Acho difícil indicar restaurantes em Paris. Existem tantos guias, todos ótimos. Mas quando leio um comentário interessante a respeito de um restaurante ou quando amigos me passam uma excelente dica, divido com vocês a informação.
Acabei de ler um artigo do crítico grastronômico François Simon a respeito do restaurante Memere Paulette, situado no centro de Paris perto da bela Galerie Vivienne e do Jardin du Palais Royal.
Memere Paulette é uma preciosidade, algo que quase não existe mais em Paris. Um restaurante com toalhas de plástico, ambiente descontraido, uma cozinha da vovó, quer dizer uma cozinha tradicional, utilizando as antigas receitas francesas e os melhores produtos regionais. Neste restaurante vocês vão comer foie gras de canard ( foie gras de pato) , saucisse de Morteau (embutidos de Morteau, os melhores da França), civet de marcassin ( cozido de javali), andouillette ( embutido a base de carne de porco) e pratos mais internacionais para aqueles que não gostam de aventura.
Uma outra característica importante do restaurante, as porções generosas, impossível terminar um prato. Uma antiga tradição francesa que está desaparecendo.
O restaurante é barato com um menu a 21 euros, entrada, prato e sobremesa.
Memere Paulette 3 rue Paul Lelong 75002 Paris. Aberto de terça a sexta feira da 12 as 14,30 e das 20 as 22 horas. Metro Bourse.
Este outro restaurante se chama Café des Lettres e está situado atrás do Musèe d’Orsay.
Ele me foi indicado por um amigo francês e ontem li um artigo elogioso na blogesfera francesa. Eu o cito por três razões. A primeira este jardim acima. Se estiverem em Paris nos meses ensolarados e quentes, programem uma visita ao Orsay e em seguida um almoço ou jantar neste jardim situado em uma das regiões mais aristocráticas da cidade.
Mas se estiverem em Paris nos meses frios corram conhecer as salas deste restaurante. Infelizmente não tenho fotos. Ele está situado no prédio do Centro Nacional do Livro.
As salas do restaurante são revestidas por bibliotecas e decoradas com poltronas de couro confortáveis. Um ambiente ideal para os dias frios que chegam devagar. Um refúgio tranquilo nos meses de outono e inverno.
Terceira razão, o Café des Lettres oferece, no domingo, un brunch simpático por 25 euros.
Claro que a cozinha é boa e os preços honestos com um menu no almoço por 19 euros.
Le Café des Lettres – 53 rue de Verneuil 75007 Paris. Todos os dias das 9 as 23 horas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
39 Comentários
conexaoparis
Ana
Você tem toda razão. O Navigo Découverte não pode ser pedido por internet. Ele é comprado nos guichets da ratp, custa 5 euros, é acompanhado de um cartão nominativo onde você deve colar uma foto de 25X30mm.
Constance Escobar
Maria Lina, que coincidência! Anteontem li sobre o Café des Lettres num blog chamado Chroniques du Plaisir e fiquei com uma vontade de conhecer esse jardim!
Claudia K
Ingrid, minha observação era mais em relação ao cheiro do que o conteúdo da andouillette. Eu sei o que é, mas quem não conhece pode pedir e se arrepender.
Quanto às porções, acho-as absolutamente normais.
Em restaurantes finos, as porções são pequenas, mas normalmente são muitos pratos. Então, dá no mesmo.
Patrícia Venturini
Sabe, sempre comi bem por aí, nunca achei as porções pequenas, mas bem do tamanho do estômago. Os franceses são mais moderados que os italianos, por exemplo, que servem porções gigantescas e ainda perguntam se você não gostou da comida caso fique alguma coisa no prato! De repente nos restaurantes de alta gastronomia seja diferente, porções realmente diminutas, mas estes ainda não tive a oportunidade de conhecer! Abraço
ana
lina, um abraço
restaurante barato em paris é muito complicado indicar, concordo com vc. Porém lembro que tem muito restaurante chines espalhado por Paris e brasileiro sempre gosta de um arroz quentinho e para os mochileiros é a melhor solução. vai comer o que gosta e o que conhece e barato…………………….. dentro do louvre ou melhor no carrosel tem restaurantes de várias nacionalidades ,de preço bom….para quem pode gastar um pouco mais.
lina , amiga , vc tem certeza que a NAVIGO DICUVERT, essa para turista, tem mesmo formulario para preencher? já tentei na pg oficial de transporte e não acho o formulário para a navigo dicuvert. por favor quando vc puder confira isso para mim por favor.
Ingrid
Andouillette eh linguica de tripa de porco.
E as dicas de restaurantes sao sempre bem-vindas. Ainda mais em Paris onde temos milhares de opcoes.
Obrigada
Claudia Pimenta
oi lina! adorei as dicas – vou tentar conhecê-los, com certeza… principalmente o perto do d’orsay – que lindo jardim! bjs, querida!!!
Silvia Almeida
Querida Maria, bom dia!
Ótimas dicas! Fico imaginando o carinho que te inspira ter tanto trabalho em pesquisar, postar e trazer aos seu leitores-admiradores informações cada dia mais interessantes.
Beijos e muito obrigada!
Silvia.
Claudia K
Não seria melhor esclarecer o que é a andouillette para que ninguém peça este prato sem aviso prévio???
luciana
Adoro seu site, mas voce ja se cansou de ouvir isto. Vou falar algo novo no site: eu não vou para a França.
Acho que voce estrapola as dicas de viajante.
Eu sempre ouvi falar da moderação na quantidade de comida nos pratos franceses. Conte mais sobre a historia de porções generosas, por favor.