5, Rue Paul Lelong, 75002 Paris
conexaoparis
Daniella
https://www.conexaoparis.com.br/2007/10/10/a-lista-dos-melhores-chefes-do-jornal-liberation/
Leia o artigo acima a respeito de um restaurante na rue des Grands Augustins e leia também o comentário que a Claudia deixou.
Daniella Britto
Oi Maria Lina
Descobrir seu blog foi uma grata surpresa!!! Estou sempre interessada em tudo que se refere a Paris pois é a cidade que mais gosto de visitar sempre. Estou indo pela terceira vez em dezembro numa data bem engraçada, saio dia 31!! e vou romper o ano algumas vezes em pleno ar!!!! chego entao no primeiro dia do ano nada melhor para mim, que Paris para começar mais um ciclo. Bom , sua dicas tem sido super hiper valiosas e gostaria de mais algumas de bistrôs e cafés assim como bares transados no distrito que vou ficar que é o quinto ,na rue des Grands Augustins. Ha! e usei o site parisaddress para alugar o studio que ficarei por 3 semanas e te mando fotos e comentarios sobre minha estadia
Merci
Daniella
conexaoparis
Maria das Graças
O Leon de Bruxelles continua o mesmo. Não mudou nada.
Maria das Graças
Mais um restaurante para a minha lista. Merci. O que você acha do Leon de Bruxelles para comer Moules e Frites? Há 10 anos atrás comi na Leon da Place Clichy e gostei muito.
Édia Lucia Siba Barros Marques de Abreu
Olá Lina,
Estou anotando todas as suas dicas, estarei em Paris para passar a virada do ano e confesso que, mesmo conhecendo um pouco ainda assim teria algumas dificuldades. Você é nota 1000, passo no sei site TODOS os dias. Muito obrigada por todo carinho que você deposita aqui diáriamente com suas sugestões.
Bianca
Boa noite Lina ,muito boa a dica para mim que estarei ai pela primeiravez,e muito bom ter uma especialista como voce para poder consultar todos os dias >Muito Obrigada
conexaoparis
Luciana
O movimento que se chamou a Nouvelle Cuisine adotou a moderação como princípio. Os pratos passaram a ser mais leves, sem cremes e molhos pesados e pequenas quantidades. Alguns exageraram e as porções ficaram vergonhosamente pequenas. Até hoje isto acontece. Pedi recentemente como entrada coquilles Saint Jacques e me vi diante de um prato com 3 Saint Jacques. Não volto mais neste restaurante.
Nos restaurantes tradicionais, que fazem parte de um certa maneira de viver, as porções são enormes. Por exemplo, no famoso restaurante Ami Louis em Paris se você pedir entrada e prato principal, após a entrada não vai conseguir comer o prato principal
conexaoparis
Atenção, todos.
Claudia me aconselha explicar o que é uma andouillette. É uma linguiça feita com as tripas do porco e recheada com carne de porco. Ela não tem o mesmo cheiro que as nossas linguiças. Tem um cheiro próprio, especial. As melhores andouillettes são acompanhadas por AAAA, que é uma espécie de sêlo de garantia. Quer dizes Associação dos amigos de Andouillettes.
conexaoparis
Constance
Foi exatamente neste blog que confirmei a informação sobre o Café des Lettres. Tenho a intenção de almoçar neste restaurante em breve. Estou esperando uma pessoa da minha família chegar para irmos juntas.