Nos últimos anos o conceito ”cozinha aberta” está sendo introduzido nos restaurantes, bistrôs e secretos endereços parisienses. Como exemplos o L’Atelier do chef Joel Robuchon, os dois endereços do Terroir Parisien dirigido por Yannick Alléno, o pequeno bistrô Racines 2 comandado pelo chef Alexandre Navarro, o Pinxo do chef Alain Dutournier e o delicioso Frenchie to Go do chef Grégory Marchand.
Uma tese explica o sucesso deste novo conceito.
A Harvard Business Review publicou recentemente um artigo sobre uma pesquisa comparativa entre restaurantes clássicos, onde o público não vê a cozinha e a equipe em ação, e restaurantes descontraídos, onde o público vê a preparação dos pratos encomendados e os cozinheiros observam a sala e os clientes.
O resultado prova que a interação entre sala e cozinha aumenta a satisfação tanto dos clientes quanto dos cozinheiros. Os dois lados apreciam a abolição da divisão entre a cena e os bastidores. O resultado indica que o fato de ver o rosto de quem prepara e a reação de quem consome torna a experiência gastronômica mais agradável e fun.
A transparência é hoje um valor precioso. Queremos saber a origem do produto, o nome do fabricante, os ingredientes utilizados. E as cozinhas abertas entram neste movimento, a transparência da cozinha torna o prato colocado diante do cliente mais familiar, mais seguro.
Gosto dos restaurantes com cozinhas abertas e, fazendo um paralelo com a esfera doméstica, gosto de casas com cozinhas abertas e em comunicação direta com as área sociais. Faço parte do grupo que gosta de um estilo de vida mais descontraído, com família e amigos participando das atividades culinárias do dia a dia.
Este artigo foi inspirado por um post publicado no site Atabula.
L’Atelier, 5 rue Montalembert, 75007 Paris. Metrô linha 12, estação Rue du Bac.
Racines 2, 39 rue du l’Arbre Sec, 75001 Paris. Metrô linha 1, estação Louvre – Rivoli.
Frenchie to Go, 9 rue du Nil, 75002 Paris. Metrô linha 3, estação Sentier.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
debora de oliveira rezende
Estarei no Natal e no ano novo em Paris , poderia me da dicas . Obrigado
debora de oliveira rezende
Estarei em Paris no Natal e ano Novo , tem alguma dica para mim e meu marido.
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Débora, dicas sobre algum assunto específico? Nosso blog é todo de dicas, dê uma lida geral.
O nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’ é perfeito para quem está vindo para Paris. Nele são apresentados 5 roteiros passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/.
Abraços.
Madá
Nunca tinha parado para pensar nisso, mas é fato que ver o movimento da cozinha dá um super clima para a refeição. Mesmo que seja só parte dela. Fui ao Septime recomendado aqui pela Karen e gostei muito do astral da cozinha.
Edmilson
Bom dia, gostaria de saber se vocês teem alguma informação sobre a inauguração do museu Pierre Cardin. Um abraço e obrigado!
Rodrigo Lavalle
Edmilson, o museu foi inaugurado essa semana na região do Marais (5 rue Saint-Merri). O ingresso custa 25€.
Abraços.
carol
Ola por favor, me ajudem achar link que vcs disppnobilizam viagem ate mont saint michel. Ja estou em paris. Gostaria de ir sabado….é possivel comprar direto na agencia? Em portugues? Passa endereço de la ao menos? Agradeço desde ja
Rodrigo Lavalle
Carol, para ir ao Mont Saint Michel nós indicamos a empresa Paris City Vision. Você compra o passeio nesse link: http://www.pariscityvision.com/pt/franca/monte-saint-michel.
Ou então uma das empresas de passeios particulares que nós indicamos, escreva diretamente para eles para saber preços e disponibilidade: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/.
Abraços.